A ESTRATÉGIA NACIONAL DO BRASIL



O Brasil é o principal estado nacional do Hemisfério Sul. A busca a mundialização, que é o objetivo maior da estratégia nacional do Brasil, tem de ter sua gênese no Hemisfério Sul. O Brasil, geograficamente, detém duas propriedades: a presença continental e a marítima. Destas colocações resulta o primeiro principio da estratégia nacional do Brasil: a estruturação de um espaço de prevalência da mundialização no Hemisfério Sul, que observe as características de presença continental e de presença marítima do Brasil. O segundo princípio é a extensão deste espaço estruturado a todo Hemisfério Norte.
O detalhamento do primeiro princípio sugerido é:
i) O aproveitamento da presença continental mediante a formatação de um
processo de cooperação sul-americana, aproveitando as componentes estruturais já apontadas,como instrumento de organização do processo de mundialização;
ii) O aproveitamento da presença marítima como instrumento de dominação doespaço marítimo do Atlântico Sul e condução do processo de mundialização ao Golfo da Guiné ecosta ocidental da África.
iii)A criação de uma nova presença marítima a vinculada ao Oceano Pacífico queconduza a mundialização à Nova Zelândia a Austrália e a costa oriental da África.
O detalhamento do segundo princípio pressupõe a montagem de parcerias estratégicas ealianças com potências do Hemisfério Norte para a penetração da mundialização neste espaço eserá fruto das circunstâncias conjunturais do balanço de poder neste Hemisfério. Contudo, estáclaro que a hegemonia completa de uma potência no Hemisfério Norte não é de interesse denossa estratégia nacional, devendo todo o movimento pretendido considerar o apoio àcontestação a essa possível hegemonia.
Neste momento, dada a complexidade da tarefa a ser empreendida na montagem da nossacompleta estratégia nacional, devemos nos fixar no seu primeiro passo: o aproveitamento dapresença continental do Brasil, mediante a formatação de um processo de cooperação sulamericana.
Contudo, qualquer estratégia nacional só será possível se trouxer dentro de si umavontade nacional que seja capaz de contestar a ordem internacional.
Traçada a estratégia nacional é possível se estruturar um projeto nacional e deste semontar uma política de defesa para o nosso futuro.
O Brasil é antes de tudo um sonho. Defendê-lo é antes de tudo defender o sonho quehabita a sua estratégia nacional: a mundialização ou a construção de uma única pátria humana.
Defender o Brasil é defender o sonho que habita o espírito do homem.

Darc Costa - Presidente da FEDERASUR - Federação das Câmaras de Comércio da América do Sul
Autor: FEDERASUR Portugal


Artigos Relacionados


O Papel Das Idéias Na Reconstrução Do Nosso Pensamento Face Ao Estado Moderno.

Beltane Ou Samhain? Qual Comemorar?

As Desigualdades Sociais Na AmÉrica

Chávez E A "pequena União Soviética"

VocÊ Ama De Fato Ou SÓ Em Pensamento?

Estados Unidos E A Guerra Iraque: O Fim Que Hegemonia Americana

Ilusão Democrática