A caminho de Jerusalém (Mt 16.21)



Aproxima-se a Semana Santa e refletimos sobre os dias finais de Jesus na terra, quando Ele anuncia que o fim está próximo e se dirige a Jerusalém. Nesta cidade Jesus foi entregue como cordeiro imaculado, como supremo sacrifício, por todos nós.
Jerusalém é o centro da vida política e religiosa de Israel. Foi conquistada por Davi, que a tornou capital do reino unido (2Sm5.6-10) Salomão construiu nela o Templo e o palácio e, quando o reino foi dividido, tornou-se capital do reino do sul. Em 587 a.C., tanto o Templo quanto o palácio, foram destruídos por Nabucodonosor; Zorobabel, Esdras e Neemias reconstruíram as muralhas e o Templo, que mais tarde foram destruídos novamente. Herodes, o Grande, durante seu reinado refez o Templo, o qual era o existente no tempo de Jesus. Entretanto, Jerusalém e seu Templo seriam destruídos definitivamente pelo general Romano Tito, em 70 d.C. O Templo nunca mais foi reerguido.
Jesus se refere a Jerusalém dizendo ser o lugar que mata os profetas e apedreja os enviados (Mt 23.37) E é exatamente neste lugar que o Filho de Deus será entregue e sacrificado, conforme disseram os profetas (Lc 18.31)
Caminhar para Jerusalém é um desafio que Jesus deve cumprir, mas os discípulos não alcançam a grandeza da missão; eles seguem a Jesus, mas as homenagens do povo na entrada da cidade, fazem com que se empolguem com o clamor do povo. (Mt 21.9)
Tudo se cumpre, para o espanto e dor dos apóstolos. A morte do Cristo representa para eles o fim de um sonho que durara três anos. Para eles, o mundo venceu.
O ministério de Jesus nos mostra com clareza que a vida apresenta desafios. “No mundo tereis aflições” (Jo 16.33). Tal como Jesus, devemos cumprir nossos chamados. Era preciso que Jesus fosse pregado no madeiro, vencesse a morte e subisse aos céus em glória. Ele enfrenta e cumpre seu ultimo desafio em Jerusalém, para concluir Sua missão redentora: salvar a todos os eleitos de Deus (Jo 18.9) Jesus vence o mundo !
A tendência natural de todos nós é fugirmos da dor e até mesmo Jesus pensou assim... ”Pai, tudo te é possível, passa de mim esse cálice” (Mc 14.36) ; entretanto, Ele é submisso ao Pai e finaliza sua oração dizendo: “não seja o que eu quero, e sim o que tu queres”
Quem de nós não tem um grande desafio pela frente? Quem de nós não tem uma Jerusalém? Todavia, é preciso seguir o ensino de Jesus: submissão e obediência a Deus.
Quem olha para o problema deixa de ver Deus. Quem olha para Deus, deixa de ver problema... E aí nos perguntamos: para onde estamos olhando ? Para o desafio, para a angústia, para nossas dores (a nossa Jerusalém) ou estamos olhando para o Deus vivo, que pode todas as coisas? (É Jesus quem nos afirma – Mc 14.36)
O Senhor conhece nossas fraquezas, conhece nossas aflições, conhece nossas vidas... Ele sabe tudo; por isso, não tenhamos medo da Jerusalém que poderá maltratar e nos fazer sofrer, pois conosco está o Deus que se fez homem para nos salvar e que enfrentou Jerusalém para nos lavar de todo pecado a acusação... Esse amor é uma aliança que ninguém destruirá, conforme nos fala Rm 8.39
Não importa qual seja hoje a nossa Jerusalém... Importa termos certeza de que não estamos sozinhos, pois aquele que está conosco, Cristo, é muito mais poderoso do que o desafio que hoje nos faz sofrer, ter medo e não caminhar. “Maior é o que está em vós do que aquele que está no mundo”, nos garante o Senhor em 1Jo 4.4
Portanto, abençoado do Senhor, seja o que for, quem for e onde for o seu desafio, ouça Jesus dizendo diretamente ao seu coração...” Não temas ! Crê somente...” (Mc.5.36)
Luiz Carlos Esperon - servo do Senhor
Autor: LUIZ CARLOS MARTINS ESPERON


Artigos Relacionados


A Nova Jerusalém.

Pequenos Grupos

Quando Jesus Voltara ?

A Presença Motivadora De Jesus No Caminho De Emaús

Deus Não Se Agrada Nem Um Pouco E Jamais Dá Apoio Aos Vaidosos.

Caminhada Dificil

Clamor Ao Espírito De Deus