O DRAMA DE PASTORES COM FILHOS DESCRENTES



Ainda não tenho filhos, mas fico a pensar como é difícil para um pastor não ter seus filhos totalmente voltados para o Senhor. Deve ser uma situação muito difícil de lidar, pois apesar do filho ter nascido em um ambiente cristão, ele reluta em entregar sua vida ao Senhor. Infelizmente, essa é a realidade familiar de muitos ministros evangélicos, principalmente quando chega a fase da adolescência. Há diversos tipos de casos em que o pastor é uma bênção; fez o que pode para seus filhos andarem no temor de Deus, mas estes optaram abandonar o caminho do Senhor. Também há casos em que o pastor falhou em seu papel de pai e não foi um bom exemplo para seus filhos se espelharem. Mas, enfim, de quem será a culpa? Dos pais que foram omissos em dar uma boa educação cristã para os filhos, ou de filhos que literalmente se rebelaram contra os conselhos e a vontade de Deus? A situação parece se complicar quando esse quadro é visto em famílias de pastores, pois além do ministro viver esse drama em relação à conduta de seu filho, existe também a questão da cobrança e intolerância nos bastidores por parte de alguns membros de igreja. Assim sendo, quero, através deste simples artigo, destacar três personagens bíblicos, autoridades espirituais em Israel, que tiveram filhos que não temeram ao Senhor: Eli e Samuel. Vamos começar por Eli, em 1 Sm 1-4. Eli exerceu a função de sumo sacerdote e juiz de Israel por 40 anos; julgou erroneamente Ana em sua oração no templo, dizendo-lhe que estava embriagada, quando na verdade esta se posicionava em oração perante o Senhor; treinou Samuel em sua jornada ministerial. Mas apesar de ter sido um líder de relevância ministerial no Velho Testamento, foi falho em sua disciplina paterna para com seus filhos, Hofni e Finéias (leia em 1 Sm 2:12-17, 22-25 os atos imprudentes de seus filhos perante o Senhor). Como consequência, houve profecia por parte de Deus contra a casa de Eli (1 Sm 2:27-36). Samuel foi também um dos líderes de Israel. Ele foi profeta, juiz e sacerdote em sua nação. Ungiu os dois primeiros reis de Israel, Saul e Davi; foi destacado na galeria da fé em Hebreus 11; filho de uma dedicada mãe (1 Sm1-2); ainda jovem ministrava perante o Senhor (1 Sm 2:18); homem de oração e temente a Deus. Um excelente líder, mas depois que designou seus filhos Joel e Abias a serem juízes em Berseba, eles não seguiram o exemplo do próprio pai e optaram por maus procedimentos. (1 Sm 8:1-5). Por fim, quero destacar também o caso de Saul e Jônatas, em 1 Samuel 10-20. Como rei e pai, Saul foi um péssimo exemplo a ser seguido, pois este chegou até tentar ferir seu próprio filho (I Sm 20:33), mas Jônatas se mostrou temente ao Senhor. Amado, como tem sido a conduta de seus filhos perante a sociedade, a igreja e a família? Boa ou má? Há pastores que se sentem culpados por verem seus filhos fora dos caminhos do Senhor. Outros não atentam quanto ao comportamento deles. Qual tem sido sua atitude em relação à disciplina e conduta de seus filhos? De omissão ou de disposição em buscar sabedoria diante de Deus para tal problema? Lembre-se: somente o Senhor conhece a história de sua vida e de seus filhos. Creio que Deus é o maior interessado em restaurar qualquer situação, a começar pela casa de seus servos. Ore, interceda, busque ajuda de sua amada igreja se for preciso, mas coloque a vida de seus filhos perante o Senhor e procure, em todo o tempo, amar, disciplinar e ser irrepreensível aos olhos de sua família. Que Deus te abençoe!
Autor: Ademir Secchis de Almeida


Artigos Relacionados


VocÊ JÁ Sabe Quem Nos Concede A Verdadeira PreparaÇÃo Para A Vida ?

Os Misteriosos Urim E Tumim

Madrugadores

O Rei Davi Consagrava A Deus Tudo Aquilo Que Ele Conquistava.

NÃo Deixe Sua BenÇÃo Ser Transferida Para Outro

Os Misteriosos Urim E Tumim

As TrÊs UnÇÕes De Davi