A DIFICULDADE DOS PAIS EM APLICAR A ÉTICA NOS FILHOS DE HOJE.



A família é de suma importância para uma sociedade sadia, a paternidade ou maternidade é uma forma de responsabilidade intransferível para a formação de novos indivíduos como seres responsáveis.
Para muitos que pertencem a uma classe privilegiada, que podem criar e estudar seus filhos nos melhores colégios, e dar estrutura financeira diferenciada, em partes tem mais facilidade em criá-los, devido os bons estudos e a condição financeira, no entanto a maioria não tem o mesmo privilégio de oferecer aos filhos estudos que teriam que ter, visto que a escolaridade é um trajeto infindável, aliás, educação é um trajeto de vida, tarefa interminável.
O estranho é que, para exercer a missão de pais, os homens não receberam informações específicas. Os aprendizados são na experimentação, no jogo dos erros e acertos, nos avanços e recuos impostos pela vivência. Sem a certeza definitiva de se progredir na arte da proficiência paterna ou materna.
Não é nada fácil a missão dos pais no século em que estamos vivendo. O número de pais desalentados, atordoados, indecisos aumenta a cada dia. Inúmeros são os pais a lamentar o infortúnio que tem atingido seus filhos. As drogas, as mas companhias, as práticas de ilicitude nos famosos “rachas”, desde os mais leves como perturbação de sossego, como as mais graves, envolvendo acidentes e tirando vidas de pessoas inocentes.
As drogas que infelizmente tem se infiltrado em lares, atingindo todas as idades. Seu poder sedutor é terrível.
Infelizmente são poucos pais, que conversam sobre o assunto com os filhos preferem muitas vezes ignorar o comportamento estranho e a agressividade. Só quando o pior acontece é que os pais levam a sério o problema, problema esse que irá ser muito mais difícil e doloroso para ambos, e também para a sociedade que passa a ser uma sociedade doente.
A ausência de diálogo tem levado a destruição de muitos lares, pois impedem aos pais de conhecerem melhor seus filhos, que muitas vezes preferem desabafar com amigos, pensando que os pais são “ultrapassados”, “caretas”, que não sabem de nada, muitos vêem os pais como pessoas obrigadas a sustentá-los e dar-lhes dinheiro, principalmente por estarmos vivendo em um mundo do consumo desenfreado, onde o preço para os pais que foram fruto de uma cultura diferente, de geração anterior, produto da educação de seus pais, os avós de seus filhos. O descompasso entre sua geração atual pelos excessos de informações que a todos assombra, impõe um ritmo que a juventude não tem condições de suportar, os “prazeres” as “curtições”, as “baladas”, o “ficar”, tudo isso está para a juventude desfrutar, e aquele que não se adentra é careta para os amigos. Os deveres são ignorados.
A vida moderna tem levado os pais à atribuição integral da escola com relação à educação de seus filhos, sendo que a escola é somente uma extensão do lar.
Os deveres éticos dos pais em relação aos filhos perduraram durante toda existência, os pais devem estar prontos a compreender, ouvir e estender a mão no momento em que o filho necessitar.
“O amor é a única regra absoluta”. Quem nunca ouviu de pais que por seus “filhos” percorrerão os infernos. “Filhos” são luzes acesas no coração dos pais, que não se apaga jamais são obras da criação “divina”.
Autor: Fátima Ricardo da Silva


Artigos Relacionados


Deveres Éticos Na Família: Pais E Filhos

Controle Remoto

Educação Na Realidade

Disciplina E FamÍlia

Os Adolescentes No Show Da Banda Chiclete Com Banana

Textos Pequenos Com Grandes Impactos Na Educação

O Que Os Pais Esperam Dos Filhos?