Soluções Para os Problemas dos Negócios Familiares em Cinco Perguntas



A capacidade de pensar e agir sistemicamente são fundamentais quando se trabalha em família e suas empresas. A Incapacidade de compreender e aplicar os conceitos de gestão é uma desvantagem competitiva para as empresas familiares e os profissionais que nela trabalham.

O Pensamento sistêmico:
• Evita confundir os sintomas com o problema;
• Fornece uma ligação crucial para a integração do relacionamento familiar e as estratégias empresariais;
• Constrói sobre o que é saudável tanto na família e o negócio;
• Utiliza alta alavancagem dos pontos positivos para as mudanças duradouras e;
• Sugere formas dinâmicas e criativas para lidar com os obstáculos.

Ao pensarmos de forma sistêmica, nós nos abrimos para várias possibilidades:
• Levar em consideração múltiplos focos, aspectos, variáveis e relações;
• Buscar várias soluções combinadas para resolver um problema e aprender algo com a situação;
• Gerar várias interpretações, sem necessariamente fazer julgamentos apressados;
• Buscar por alternativas que não haviam sido consideradas antes;
• Analisar todas as conseqüências que podem surgir com uma decisão;
• Ser capaz de projetar um horizonte mais realista;
• Desenvolver a habilidade de observação;
• Permitir que sejamos sempre aprendizes, independentemente da situação ser semelhante a outras já vividas.

Ao fazer as seguintes perguntas quando confrontados com um problema na família e / ou área de negócios, você pode começar a pensar em termos de sistemas. Se você não puder responder a estas perguntas, o risco de trabalhar com dados incompletos e tornar o problema ainda mais complicado.

1. Qual é o problema real?
Muitas vezes o que as pessoas descrevem como o problema é apenas o sintoma. Redigida de outra maneira, raramente apresentam problemas reais. E, se você se concentrar no sintoma, sem revelar o problema real, você está desperdiçando seu tempo e está fadado ao fracasso. Um médico não apenas trata o paciente, mas realiza uma série de exames para descobrir o que está causando os sintomas. Isso é exatamente o que você deve fazer com um problema apresentado na gestão da empresa familiar.
Para ir além do tratamento dos sintomas, tome uma série de passos para descobrir o problema real. Essas etapas incluem ouvir todos os lados da história, conversando com os membros da família de uma forma estruturada e em ambientes neutros, e manter todas as opções em aberto. O foco do tratamento é a estrutura subjacente, os padrões de comunicação e gestão de conflitos. O objetivo é reforçar o sistema para ajudá-lo a resolver seus próprios problemas, e melhorar a linha de fundo.

2. Quanto tempo este problema existe?
Os problemas se manifestam de três maneiras: (a) coisas antigas, (b) algo novo, e (c) coisas velhas em um novo pacote. Se o sintoma persistiu por muito tempo, ele reflete um problema mais profundo embutido. Ele não pode ser tratado com os padrões e as estruturas subjacentes que produzem, elas devem ser cuidadosamente consideradas e tratadas. Se o sintoma é novo, com uma história curta, lidar com ela primeiro. Em suma, o pensamento sistêmico requer uma apreciação de padrões de comportamento ao longo do tempo e através das gerações.

3. O problema está relacionado a algum "negócio inacabado"?
Todos os sistemas vivos, incluindo os indivíduos, famílias e empresas passam por ciclos de vida e crises. Cada fase do ciclo de vida de uma empresa e de uma família requer certas tarefas, e cada crise exige maior comunicação e planos de ação eficazes para a família e os negócios para crescerem e avançar. Demasiadas vezes todos os problemas são o resultado de se evitar a comunicação e as tarefas que são necessárias para se deslocar para a próxima etapa. Cada mudança produz rupturas nos padrões. Se os processos emocionais não são gerenciados durante essas interrupções, os efeitos negativos podem ser sentidos ao longo do tempo e ao longo de muitas gerações.

4. Onde está a maior parte da energia para a mudança?
Energia em termos de gestão implica possibilidades de mudança. Duas coisas a discutir: Como é que a energia se apresenta e o que não é mostrado? Pode vir em muitas formas de raiva, emoção, frustração, entusiasmo, dor, ou uma combinação. Onde está energia está localizada? Pode ser em uma pessoa de autoridade, formal ou informal, em um subordinado, em uma aliança entre os membros da empresa familiar. Suas chances de sucesso são, obviamente, maiores para a mudança, é com uma pessoa em uma posição de autoridade formal. Muitas vezes, porém, com questões de sucessão, a motivação para a mudança está na nova geração, que é altamente motivada e sem muita autoridade formal. Entendimento de como funciona todo o sistema da empresa e valorizando o conceito de alavancagem pode ajudar você a utilizar ferramentas para criar mudanças que sejam positivas para a família e os negócios.

5. Será que o problema tem uma função? Se assim for, o qual é?
Problemas muitas vezes desempenham um papel importante nos sistemas empresariais. Um exemplo clássico é o "bode expiatório" para uma pessoa ou um grupo de pessoas. Geralmente, se uma pessoa ou grupo é freqüentemente acusado, a primeira questão para perguntar se ele / ela merece isso. Se a resposta for "sim", então o trabalho é com essa pessoa. Se a resposta for "não", então o trabalho é com a gestão. Então pergunto: o que aconteceria se o bode expiatório fosse demitido ou cortado da família? Será que os problemas persistem? Há muitas razões para o bode expiatório, mas os mais comuns em empresas familiares são os conflitos não resolvidos, evasão de trabalho, de negação e de decisões de negócios importantes a serem feitas. Em suma, a questão torna-se "quem podemos culpar" ao invés de "como podemos consertar isso?" Problemas são forças poderosas e podem desempenhar um instrumento útil, se por vezes traz mudanças necessárias. Esteja preparado para as conseqüências se o problema é removido sem reparar a estrutura subjacente.

Em suma, problemas muitas vezes não recebem o respeito que merecem. Eles geralmente desempenham um papel importante nas famílias e no local de trabalho e em soluções. Faça estas perguntas críticas, antes de se apressar para consertar as falhas.
Autor: Sandra Regina da Luz Inácio


Artigos Relacionados


As Utilidades Do Conflito Dentro Da Empresa Familiar

Como Devemos Começar Da Maneira Correta Um Negócio De Família?

Analisar Em Um Estudo De Caso Como Que A História Familiar Levou A Um Problema Sintoma

As Empresas Familiares Têm Características Para Sobreviver

Diagnosticando Problemas De Desempenho

VocÊ Sabe Tomar DecisÕes? Parte I

Qual é O Maior Perigo Para As Empresas?