A VIOLÊNCIA CONTINUA A PREOCUPAR



A VIOLÊNCIA CONTINUA A PREOCUPAR


A população clama por tranquilidade e paz, visto que não suporta mais a violência crescente que maltrata e machuca. A mídia tem noticiado casos escabrosos de violência em todo Brasil, mas infelizmente, os governos não encontram soluções para amainar deletérias situações de vexames. As ruas estão coloridas de rapazes, e moças empunhando bandeiras de pretensos candidatos a um cargo eletivo, e políticos a cata de reeleições. Governador do estado do Ceará, Cid Ferreira Gomes desestimula funcionários públicos com miserável reajusto de 4,85, enquanto isso, o mesmo governador gasta fortunas para ser reeleito. Senhor governador, será que esses milhões que estão sendo gastos em publicidades e propagandas eleitorais estão saindo do seu bolso? Quem pergunta quer saber. Enquanto, funcionários públicos são escrachados, políticos recebem aumento do jeito que eles gostam.

O reverso da medalha espelha com luz fosforescente a vontade governamental, em ver de camarote, o sofrimento continuado dos barnabés estaduais. De bolsos cheios, políticos visitam seus redutos eleitorais, almejando a tão sonhada reeleição, e o povo, bem como a sociedade, que se lixem. A psicosfera brasileira continua esmaecendo, as obras faraônicas lentas fazem o écran do País que almeja ver a Copa do Mundo em 2014. No marasmo das obras, o Brasil não reúne condições para efetivar a maior festa futebolista do mundo. Estamos inseridos num País do faz de conta. O vírus da corrupção, do enriquecimento ilícito, da violência festeja com todas as nuanças indomáveis fazendo um verdadeiro carnaval macabro e as autoridades inertes, incompetentes se refugiam em gabinetes com ar refrigerado longe dos reclamos daqueles inocentes atingidos por esse vírus mortal.

Dizem que relembrar o passado é sofre duas vezes, mas bem que no passado a vida era mais calma e melhor. Será que o progresso demanda desordem? Em caso afirmativo a celebre frase estampado na bandeira nacional deveria mudar para “Progresso e Ordem”. Infelizmente, o progresso está no compasso da desordem. Anotem: “Matei os dois. E daí”? – Caseiro confessa o duplo homicídio e não se arrepende de ter matado o empresário. Crime bárbaro – Em entrevista exclusiva, o caseiro Rômulo Coelho contou com frieza como matou o casal de empresários na Prainha CE. ‘Ele era muito ruim comigo. Pela morte da mulher dele, estou arrependido. “Ela me tratava bem.” Rômulo disse ainda que matou o patrão porque ele teria tentado obrigá-lo a plantar uma bananeira. Vela a que ponto chega à crueldade e frieza humana. Movimento em São Paulo prega preconceito contra nordestinos.

Racismo – Petição online apócrifa recolhe assinaturas e comentários de pessoas que criticam a presença de nordestinos no Estado de São Paulo. Texto, porém, nega racismo. E os paulistas que vivem aqui no Nordeste o que têm a dizer? Na Bahia são 209 mil, em Pernambuco 134 mil, no Ceará 76 mil, em Sergipe 35 mil, no Rio Grande do Norte 33mil, na Paraíba 32 mil, em Alagoas 29 mil, no Piauí 26 mil e no estado do Maranhão 18 mil. Ela leva de paulista que vivem aqui são bem tratados e jamais discriminados e porque a recíproca não é verdadeira? Com a palavra os paulistas racistas. Quantos paulistas são filhos de nordestinos? Inúmeros. É uma frescura sem proporções senhores. Existe xenofobia ou não no Brasil?

Fortaleza tem aumento de 26,59% na receita tributária. Secretário de Finanças aponta que o Imposto Sobre Serviços (ISS) puxou o resultado positivo – referente ao primeiro semestre deste ano comparado ao mesmo período do ano passado. Esse é outro tipo de violência. A contra o bolso do contribuinte.

