A Ética na Política



Segundo o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda, ÉTICA é "o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto”.

Alguns diferenciam ética e moral de vários modos:

1. Ética é princípio, moral são aspectos de condutas específicas;

2. Ética é permanente, moral é temporal;

3. Ética é universal, moral é cultural;

4. Ética é regra, moral é conduta da regra;

5. Ética é teoria, moral é prática.

Etimologicamente falando, ética vem do grego "ethos", e tem seu correlato no latim "morale", com o mesmo significado: Conduta, ou relativo aos costumes. Podemos concluir que etimologicamente ética e moral são palavras sinônimas.
A ética é a parte da Filosofia que estuda os juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto. A ética, portanto, é o estudo dos valores que regem a conduta humana subjetiva e social. É o parâmetro que temos para julgar as ações que beneficiam ou prejudicam a vida humana neste mundo e nesta sociedade.
Atualmente passamos por uma crise ética na política brasileira que é realmente preocupante. Ocorre que, a corrupção se tornou algo que imediatamente é relacionada aos políticos pela população. É comum pessoas dizerem que votaram em determinado político e que ele “rouba” mas “faz” ou venderem seus votos em troca de favores ou dinheiro. Não pode se negar que muitos políticos são corruptos, no entanto, o povo também compactua dessa corrupção porque foi ele que os elegeram. Acontece que, muitos são hipócritas e criticam os políticos mas se estivessem no lugar deles agiriam de forma semelhante ou até pior. De onde se originam os políticos corruptos? É claro que é da própria sociedade.
A corrupção existe na política de todos os países do mundo, no entanto, o que não pode haver é impunidade. Vemos decisões judiciais que muitas vezes violam a própria Constituição Federal para beneficiar políticos devido a sua grande influência. Os políticos muitas vezes não defendem os interesses da coletividade, mas o que acontece é que participam da política apenas para lutar por interesses próprios.
Em suma, para que seja resolvido o problema da impunidade a sociedade tem que se indignar e participar da política. A solução, se é que ela é possível, virá ao longo das gerações e de um lento, mas, persistente processo de conscientização.
Autor: Paulo Roberto Jardim Joho


Artigos Relacionados


Ética Não é Produto Mas Vende!

Ética JurÍdica

Ética No Direito

Ética Profissional - Artigo CrÍtico

Ética

Ètica

ética Na Sociedade