A SOCIEDADE E A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE



Nos momentos em que se vê quadro de desolação em relação à educação brasileira compreendemos claramente que as políticas públicas promovidas na educação brasileira são ineficazes e com certeza não contempla o modelo ideal de educação promovido pelo momento neoliberal que vivemos nos últimos anos em nosso país. Mas o problema maior é a insuficiência de ações populares que promovam a luta por educação para todos e de qualidade. Onde está nosso povo nos momentos de luta pela educação? Por que ainda se elege pessoas que certamente não tem compromisso algum com a geração da educação digna e de formação adequada para crianças e adolescentes? Por que pais não se levantam contra governos que desprezam a educação ?
Perguntas como essas são consistentes para provar que nossa sociedade ainda não se mobilizou eficientemente pela educação de qualidade e não compreendeu firmemente o valor da educação na erradicação das mazelas sociais que hoje estão presentes e que a cada dia que passa vitima os jovens que são expulsos das Escolas que hoje não dão conta do desejo , das visões e dos sentimentos dos que a buscam. Os modelos educacionais do nosso país são extremamente arcaicos e desvinculados do contexto e da conjuntura social a qual pertencem os jovens que as freqüentam. O duro de tudo é que não há cobrança da sociedade que seria em cima dos gestores que negam salários dignos aos educadores e condições de trabalham que possam garantir uma boa prática docente e uma boa formação no contexto de geração de bons mecanismos de aprendizagem.
As questões que promovem falhas e anomalias no sistema educacional brasileira jamais serão resolvidas com teorias aprontadas no mundo acadêmico que ainda é extremamente teórico se não houver um reviravolta no modo de pensar de cada brasileiro onde questões como acomodação , alienação e falta de valores acabam promovendo massas insensíveis às questões educacionais dos dias de hoje. O problema da educação não se resolve apenas com modelos importados ou com visões teóricas , pois a prática é fundamental neste momento. Precisamos criar mecanismos que gerem prazer na Escola e que transforme a prática educativa em uma missão de cumplicidade onde vários atores( PAIS – ALUNOS – PROFESSORES – GESTORES) estejam envolvidos na construção de uma escola democrática que acolha a todos e faça da escola um espaço permanente de construção de saberes e de troca de experiências.
O maior problema da educação está na falta de envolvimento da sociedade em sua melhoria para que todos possam varrer da vida política aqueles que desprezam os educadores com salários aviltantes, que transformam as escolas em espaços desconfortáveis e sem condições para o fenômeno educativo se construir. A educação precisa de pessoas que sejam altivas na luta para compreender firmemente o que está por trás da negação da educação que gera pessoas submissas, desprovidas de críticas e fáceis de serem enganadas ou ludibriadas pelos que hoje estão no poder e fazem da educação sempre uma prioridade atrelada aos interesses dos economistas de plantão.
Autor: Francisco Djacyr Silva de Souza


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