acentamento de assoalhos e tacos



Na hora da compra do assoalho, informe-se sobre as madeiras indicadas para piso e quanto a tonalidade de seu gosto.

A madeira deve estar seca, pois verde retrairá. Por isso compre de um fornecedor que lhe dê garantia.

Em caso de armazenagem, a madeira deve ser estocada de maneira uniforme, em local seco, ventilado e sem insolação direta. Se armazenada em local úmido ela absorverá a úmidade.
Em pavimentos térreos é necessário a correta impermeabilização do contrapiso, e o assoalho só deve ser instalado após a colocação das janelas, vidros, soleiras e portas externas.
Para a instalação do piso os barrotes já devem estar chumbados no contrapiso com espaço máximo de 40 cm entre eles. Lembre-se: a madeira absorve umidade, por isso o contrapiso deve estar totalmente seco (segundo as normas da ABTN o tempo de cura do CPII é de 28 dias).
Deve-se escovar (escova de aço) os barrotes para retirar as crostas de argamassa para dar aderência a cola. E proceder limpeza do local.
A cola deve ser usada nos barrotes e nos encaixes .
Deve-se pregar no macho, exceto na primeira e na última tábua.
É importante no ínicio da instalação deixar um espaço para a dilatação entre a parede e a tábua de no mínimo 1,5 cm (nunca encoste tábua na parede).
Após a primeira tábua alinhada, pregada e colada e com o espaço para dilatação, instalar a segunda tábua passando cola no barrote e no encaixe. E prega-lá somente após estiver muito bem prensada de forma que não fique nenhuma fresta (greta). Utilizar ferramenta correta para prensar, como por exemplos grampo de tensão.
Para a instalação da terceira tábua tem que soltar a prensa, e assim a segunda tábua irá fazer pressão para abrir a primeira junta, coloque a terceira tábua conforme a segunda e prense de forma que feche a primeira e a segunda junta. Proceda da mesma forma até a última tábua, sempre observando sempre as duas últimas juntas.
No final deixe também 1,5 cm de espaço para dilatação.
O espaço deixado para dilatação será escondido com a sobreposição do roda-pé.
Se o piso for prensado e bem fixado com cola, não deixando frestas (gretas), não haverá massa e sua dilatação será mínima que não irá aparentar, pois a dilatação será no conjunto, e o espaço deixado para dilatação será utilizado, contribuindo para não dar problemas. Assim sendo, não tendo greta, não terá massa, e assim a massa não solta com a dilatação do piso.
TACOS

É conveniente que a instalação do taco seja feita com cola, pois com argamassa a madeira irá absorver a umidade, que irá provocar a expanção da mesma, após a secagem ela retrairá provocando a movimentação dos tacos que fará com que a massa do rejunte solte, aparecendo assim as frestas (gretas).
Para a fixação dos tacos em andar térrio, é necessário que o contrapiso esteja bem impermeabilizado, pois a umidade do solo tira a resistência da cola.
Em caso de ocorrência de tacos com frestas (gretas) devido a má fixação do mesmo, em muitos casos existe uma solução. Mas para isso é necessário consulta um profissional da area
Autor: nilson roberto da costa


Artigos Relacionados


Coeficiente De Dilatação Térmica

Secadores De LÂminas De Madeira: VerificaÇÃo E Ajuste Da VazÃo Dos Dumpers

Correta Secagem Convencional Da Madeira

Rápido E Fácil: Faça Sua Própria Horta!

Dicas De Como Assentar Piso

Como Reparar Paredes Com Umidade

Fatores Influentes Na Secagem Convencional De Pinus Taeda Com Ênfase Em Trincas Superficiais