Mercado saturado, clientes dispersos o Marketing faz a diferença
O verdadeiro homem de marketing é aquele que olha a necessidade do consumidor, define seu público alvo, avalia o produto ideal, fixa preço e estrategicamente faz chegar ao cliente por meio de ações, criação e desenvolvimento de campanhas de publicidades aliadas ou com a participação dos vendedores.
Para que ocorra sem erros toda a empresa deve participar do processo, especialmente o Departamento Comercial com seus vendedores e o Depto de Marketing com as pesquisas, a criação de embalagens e os meios de comunicação.
Não é um trabalho fácil a empresa tem que ter uma equipe coesa e disposta a ouvir, dialogar e ceder quando necessário.
O objetivo final não é mais o lucro, mas o cliente e este é que trará o lucro desejado pela empresa se ele for “encantado” ou plenamente satisfeito.
E o trabalho não termina aí, os concorrentes ficarão incomodados, pois estarão perdendo clientes e você terá que fideliza-los para não perdê-los, pelo preço ou qualidade, por isso a proximidade ao cliente é fundamental, caso contrário todo o trabalho e investimentos irão por água abaixo.
È lógico que a manutenção da propaganda, publicidade em jornais, revistas e TV são proporcionais ao tamanho e a disponibilidade financeira da empresa aliado ao mercado, margem de lucro e o retorno do investimento.
Se você tem um bom produto ou serviço e não faz a divulgação, poucos saberão e seus objetivos e metas não serão alcançados.
Dependendo do tipo de negócio ou produto a localização é fundamental e o SEBRAE pode ajudá-lo a verificar pelo banco de dados próprio se seu endereço é viável para o negócio, produto ou serviço.
O Cliente também é atraído e fidelizado pelo Marketing Sensorial, visual, olfato, audição, paladar e a climatização, por isso cuide do visual interno e externo de sua loja, negócio ou empresa, tais como vitrines atrativas, iluminação adequada, ao local ou produto; temperatura agradável, estudo das cores do ambiente e das embalagens, “layout” de fácil visualização e circulação, musica ambiente, aromatização do local, indicação dos preços, provadores, bebedouros, sanitários e principalmente vendedores treinados a não pressionar o cliente, mas ajudá-los na sua decisão.
O Marketing será o diferencial competitivo no seu negócio e é muito mais amplo do que as sugestões acima, envolve: pré e pós venda, assistência técnica, relações públicas, logística interna e externa, atendimento ao cliente, marca, logo, benchmarking, endomarketing, marketing reverso e muito mais.
Fonte: Informe Publicitário da Folha de São Paulo, caderno do Empreendedor (SEBRAE), 16/12/09
Autor: Cláudio Raza; Administrador de Empresas, Economista, Contador, Pós-Graduado em Gestão de Pessoas para Negócio, Palestrante, Mestrando em Educação, Administração e Comunicação, com ênfase em Políticas Públicas, Professor Universitário da Uninove, parceiro do Núcleo de Desenvolvimento Profissional da Câmara Alemã, Instrutor de cursos do CIESP-Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, 2 livros publicados sobre Gestão e Capacitação de Empresas, mais de 35 anos assessorando empresas.
site: www.razaconsulting.com.br e E-mail: [email protected]
Autor: Claudio Raza
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