Futebol da vida



Uma vitória convincente. Com gols de Juan, Luís Fabiano e Robinho, o Brasil venceu o Chile por 3 a 0, classificando-se para as quartas de final da Copa do Mundo, na África do Sul, quando enfrentará a Holanda. Destaque para a desenvoltura com que Kaká participou do jogo, aumentando, ainda mais, a nossa esperança pela conquista do Hexa. Parabéns a toda equipe!

Aliás, a existência humana possui suas semelhanças com o futebol. Os familiares e amigos jogam no nosso time, vestindo o uniforme do apoio, da perseverança e da amizade. A trajetória da bola, ou se preferir, da jabulani, pode ser vista como o resultado do livre-arbítrio, conduzido pelo que pensamos e realizamos.

As regras do futebol, com seus instrumentos de autoridade como juízes, bandeirinhas e muitos outros, por vezes falíveis, podem ser interpretadas como leis básicas que temos por dever respeitar em sociedade.

Ah! Já ia me esquecendo. Para sairmos vitoriosos no jogo da vida, precisamos do técnico mais experiente, capaz, que sabe nos orientar nas tribulações diárias: o Pai Celestial. Nessa competição, que a Humanidade seja a grande vencedora.

OLHAR ALÉM DO INTELECTO
A partir de hoje, até 1° de julho, o Instituto da Legião da Boa Vontade, em São Paulo/SP, sedia o 8° Congresso Internacional de Educação, da LBV. Sob o tema “Disciplina: um olhar além do intelecto”, o evento debaterá valores éticos, morais e espirituais, agregados ao aspecto intelectual do Ser Humano.

Renomados conferencistas já confirmaram presença, a exemplo de Arnaldo Niskier, jornalista, professor e ex-presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL); Celso Antunes, psicopedagogo e mestre em Ciências Humanas pela Universidade de São Paulo (USP); Sílvio Manoug Kaloustian, gestor de programas do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef); Ervino Deon, secretário da Educação do Rio Grande do Sul; Sérgio Behnken, mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); Maria de Fátima Pacheco, licenciada em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, com trinta anos de experiência na Escola da Ponte (Portugal), ao lado do esposo, o professor José Pacheco; e Suelí Periotto, supervisora de pedagogia da LBV.

Na abertura, a LBV homenageará a presidente do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), do Instituto Faça Parte e do Centro de Voluntariado de São Paulo (CVSP), dra. Milú Villela, pelo constante incentivo à educação e à cultura no Brasil.

Participe! Para outras informações, ligue: (11) 3225-4509.

“UM MUNDO BEM MELHOR”
A canção “We are the World”, composta por Michael Jackson (1958-2009) e Lionel Ritchie, contou, em 1985, com a participação de mais de 40 artistas. A produção musical visou, na época, angariar recursos para vítimas da fome no continente africano.

Por ocasião das comemorações dos 50 anos de Brasília e buscando desenvolver campanhas em prol de um Brasil ambientalmente sustentável, diversos cantores brasilienses criaram a versão brasileira dessa bela composição. Crianças atendidas pelos programas socioeducacionais da LBV na capital federal abrilhantaram a gravação do clipe “Um mundo bem melhor”. Elas encerram o vídeo cantando o refrão: “Eu e você podemos muito./ Somos aqueles que podem trazer o Amor ao mundo./ Não precisa ir longe, procure ao seu redor./ Assim a gente faz um mundo bem melhor”. As imagens foram feitas na Galeria de Arte do Templo da Boa Vontade (TBV). O videoclipe está disponível no portal ( www.boavontade.com ).

54 ANOS NA LBV
Hoje, 29 de junho, divido com meus leitores a satisfação de completar 54 anos de militância ecumênica na LBV, 31 dos quais à frente dessa Obra, que nasceu para amar e ser amada. Procuro manter nestas mais de cinco décadas de trabalho o mesmo ímpeto – a Primeira Caridade a que se refere Jesus na Carta à Igreja em Éfeso (Apocalipse, 2:4) – de quando iniciei, ainda bem jovem, minha vida legionária.

Paiva Netto
Diretor-Presidente da LBV Mundial
paivanetto@lbv.org.br
www.paivanetto.com.br
Autor: Paiva Netto


Artigos Relacionados


Educar Sentimentos

43 Anos

Estatuto Da Igualdade Racial

Educar: Um Olhar Além Do Intelecto

Mandela, Carnaval Da Bondade E Grupo Estado

Lbv Em Ipatinga Promove Passeio Ao Viveiro Municipal

Paiva Netto Lança É Urgente Reeducar!