CIDADE DE VOUZELA



Vouzela e o seu concelho possuem um valioso espólio arquitectónico e arqueológico, herdado desde os mais remotos tempos, que vale a pena visitar.
As raízes históricas de Vouzela remontam ao séc. XV. Em 13 de Maio de 1436 o rei D. Duarte instituiu o concelho de Vouzela ou Lafões, composto por 44 freguesias e 13 coutos. Durante alguns séculos, esta divisão administrativa prevaleceu sem grandes alterações, até que em 1834 se passou a repartir o antigo concelho de Lafões em dois concelhos separados pelo Vouga, ficando as freguesias da margem esquerda deste rio a pertencer ao concelho de S. Pedro do Sul.
Saiba mais sobre a história da cidade.

Turismo

A história do concelho de Vouzela não se pode dissociar da de Lafões, dado que, por motivos geográficos, ambas fazem parte de um todo. As raízes históricas de Vouzela remontam ao séc. XV. Em 13 de Maio de 1436 o rei D. Duarte instituiu o concelho de Vouzela ou Lafões, composto por 44 freguesias e 13 coutos. Durante alguns séculos, esta divisão administrativa prevaleceu sem grandes alterações, até que em 1834 se passou a repartir o antigo concelho de Lafões em dois concelhos separados pelo Vouga, ficando as freguesias da margem esquerda deste rio a pertencer ao concelho de S. Pedro do Sul.
Saiba um pouco mais sobre o turismo de Celorico de Basto.

Património

Em Vouzel pode visitar-se a Igreja Matriz de Vouzela, Pelourinho de Vouzela, Casa dos Távoras, Torre Medieval de Alcofra, Dólmen da Malhada do Cambarinho, Estrada Romana, Casa Prazias, Sepulturas Rupestres de S. Domingos, Igreja de S. Frei Gil, Ponte do antigo cam. ferro, Fonte da Nogueira, Ponte, Casa dos Távoras.
Saiba mais sobre o Património da cidade.
Autor: maisportugal


Artigos Relacionados


Cidade De ValpaÇos

Cidade De Pinhel

Cidade De Ponte De Sor

Cidade De Loures

Cidade De Gois

Cidade De Carregal Do Sal

Cidade De Tarouca