Ética, escola e família



Ética, escola e família

O ensino no Brasil anda mal, tanto no conteúdo das matérias, na forma de se ensinar, como na avaliação dos alunos.
Em geral, ouve-se muitas criticas a respeito de escolas públicas, por não se esforçarem em aprender, pois na sua concepção , estudar para que se serão aprovados de qualquer maneira. Porém isso não é privilégio somente de escolas publicas, a falta de interesse está presente nas escolas particulares também.
O MEC deveria direcionar melhor os assuntos ministrados nas escolas pelos professores, para uma melhor formação ética e social dos alunos.
No entanto, esta formação como com o desenvolvimento da criança dentro de sua família, onde lhe é passado os valores e que lhe acompanharão por toda a sua vida.
Cada família é responsável pelo desenvolvimento ético e moral de seus filhos. Quando a criança chega na fase escolar, já trouxe consigo uma bagagem de informação, que muitas vezes vai de encontro com o que se ensina nas escolas.
A preocupação da escola em relação aos alunos deveria ser o compromisso com a cidadania, com o desenvolvimento em potencial da pessoa humana, seus direitos e principalmente de seus deveres para com a sociedade.
A preocupação tanto da escola como do aluno, é com a avaliação feita como requisito para uma futura aprovação. Os alunos se limitam a responder o que os professores querem ouvir, como se fossem papagaios, sem a preocupação e nem o compromisso de se formar uma consciência própria sobre os assuntos ministrados.
A consciência ética e moral vêm com a família, onde se aprende o que é certo e o que e o que é errado, e que todo ato praticado terá uma conseqüência para a vida futura de cada um.
O papel da escola não é somente ensinar as matérias curriculares, mas orientar seus alunos, colaborar efetivamente com a formação moral e ética perante a sociedade que os rodeia.
Os pais devem impor limites e incutir responsabilidade aos seus filhos, para que não venham a sofrer mais tarde. Em contra partida, os professores devem cumprir suas obrigações de ensinar, orientar esta mesma ética aos seus alunos dando-lhes exemplo vivo.
Se cada um fizer sua parte, os pais, os professores, as escolas, os futuros alunos terão uma formação básica mais ética e sólida.


OBS. artigo produzido no Projeto de Extensão Vexata Quaestio - Questão Debatida.
Autor: Maria Aparecida de Lima Machado


Artigos Relacionados


Família Na Escola: Convivência Escolar E Familiar

A Ética E A Moral Na Educação

A Ética E A Moral Na Educação

Ética Na Sociedade

Escola E Família Uma Relação Produtiva Na Perspectiva De Ensino-aprendizagem.

Educação # Assitencialismo

Ética, Cidadania E EducaÇÃo Ambiental