A ética do ladrão da cruz



A ética do ladrão da cruz

“Lembra-te de mim, quando entrares no teu reino, e ou; Se tu és o Rei dos Judeus, salva-te a ti mesmo”.
Este texto bíblico narra a historia de Jesus Cristo, o salvador segundo o cristianismo, em um dos momentos mais crucial de sua vida, de acordo com a bíblia nesta hora ele estava crucificado numa cruz junto com dois ladrões, que diante da Lei de César foram julgados e condenados a morte.
A história bíblica relata que todos eles foram condenados por crimes praticados contra o estado, e na mesma instancia de aplicação da lei, se tornaram iguais perante seus julgadores. Havia praticado o delito e deviam pagar o preço pelas faltas cometidas.
Aos olhos da multidão se equiparavam, aparentemente todos teriam os mesmos pensamentos, a mesma cultura, ideologias e o mesmo meio social, mas no decorrer da situação, diante das manifestações e do desespero, puderam demonstrar suas diferenças extremas na condução de suas personalidades.
Para ambos estava decretado o final da vida, não haveria a quem recorrer, nem mesmo esperança de que algo de bom pudesse lhes acontecer. Estavam posicionadas a moral dos homens e suas tradições, em contraposto a lei de Deus.
A postura, o equilíbrio, o controle daqueles homens naquele momento, seria importante para delimitar sua condição de arrependimento, e figurar no meio social a imagem de aceitação do julgamento imposto.
Mesmo sendo considerados equiparados pela justiça na sua má conduta, um dos ladrões se postou eticamente na sua posição de malfeitor, reconhecendo seu delito e considerando próximo como amigo e colega de cruz, tendo sob suas costas o peso da aflição da morte, solicitou a Jesus a misericórdia, tendo como resposta a mesma postura de amizade e companheirismo.
Eram três homens, ligados pela mesma situação, mas separados pela forma ética que cada um se manifestou.

OBS, Artigo produzido no Projeto de extensao Vexata Quaestio - Questao debatida.

Pedro Eurico de Freitas – RGM1045
Autor: PEDRO EURICO DE FREITAS


Artigos Relacionados


O TÚmulo Que Deu Vida À Cruz

O Que A BÍblia NÃo Diz Sobre Jesus

O Cristo Crucificado

A Cruz Deu Vida

Resposta Ao Artigo: "passos Para SalvaÇÃo"

Um Momento Sozinho

A Mensagem Da Cruz