Conflito entre Israel e Palestina



Conflito entre Israel e Palestina


Esse conflito acontece entre israelenses e palestinos. Esse conflito começou ainda lá no século XIX, quando colonos judaicos começaram a ir para essa região. Os judeus, eram um dos povos do mundo que não tinham um Estado próprio, tendo sempre sofrido por isso várias perseguições, foram movidos pelo projeto cujo objetivo era refundar na um estado Judaico. Entretanto, a Palestina já era habitada.
No dia 2 de novembro certo ministro britanico de relações exteriores, Arthur Balfour disse: "O governo de Sua Majestade encara favoravelmente o estabelecimento na Palestina de um lar nacional para o Povo Judeu”. Essas palavras ficaram conhecidas como Declaração de Balfour.
No ano de 2000 começaram varios ataques armados em Jerusalem. Um grupo israelense de direitos humanos, estimou o número de mortos em 3.396 palestinos e 994 israelenses, embora esse número seja criticado por não mostrar toda a imagem, e não distinguir entre combatentes e civis.
Mais recentemente houve um severo ataque israelense a um navio que levava ajuda humanitaria a faixa de gaza. Veja o que o cineasta Silvio Tendler escreveu sobre o assunto: “As iniciativas contra a paz tomadas pelo governo de Israel vem tornando cotidianamente a sobrevivência em Israel e na Palestina cada vez mais insuportável.
Já faz tempo que sinto vergonha das ocupações indecentes praticadas por colonos judeus em território palestino. Que dizer agora do bombardeio do navio com bandeira turca que leva alimentos para nossos irmãos palestinos? Vergonha, três vezes vergonha!”.
Ao menos dez pessoas morreram nesse ataque de Israel ao grupo de navios da Frota da Liberdade, que era formada por seis navios que transportavam mais de 750 pessoas com ajuda humanitária. Muitos países pensam em cortar relações com Israel por conta desse ataque que foi considerado por muitos como brutal e desnecessário.
Como o navio era turco o país que mais se revoltou foi a Turquia. Toda a população turca ficou revoltada e alguns até mesmo pedem medidas drásticas por parte do governo turco. Centenas de manifestantes protestaram em frente a delegações diplomáticas de Israel na Turquia.
Alguns manifestantes tentaram invadir o prédio do consulado israelense em Istambul. A polícia tentou impedir a entrada e empurrou o grupo para trás. O chanceler da Turquia criticou duramente o ataque e pediu explicações à Israel sobre o que aconteceu.
Portanto, a verdade é que esse conflito começou a muito tempo atrás, e com certeza vai perdurar por anos, décadas, ou até mesmo séculos.
Autor: Ismael


Artigos Relacionados


Árabes E Judeus: Guerra Sem Fim

A Violação Dos Direitos Humanos No Bloqueio à Faixa De Gaza

Entenda O Hamaz E Seus Objetivos

A Disputa Interminável

Israel X Hamas: O Castigo Imposto A Nação Palestina

Israelenses X Palestinos

Guerra Santa