NOVENTA MINUTOS DE PURA ALEGRIA, MAS VAMOS AO QUE INTERESSA!



Nos últimos anos o país tem ficado estarrecido com a quantidade de acontecimentos ocorridos de nossos queridos representantes, aqueles que nos defende, nos da direito a palavra, que colocam os projetos de cada cidadão brasileiro em prática, estes que firmam a consciência e constituição de um povo, ditando direitos e deveres á todos indivíduos, nosso será que estou falando do Brasil mesmo?
Acontecimentos como esses que ficaram na mente de muitos poucos, e esses a maioria claro não irá lembrar que esse ano de 2010 é ano de cobrar, ou seja, ELEIÇÃO, é ano de pedir explicação!, já que em muitos casos é deixado para trás qualquer evento. O que me deixa mais perplexa é a quantidade de fatores repetitivos que predomina o Brasil, por que não lembrar um pouco de alguns episódios como do mensalão, a máfia das ambulâncias, a indústria de liminares entre outras que se fosse escrever, nossa não caberia neste simplório artigo.
Mas o que me deixa triste é saber que a conjunção do legislativo, executivo e judiciário, também participa muitas vezes para proporcionar ainda mais irregularidade neste país, em contrapartida, alguns segmentos do setor privado não têm ficado para trás, participando de muitas fraudes, golpes e tramas sórdidas com o intuito de lesar o poder público e população. População esta que é cega, inocente vamos supor!, Saber que a grande maioria é enganada por POUCOS, nos deixa céticos de que algo possa mudar.
A resposta que ficamos querendo buscar, é o porquê que o Brasil existe tanta imoralidade, existe tanta irregularidade, será que é a culpa do povo, será que é a culpa da cultura em si, ou até será que culpa daqueles que exploraram manifestaram a sua devida vontade de acabar com um país, de quem é a culpa afinal, alguns vão preferir achar resposta na criação humana, outros a profetas, outras aos evolucionistas, em que vão afirmar que a maldade do homem está nele mesmo, estudo a fundos irão até responder dependerá do que você acredita. Eu para falar a verdade já deixei de acreditar que possa haver qualquer explicação para tanta maldade, tanto desonestidade composto em uma sociedade como esta. Atribuir as falcatruas brasileiras à pecaminosidade humana é necessário, mas não suficiente. Os crimes que nos assombram, sejam eles hediondos ou de colarinho branco, têm outros fatores condicionantes, entre os quais as terríveis deficiências da nossa formação histórica e cultural. Como é sabido, o Brasil não começou bem.
Para falar a verdade tenho orgulho de morar em um país como este de um povo, alegre, vibrante, capaz de se emocionar com um pouco ou até mesmo noventa minutos de pura ansiedade, e esses noventa minutos, sonoros, emocionantes, nossa me faz ver como o Brasil é lindo e unido!
Não queria muito, apenas que esse noventa minutos se tornassem mais freqüentes ou até mesmo um pouco mais habituais que agora pudéssemos pensar no futuro, ou no futuro daqueles que estarão no amanhã. Mas voltando a fiel realidade será que um dia a cultura brasileira terá deixado a marca mundialmente pelo fato de ser um país ético, sólido com espírito coletivo abrangente? Capaz de fazer mudança desde a sua maior dificuldade, que tanto conhecemos que é a econômica, a educação a saúde ou até a sua dificuldade eticamente reconhecida.
Espero mesmo que a ética prevaleça, e essa não fique apenas em teorias dentro de uma escola ou até mesmo em universidade, espero que a ética possa deixar de ser um conceito, lindo e filosófico e possa virar realidade, nas pequenas coisas, como saber votar, denunciar abusos jurídicos, políticos, acompanhar desonestidade de perto, se importar com aqueles que não tem condições humanas de sobrevivência, é ter atitude no seu próprio dia-a-dia, não é difícil ser ético, o difícil é dar continuidade diariamente, é você ver e não se calar não ter medo de enfrentar qualquer um que seja, pois aqueles que estão composto e seguro pela ética poderão tudo, até mesmo mudar uma sociedade como a nossa, bem “ideologia” eu quero uma para viver.
Autor: Nagela Raquel Gomes e Silva


Artigos Relacionados


Deus É Brasileiro

Trabalho Infantil No Brasil

Que PaÍs É Esse

A MaquiavÉlica DiscriminaÇÃo Sexual

Educação Pública No Brasil

Educação Do Futuro E Futuro Da Educação

Ética E Moral Se Confundem