Cultura Espiritual



Muito curiosa é a investigação desse tema, embora não pareça clara e correta, é uma verdade. Impõe-se, por tanto,averiguar, antes de tudo, o que a melhor doutrina leciona: o Pai misericordioso tem mais prazer por um só pecador que se arrepende, do que por noventa e nove justos, que não precisam do arrependimento (Lucas 15.7).
Muitos são os que, de um tártaro de cegueira mui profundo, voltando o rosto e não as costas para Deus se aproximam d'Ele e, recebendo a luz, se vêem iluminados e recebem igualmente do Senhor o poder de se fazerem filhos de Deus (João 1.9,12).
Arquejantes, de maneira nenhuma podemos respirar o ar límpido e simples da verdade divina. Ó Deus, Tu és a nossa esperança e a nossa herança na terra dos viventes (Salmo 115.6). Restitui-nos a saúde do corpo e do espírito, dando-nos os remédios da tua medicina pois as tuas misericórdias não têm fim (Salmo 118.1). Ponde, ó Deus uma guarda à nossa boca e uma porta de resguardo ao redor de nossos lábios, a fim de que nosso coração se não incline às palavras perversas e excogite desculpas dos pecados como fazem os homens prevaricadores (Salmo 111.3).
Não nos afastando de Deus vamos nos cobrindo de penas no ninho da Casa de Deus, nutrindo as asas da caridade com o alimento sadio da fé. Ó Deus, arranca dos laços os nossos pés (Salmo 25.15).
Prazeres que nos seduzem o coração: conversar e alegrar-se, prestar obséquios com amabilidade uns com os outros, ler a Bíblia Sagrada e bons livros de teologia que são deleitosos, honrar-se mutuamente, se discordarmos, que seja sem ódio, como cada um consigo mesmo, e, por meio desta discórdia raríssima, afirmar a contínua harmonia, ensinar ou aprender reciprocamente qualquer coisa. Estes e semelhantes sinais, procedendo do coração dos que se amam e dos que pagam amor com amor, manifestam-se no rosto, na língua, nos olhos e em mil gestos cheios de prazer, como se fossem acendalhas (tudo o que serve para alumiar); inflamam-se os corações e de muitos destes se vem a formar um só.
Fazei, ó Senhor que esperemos à sombra das Vossas asas. Protegei-nos e guiai-nos até quando atingir-mos os cabelos brancos. A nossa firmeza só é firmeza quando Vós nela está. O nosso bem vive sempre em Vós. Fazei que estejamos sempre voltados para ti para não nos submergirmos, porque o nosso bem, que sois Vós mesmo, vive, sem deficiência alguma, em Vós. Que a nossa alma Vos louve para que Vos ame e que confesse as vossas misericórdias para que Vos louve e que nos levantemos da lassidão até Vós. Deus, o Divino Médico, fabricou o remédio da fé sacrossanta e o derramou em todas as enfermidades do mundo. Não são dignos de sensura os que acreditam em Vossos Livros (II Coríntios 3.6). Censuráveis são os que não crêem. Quão dulcificada com o mel do céu e cintilante com a claridade divina é a Palavra de Deus!
Que a Luz permaneça sobre o nosso espírito, como o azeite em cima da água, ou como o céu sobre a terra, mas muito mais elevada, pois Ela própria nos criou e nós somos-lhe inferior porque fomos criados por Ela.

Pastor Sergio Celio Meinicke
Autor: Sergio


Artigos Relacionados


Aceite Os Ensinamentos Que Jesus Lhe Dá Pelas Veredas Da Vida.

Salmos De Davi

AtÉ Aqui Nos Ajudou O Senhor

Na Sua Tristeza Chore Para Deus

Permita Que Deus Restaure Sua Vida.

CresÇa Na Sua FÉ Para Ser Capaz De Ajudar A Si E Aos Outros TambÉm.

A TentaÇÃo Vem Em Todas As Áreas Das Nossas Vidas: Cuidado!