A difícil arte de contratar no nível operacional



A difícil arte de contratar no nível operacional. (equipe editorial)

Frequentemente os departamentos de RH das empresas se deparam com a difícil tarefa de contratar pessoal de apoio no nível operacional, como recepcionistas, secretárias, auxiliares administrativos etc. Ao se deparar com tal tarefa, não raras as vezes, o RH recorre a serviços de recrutamento e seleção em massa para evitar que enormes filas se formem na porta da empresa com centenas de candidatos à vaga anunciada. Porém, ao recorrerem aos serviços das maiores empresas do ramo, elas estão pagando por um serviço de recrutamento e seleção e na realidade o que estão recebendo é um serviço de Database search, termo em inglês que descreve uma busca num banco de dados.

Os maiores e mais conhecidos portais de busca de profissionais de base, geralmente limitam-se a cadastrar profissionais que colocam o que quiserem em suas informações pessoais e, quando solicitados, filtram esses profissionais por certos critérios (mais ou menos com as palavras chaves que você busca no google). Vendem serviço de consultoria e entregam serviço de ferramenta de busca.

Para prestar um serviço realmente diferenciado, tais empresas teriam que checar as informações cadastradas por tais candidatos, chamá-los para uma entrevista face-a-face com documentos comprobatórios da experiência alegada, firmar um termo de compromisso com esses candidatos, preparar uma mini-entrevista em vídeo, para que não fosse necessário ao empregador a convocação de cada candidato que resultasse da busca de perfil, podendo o empregador pré-selecionar, por exemplo, aqueles que tem boa dicção, para um cargo de recepcionista.

Buscando na internet, conseguimos achar algumas empresas que oferecem como parte de seus serviços o que descrevemos acima, uma delas em especial chamou nossa atenção pois além da lista apresentada acima, também oferece à empresa uma avaliação psicológica conduzido por psicóloga credenciada com teste de personalidade e o exame médico admissional do profissional, além de uma checagem de antecedentes criminais em âmbito nacional conduzida por uma empresa de segurança especializada. A empresa chama-se Kanguruh Office (ou KOffice) e, por enquanto, tem sua base em São Paulo. A diretora executiva Erika Bastos Barbosa explica o porquê de oferecer um serviço tão completo: “A idéia nasceu no Rio de Janeiro para a contratação de babás. A idealizadora do modelo, Roberta Rizzo, teve gêmeos e sentiu carência de empresas que garantissem o mínimo de idoniedade dos profissionais indicados. Com o tempo, Roberta percebeu que essa era uma carência das empresas também, que querem saber muito bem quem vai cuidar de suas recepções, agendas de seus executivos e posse ou porte de documentos ultra confidênciais e estratégicos da empresa”. O grupo Kanguruh tem 7 anos de experiência na contratação de profissionais qualificados, com um histórico de satisfação do cliente altíssimo. Agora, toda essa experiência está sendo colocada à disposição das empresas e profissionais liberais que querem ter segurança nas contratações que fazem para suas empresas, escritórios ou consultórios. O custo do serviço também é muito competitivo com seus maiores concorrentes, porém oferece todo o serviço apresentado acima e, dependendo do contrato escolhido, garante inclusive a troca do profissional dentro de um prazo pré estipulado sem nenhuma burocracia.

Com certeza, contratar profissionais como secretárias, recepcionistas e auxiliares administrativo é uma árdua tarefa, porém, com empresas como a Kanguruh Office (www.kofficesp.com.br) seu papel fica simplificado a escolher o profissional que mais se adequa a sua cultura organizacional.
By equipe da redação
Autor: RevistaRH


Artigos Relacionados


Seleção E Contratação Do Profissional De Hotelaria

Hospedagem De Sites

Serviços Autônomo E Suas Vantagens

História E Vantagens Da Terceização De Serviços.

Recrutamento E Seleção

Conduzindo Um Processo De Recrutamento

Marketing De Carreira: Encontre Seu Emprego Na Internet