A Rapidez Das Informações Na Organização



A rapidez com que as informações são obtidas e circulam atualmente nas empresas é impressionante. A cada dia somos defrontados com novos sistemas e novas tecnologias possibilitando a obtenção de informações estratégicas de mercado, de clientes, concorrentes, etc, permitindo decisões mais rápidas em todos os níveis de uma organização. Mesmo através da internet, em pouco tempo são obtidas informações as mais diversas. Mas, será que todas estas informações que passam pelas nossas mãos são totalmente confiáveis?

É importante lembrar que há pouco mais de 10 anos esta facilidade não existia. Há 15 anos atrás dependíamos de enormes computadores que exigiam um enorme tempo para processar a informação de que necessitávamos. E há 20 anos atrás, por incrível que pareça aos profissionais mais jovens do mercado, utilizávamos listagens com centenas de folhas no levantamento manual (isso mesmo, manual) de dados que se transformavam em informações desejadas para importantes tomadas de decisão. Afinal, não faz tanto tempo assim e até parece que vivíamos no tempo das cavernas!

O que mudou nestes últimos anos? Obviamente não podemos mais perder tempo aguardando que uma máquina nos dê a informação de necessitamos para fechar um negócio, agilizar um contato, atender um cliente ou eliminar custos indesejáveis. Seria um contra-senso querer voltar atrás e manusear listagens de computador. Mas o que devemos nos perguntar é: ainda temos a capacidade de analisar e avaliar se os dados que estão sobre a nossa mesa de trabalho são totalmente confiáveis? O que eles nos revelam? Nós temos tempo para checar as informações obtidas, verificarmos sua consistência e detectar pequenos detalhes que podem trazer enormes diferenças nos resultados de vendas, finanças, desempenho de pessoas e outros aspectos relevantes para a continuidade dos negócios? Ou estamos apenas repassando uma folha de papel para ficarmos livres dela mais rapidamente?

Se há 15 ou 20 anos atrás perdíamos muito tempo no levantamento manual de dados, por outro lado, isto nos permitia a análise instantânea do que estava sendo transformado em informação. Estávamos ao mesmo tempo obtendo informações e analisando o seu conteúdo, avaliando detalhes que podiam influenciar decisivamente o negócio da empresa. Era justamente esta capacidade analítica que tornava um funcionário diferenciado e valorizado dos demais dentro de um ambiente organizacional. Esta facilidade se perdeu nos dias atuais, uma vez que a nossa vida se transformou num grande computador. Hoje fazemos parte de processos nas organizações que nos cobram cada vez maior rapidez e menos tempo para analisar profundamente o que estamos fazendo e como estamos fazendo, em busca apenas de resultados.

Estamos perdendo a capacidade de analisar números, dados, informações, tendências, históricos, nos transformando num pacote de negócios. Perdemos a capacidade de mostrar, utilizar e desenvolver os nossos talentos e habilidades no manuseio de informações, nos relacionamentos interpessoais e na melhoria dos sistemas de comunicação.

A tecnologia da informação veio para ficar e facilitar a nossa vida, mas devemos ter discernimento quanto à sua aplicação, lembrando que ela deve ser utilizada para a nossa evolução profissional e intelectual. E, consequentemente, para o crescimento das organizações, da economia e do país como um todo.

José Carlos Maron Jr.


Autor: José Carlos Maron


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