Mais distritos podem se emancipar. Chuva de municípios pode chegar. Se todos os plebiscitos aprovados pela Assembleia Legislativa para a emancipação de distritos tiverem o respaldo da população, o Ceará poderá ganhar 30 novos municípios de uma só vez. Nós somos contra, pois os 184 municípios já é demais para um Estado carente, como o nosso. A criação de mais municípios no Estado só trará benefícios para políticos e nada mais. Por que Fortaleza não açambarcanha a região metropolitana? Seria muito melhor, visto que a despesa com políticos diminuiria e a renda de Fortaleza aumentaria. Ceará está mal no ranking da transparência. Levantamento feito pela (Associação Contas Abertas) - mostra que, entre os portais de governos estaduais e do Distrito Federal, o do Ceará é o oitavo pior. Para avaliar os sites, foram estabelecidos critérios como usabilidade e conteúdo. Violência contra a visão dos cearenses com certeza. Polêmico, PCCR é adiado novamente. Judiciário – Pelo segundo dia consecutivo, projeto que cria novo plano de cargos dos servidores do judiciário cearense é adiado após manobra de deputados contrários ao texto, que esvaziaram o plenário da Assembleia. Denúncia indica que plano é ilegal. Será?

Caso Bruno ainda repercute. Encontrado vestígio de sangue em sítio de Bruno. Crime – Uma busca da Polícia localizou vestígios de sangue humano em um quarto da residência do sítio do goleiro Bruno Fernandes no condomínio Turmalina em Esmeraldas, na região metropolitana de Belo Horizonte. O cômodo foi apontado pelo próprio primo do goleiro, Sérgio Rosa Sales, como um dos locais em que Eliza Samudio foi mantida em cativeiro antes de ser executada. O sangue foi localizado em um colchão. Fica a indagação no ar: o que levaria um profissional de futebol com uma carreira promissora pela frente a praticar tão bárbaro crime? Ele é suspeito número um, mas todos os indícios levam-no a autor do homicídio. Muito dinheiro nas mãos de quem não sabe usá-lo pode ser uma arma perigosa. A droga no Brasil corre solta. O veneno mortal de hoje, o crack continua livre leve e solto. Polícia prende três acusados de matar Joaquim Henrique dos santos, 21, em Caucaia. A terra do “Babá”, ex-jogador do Flamengo do Rio de janeiro, continua violenta.

Justiça condena deputado, mas o livra da pena. Tarde demais – O Tribunal Regional Federal reconheceu possível envolvimento do deputado estadual Carlomano Marques em desvio de verbas federais, em 1992. Mas, devido à demora na formalização da denúncia, o suposto crime prescreveu. Será se o mesmo acontecesse com um cidadão comum a pena seria prescrita também? De acordo com a denúncia apresentada à justiça, 30% de uma verba federal foram depositadas na conta de um motorista da Assembleia Legislativa. Nota publicada no jornal O Povo de Fortaleza, no caderno Política de 26/05/2010. Comeu, bebeu, tirou o gosto e a punição não veio. Ministério Público pede inquérito policial sobre propaganda do Partido Social Brasileiro (PSB).

Eleições – Justiça eleitoral havia proibido veiculação de anúncios que, na avaliação do Ministério Público, caracterizava propaganda pessoal do governador Cid Gomes, presidente do partido. Mas inserção voltou a ser veiculada. Procurador quer que a Polícia Federal apure a responsabilidade. O próprio presidente Lula é professor em propaganda política. Deixem a Polícia Federal trabalhar, pois casos envolvendo políticos não dão em nada. É só alarme falso. Homicídios crescem 52,9% e confirmam sensação de insegurança. Não é sensação senhores é insegurança mesmo. Homicídios em 2010 – Dados da própria SSPDS (Secretaria de “Segurança” Pública e Defesa Social) mostram que a sensação de insegurança sentida pela população é real. Número de homicídios cresceu 52,9% de janeiro a março de 2010 em relação a 2009. Assassinatos após assaltos chama a atenção pela percentual. È uma violência de guerra que se instalou no Brasil e fez finca-pé e não quer mais sair. A História da Humanidade conta com pecados em rodízios, usando roupagens da época. Não há Lei Áurea que salve os escravos da carne e não há Lei que punam políticos corruptos e assassinos em potencial. O poder de decisão deve ser congênito, isto é gerado ao mesmo tempo. Nascido com o indivíduo; conatural, conato, inato, apropriado, acomodado, mas as Leis devem ser severas seja quem seja o penalizado. Pense Nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI- ALOMERCE-UBT-AOUVIRCE-AVESP
Autor: Antonio Paiva Rodrigues


Artigos Relacionados


InseguranÇa Continua

Justiça Manda Acusados Do Caso Eliza Samudio A Júri Popular

No Cotidiano Da MÍdia

"tucano" Engaiolando? Conta Outra Agora...

Descaso Para Com A PolÍcia Militar

Figurinhas Carimbadas

A InseguranÇa Nas Nossas Vidas