PAÇOS DE FERREIRA



Por decreto de 6 de Novembro de 1836 foi criado o concelho de Paços de Ferreira na comarca de Penafiel, com 2.417 fogos, em consequência da notável reforma administrativa que acabou com os pequenos concelhos e dividiu as freguesias dos grandes para melhor comodidade dos povos. Até 1836 a Câmara funcionou em Sobrosa, freguesia do actual concelho de Paredes, de honrosas tradições, e em acórdão de 20 de Janeiro.
O primeiro e mais antigo é formado pela Praça Dr. Luís, 25 de Abril e Praceta de Santa Eulália. Na última encontra-se a Igreja Matriz. Na parte central da praça Dr. Luís pode-se observar o jardim municipal, com destaque para o tri-centenário carvalho alvarinho. Na Praça 25 de Abril há o edifício dos antigos Paços do Concelho, inaugurado em 1918, onde actualmente está o Museu Municipal e o Posto de Turismo.
Saiba mais sobre a história da cidade.

Turismo

Não sendo um local turístico por excelência, Paços de Ferreira, possui vários pontos de interesse, que merecem ser visitados por quem lá passa.
Pode começar por apreciar a paisagem natural, com a Serra da Agrela, que mesmo afectada pela urbanização, ainda continua bela. Uma das maiores freguesias do ramo mobiliário, com imensas indústrias e exposições de mobiliário.
Saiba um pouco mais sobre o turismo de Paços de Ferreira.

Património

Paços de Ferreira é uma cidade e encantos e apresenta multiplos pontos atractivos como é o caso do Dolmen da Leira Longa ou do Forno dos Mouros, Lamoso, Capela de São Francisco e Casa Hospício, Freamunde, Inscrição gravada Bouça de Frevença, Sanfins. Saiba mais sobre o Património da cidade.
Autor: maisportugal


Artigos Relacionados


Lousada

Valongo

Cidade De Castelo De Vide

Cidade De Chaves

Povoa De Varzim

Cidade De SÃo JÕao Da Pesqueira

Cidade De AlcobaÇa