CIDADE DE FORNOS DE ALGODRES



Fornos de Algodres situa-se numa encosta virada ao vasto horizonte por onde passa o idílico vale do Mondego e que avança até às alturas da Serra da Estrela. Para norte eleva-se o planalto de Algodres, recortado a leste pela Ribeira de Muxagata e a oeste pela ribeira de Carapito.
Fornos de Algodres preserva um importante património histórico-arqueológico, desde os vestígios monumentais e artísticos aos de carácter mais singelo, mas igualmente importantes, e que marcam a evolução da presença humana na região, desde a Pré-História à actualidade. Os Dólmens ou Antas são vestígios mais antigos da Pré-História do concelho.
Saiba mais sobre a história da cidade.

Turismo

O património legado pelas sucessivas épocas e civilizações que ocuparam este território e que se manifesta não só ao nível da arqueologia (os castros, os monumentos megalíticos, as necrópoles rupestres), mas também em termos arquitectónicos e artísticos (os monumentos religiosos, os palacetes, os pelourinhos, as pontes romanas), e em termos culturais (as tradições, usos e costumes), é particularmente rico.
Saiba um pouco mais sobre o turismo de Fornos de Algodres.

Património

Em Fornos de Algodres pode visitar-se vários monumentos dos quais recomendamos a Igreja da Misericórdia de Algdres, Dólmen de Matança, o Pelourinho, Castelo de Queiriz, Sepulturas Escavadas na Rocha, Necrópole das Forcadas, Necrópole da Tapada do Anjo, Sepulturas do Guadial, Vestígios Romanos em Algodres.
Saiba mais sobre o Património da cidade.
Autor: maisportugal


Artigos Relacionados


Cidade De Penalva Do Castelo

Cidade De Ribeira De Pena

AlfÂndega Da FÉ

Cidade De Soure

Cidade De Carregal Do Sal

Cidade De Gouveia

Cidade De MelgaÇo