CIDADE DE MONFORTE



A vila de MonforteA ocupação humana neste concelho remonta à época Neolítica, através da fixação populacional de pequenas comunidades agro-pastoris.
A presença da civilização romana deixou-nos um importante legado patrimonial: a “villa” lusitano-romana de Torre de Palma (século II ao século IV d. C.), vias, estradas e pontes., sede de concelho marcadamente agrícola, está situada no alto de um sólido e forte monte, junto à margem esquerda da Ribeira Grande, monte esse que terá dado origem ao topónimo de Monforte.
Saiba mais sobre a história da cidade.

Turismo

A vila e sede de concelho foi fundada no alto de um sólido e forte monte, o que deu origem ao seu nome.
O castelo em ruínas, com quatro baluartes, fossos e cisterna, possuía uma cerca de muralhas que envolvia toda a povoação e que viria a ser demolida com os acordos assinados após as derradeiras guerras travadas com Espanha.
A população vive essencialmente da agricultura, pois a terra é fértil, mas a vila tem registado desenvolvimento nos últimos anos.
Saiba um pouco mais sobre o turismo de Monforte.

Património

Em Monforte pode visitar-se a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Villa Lusitano-Romana Torre de Palma, Ponte da Vila, Igreja da Madalena, Ponte do Ribeiro do Cubo, Ponte Velha, Ponte de Almuro, Um pano da antiga fortaleza militar, Igreja de santa Maria ou Nossa Senhora da Graça, A fonte da vila, A capela da Santa Casa de Misericórdia do Assumar, Igreja Paroquial de S. António, Dólmenes e menires.
Saiba mais sobre o Património da cidade.
Autor: maisportugal


Artigos Relacionados


Cidade De Ponte De Sor

Povoa De Lanhoso

Povoa De Lanhoso

Cidade De Sermancelhe

Cidade De Avis

Cidade De Penela

Cidade De Óbidos