Todo Marqueteiro é Mentiroso?



Hoje vou falar um pouco de um dos meus livros preferidos. Mas não se deixe enganar pelo título em português, “Todo Marqueteiro é Mentiroso”, de Seth Godin. Abra sua mente e leia este curto artigo antes de apedrejar estes incompreendidos profissionais.

De acordo com Godin, todo marqueteiro não tem outra opção a não ser mentir para conseguir vender. Mas antes que você torça o nariz, entenda que todo marqueteiro é taxado de mentiroso porquê TODO CONSUMIDOR É MENTIROSO. Segundo Godin, as pessoas contam mentiras para si próprias na hora de comprar.

Isto é muito fácil de entender quando você vê propagandas na televisão. Você, mulher, vai ficar tão linda quanto aquela top model, basta usar o mesmo shampoo. E você, homem, vai conquistar lindas mulheres, basta usar o mesmo aparelho de barbear que o famoso jogador de futebol usa. No fundo, é realmente nisso que as pessoas querem acreditar e ponto!

Entretanto, Godin redime todos os marqueteiros ao dizer que “mentiu” no próprio título do livro pois o mesmo deveria se chamar, “Todo marqueteiro é um contador de histórias”. Tanto isto é verdade que Godin persuadiu o editor a mudar a capa de sua obra, originalmente chamada, “All Marketers Are Liars” (Todos os marqueteiros são mentirosos), riscando o “Are Liars” e adicionando “Tell Stories” (contam histórias ou estórias, você escolhe). Mas se ele tivesse falado “a verdade” desde o início, o livro não teria a menor graça e não teria sido o best seller que foi. Mais uma lição implícita dada por Godin.

E não adianta alguém vir com aquela manjada lição de português de que história narra fatos e estória conta fábulas pois o público definitivamente quer uma “história fabulosa” e irá preferir um “filme de Hollywood baseado em fatos reais” e cheio de glamour à uma narrativa sem criatividade do tipo “Boletim de Ocorrência”.

Godin conclui dizendo que a vida das empresas, instituições e personalidades será muito mais bem-sucedida quando entenderem que o excelente marketing é aquele que conta uma excelente história. Ao mesmo tempo em que você deve ser honesto, você deve satisfazer a necessidade de um público cada vez mais exigente, que não quer apenas o “melhor produto do mundo”, mas também quer “a melhor história do mundo”.

E cá entre nós, quem é que não gosta de uma boa história?
Autor: Rogerio Job


Artigos Relacionados


O Poder Das Histórias

A Mídia.

Você Pode - Juntos Podemos Ser Felizes Basta Querermos!

Maneiras De Se Desmascarar Um Mentiroso Online

Como Ganhar Dinheiro Na Internet Sem Esforço

Tenha Seu Próprio Software E Ganhe Dinheiro Na Internet

Você Gosta De Ceder, E Ela Sabe Disso