CIDADE DE AZAMBUJA



A Centenária Feira de Maio ocorre todos os anos, no último fim de semana do mês de Maio, apanhando a quinta e a sexta-feira anterior e a segunda-feira posterior, completando assim 5 dias de festa brava.
Município geograficamente caracterizado como o mais oriental do distrito de Lisboa, localização que o torna charneira e porta de entrada na Grande Lisboa, quer por auto-estrada, quer por Caminho de Ferro.
Composto hoje de muitos aglomerados habitacionais, lugares e aldeias, relativamente importantes que têm como cabeça a sede das nove freguesias – Alcoentre, Aveiras de Baixo, Aveiras de Cima, Azambuja, Maçussa, Manique do Intendente, Vale do Paraíso, Vila Nova da Rainha e Vila Nova de S. Pedro. A sua actual configuração geográfica e administrativa torna o Concelho de Azambuja relativamente jovem e simultaneamente, das unidades municipais mais antigas de Portugal. Unificado pelas sucessivas reformas territoriais da administração e circunscrição local da Monarquia Liberais, entre 1834 e 1855, praticamente nasce com os alvores da nacionalidade.
Saiba mais sobre a história da cidade.

Turismo

Azambuja é o concelho mais oriental do distrito de Lisboa, com boas acessibilidades, composto por aglomerados habitacionais, com nove freguesias. Com aspecto longo, traçando assim imaginariamente uma dicotomia ligando as pessoas ao rio e à terra.
Saiba um pouco mais sobre o turismo de Celorico de Basto.

Património

Em Azambuja pode visitar-se o Pelourinho de Manique do Intendente, Igreja Nossa Senhora da Assunção, Fonte das Bicas, Palácio da Rainha, Pelourinho da Azambuja, Palácios dos Condes de Aveiras, Castro de Vila Nova de São Pedro, Capela São Sebastião, Fonte Santo António, Marco de Cruzamento de São Salvador.
Saiba mais sobre o Património da cidade.
Autor: maisportugal


Artigos Relacionados


Vila Do Conde

Cidade Ce Vila Nova De Cerveira

Lousada

Cidade De Tarouca

Cidade De Ferreira Do ZÊzere

Cidade De Penela

Cidade De Castro Daire