Universidade online: ferramenta estratégica do vestuário



Vários indicadores contemporâneos nos sugerem que o campo da moda no Brasil está em franco processo de consolidação. Do ponto de vista dos meios de comunicação, observamos sua especial atenção para o mundo da moda. Vários espaços exclusivos para a moda foram abertos no país: programas de televisão, cadernos e/ou colunas fixas em importantes jornais e uma crescente valorização das revistas especializadas em moda.
Atualmente, são muitas as revistas impressas direcionadas para o segmento. Editoras observam resultados positivos em termos de tiragem com edições que tratam o comportamento e têm o mundo da moda em suas matérias jornalísticas. O assunto circula nas pautas de jornais e periódicos, conquistando espaços exclusivos nos cadernos de cultura e colunas sociais. Nos informes econômicos, a moda é tratada como "commodity".
Com o acesso à internet e a consolidação da TV a cabo no Brasil, torna-se possível acompanhar o fluxo da moda internacionalmente. Em sintonia com o que acontece no exterior, estão no ar sites e revistas eletrônicas com a intenção de reunir o crescente universo da moda brasileira, divulgando produtos, fornecedores, profissionais da área e calendário de eventos. Ainda na esfera da comunicação e marketing, observamos empresas nacionais investindo tanto na divulgação, produção e promoção de desfiles de grifes nacionais, quanto em concursos que procuram novos talentos para alimentar o mundo da moda nacional.
De um ponto de vista macroeconômico, os indicadores disponíveis informam sobre a expressiva participação da moda no cenário da economia nacional. Dados relacionados apenas ao setor vestuário da Abravest – Associação Brasileira da Indústria do Vestuário (Abravest) indicam que o setor de vestuário emprega mais de um milhão de trabalhadores no País e fatura cerca de R$ 34 bilhões, produzindo mais de 5,5 bilhões de peças.
Para a capacitação de um setor tão expressivo como esse, foi criada a Univestuário – Universidade Virtual do Vestuário, a primeira universidade para o setor implementada a partir de convênio internacional com a Flórida Christian University, instituição americana fundada em 1985, com sede em Orlando, na Flórida. Estão à disposição programas de Graduação (Bacharelado, Mestrado e Doutorado), que podem ser cursados online.
A iniciativa foi tomada pela Abravest – Associação Brasileira da Indústria do Vestuário, sob execução do IBV – Instituto Brasileiro do Vestuário, braço da Abravest voltado para o desenvolvimento de negócios, qualidade, qualificação profissional técnica e universitária em âmbito nacional e internacional dos empresários do setor.

O IBV tem por objetivo promover o relacionamento entre os associados e o deles com o mercado, por meio de parcerias institucionais e comerciais, gerando diferenciais e proporcionando benefícios. “O foco principal do IBV é somar todos os esforços que possam contribuir para o crescimento e a consolidação do setor”, afirma Roberto Brizola, vice-presidente e CEO do IBV e da Univestuário.

Cursos online e presenciais

Os interessados em cursar a Universidade Virtual do Vestuário podem programar os horários de estudo de acordo com sua disponibilidade de tempo. As atividades são todas independentes, ou seja, o estudante pode assistir aos vídeos, fazer seus trabalhos, leituras e avaliações sem se preocupar com a participação simultânea de outros alunos ou do professor.

Caso desejarem fazer um curso presencial, podem escolher em que país pretendem cursá-lo, pois a FCU mantém centros de estudo em mais de 50 países – tem estudantes em todo o mundo – e oferece aulas nos idiomas inglês, espanhol e português. Voltada para a gestão de negócios, a grade dos cursos para o Brasil está sendo montada em conjunto pelo IBV e pela Flórida Christian University e incluirá, entre outros, temas sobre Marketing, Administração e Logística. A gestão de negócios das empresas de vestuário receberá uma atenção especial.

As aulas começam no início do segundo semestre de 2010. O IBV pretende ainda lançar cursos técnicos à distância ou presenciais. Nesse último caso, a intenção é estabelecer parceria com entidades de ensino nacionais especializadas. Além disso, dispõe ainda de uma equipe renomada de consultores que atuam em áreas de suma importância para o segmento do Vestuário.

Portanto, fazendo uma analogia com a famosa frase “mãos na massa”, vamos colocar nossas mãos nas máquinas!
Autor: Roberto Brizola


Artigos Relacionados


Curso De Moda: Personal Stylist

Design De Moda: Libertação

Roupas Infantis - Costumes Dos Consumidores

Curso De Jornalismo De Moda No Rio De Janeiro.

Curitiba No Circuito Da Moda

A Importância Das Bijuterias No Mundo Da Moda!

Comportamento Dos Consumidores De Produtos De Moda No Varejo De Guarabira-pb: Caso D’lu Modas