Como Devemos Começar da Maneira Correta um Negócio de Família?



Pensando em começar um negócio de família? Ou se você é um pequeno empresário interessado em transformar sua empresa em um negócio de família que você não está sozinho. Aqui está algumas sugestões para você iniciar corretamente.

Todos os anos, milhares de empresários trazem as suas famílias para fazerem parte em seus negócios. Mas muitos empresários não estão preparados para os desafios especiais que surgem quando suas vidas colidem com o trabalho e vida doméstica.

O processo envolvido com o lançamento de uma empresa familiar é muito semelhante ao processo envolvido com o lançamento de qualquer outra empresa de pequeno porte, com algumas notáveis exceções. O grande desafio é manter um ambiente de negócios funcional sem alienar as pessoas que você ama. Isso pode ser mais difícil do que parece, mas pode ser feito. Veja aqui como começar:

Seja profissional

Mais do que qualquer outra coisa, o profissionalismo deve ser a filosofia orientadora do negócio da família. De nenhuma maneira os clientes ou funcionários devem se sentir como se estivessem em uma empresa que não é séria ou profissional. Quando você está em casa, a família vem em primeiro lugar. Mas no escritório, mantenha o negócio em primeiro e a família em segundo plano.

Definir funções e limites

As empresas familiares têm um dom para a falta de definição dos papéis dos membros da família que trabalham para a empresa. Mas a falta de clareza quanto aos papéis e fronteiras é um convite aberto para o conflito.
Como todos os outros funcionários, membros da família devem ser dadas as descrições do trabalho, cargos, responsabilidades e limites que vão delinear claramente os caminhos da empresa e sua autoridade.

Relações por escrito

Nunca supor que um membro da família tenha um entendimento explícito de seu papel no negócio. Diferentemente das relações familiares, relações de negócios precisam ser explicitamente descritas formalmente. Pode parecer um pouco burocrático no momento, mas colocar as relações por escrito irá te salvar de muita turbulência no caminho.

Solicitar pareceres de membros não-familiares

Em um negócio de família, um bom conselheiro vale seu peso em ouro. Às vezes, um conselheiro de confiança da família não servirá como porta voz, enquanto que em outras ocasiões ele pode ser chamado para mediar os problemas da família dentro da organização. Mesmo que você não precisa dele agora, mas é sábio identificar um conselheiro não-familiar antes que os problemas surjam.

Seja justo

Seus funcionários estarão prestando atenção na maneira como você trata os membros da família, para julgarem se você está ou não dando um tratamento justo, tanto a eles quanto seus familiares. Se os membros da família recebem regalias e benefícios significativos e estes não estão disponíveis para os outros, haverá desmotivação e alta rotatividade na empresa. Por outro lado, se os empregados da família são tratados como todos os outros não-familiares, seus funcionários te recompensarão será com sua lealdade.

Estabelecer um plano de transição

O fracasso em estabelecer um plano de transição bem definido é provavelmente um dos maiores erros que os empresários familiares cometem. Mesmo que sua aposentadoria vai demorar alguns anos, você deve a partir de agora, começar a planejar a transição para a próxima geração.

Tudo isso irá determinar o sucesso ou fracasso do seu negócio familiar.
Autor: Sandra Regina da Luz Inácio


Artigos Relacionados


Trabalho Em Casa!

A Cultura Da Empresa Familiar No Brasil

Gerenciando O Processo De Sucessão

O Futuro De Seu Negócio – Empresas Familiares

Liderança Essencial Para As Empresas Familiares

Elementos Essenciais Para O Sucesso Nos Negócios Das Empresas Familiares

A Transição Da Empresa Familiar Precisa Do Comprometimento Dos Fundadores E Herdeiros.