CRESCEM AS OPORTUNIDADES DO TUTOR NA EAD



Presidente da ANATED - Associação Nacional dos Tutores da Educação a Distância, fala sobre as perspectivas do tutor na EAD




Com o crescimento vertiginoso da educação a distância ocorrida nos últimos anos, várias improvisações foram feitas no preenchimento de vagas e funções criadas por conta da gigantesca demanda, sendo que uma delas era alocar um professor do presencial para a função de tutor, sem que houvesse uma preparação inicial ou ao longo do curso.

Agora, com um crescimento mais equacionado, os olhares das instituições de ensino se voltam para a excelência na preparação dos tutores, que atuam na construção da aprendizagem com os alunos, nos pólos de apoio presencial e ou diretamente da sede da instituição.

A possibilidade de se trabalhar com a tutoria fazendo parte do projeto pedagógico e adquirir uma experiência com as instituições de ensino, servem de atrativo e desperta a possibilidade deste profissional melhorar o seu currículo profissional em busca de melhores oportunidades, saindo na frente daqueles que ainda não se atentaram para as possibilidades que a educação a distância oferece, explica o presidente da Anated, Luis Gomes, que há sete anos vem se dedicando à educação a distância.

O presidente ainda faz a observação de que “a cada dia vem aumentando o número de procura em nosso site www.anated.org.br em busca de informações por vagas e cursos de formação, capacitação e até mesmo o de especialização em tutoria”, completa Luis Gomes.

Para assegurar a permanência do aluno em sala de aula, e com isso se evitar o aumento alarmante de evasão, as instituições de ensino, em especial aquelas que ofertam o ensino superior, começaram a perceber que é fundamental ter um tutor permanentemente bem preparado. “O tutor é o primeiro recurso humano que o aluno encontra no início do curso, daí a importância dele possuir um bom preparo para passar confiança ao aluno, que já chega à sala de aula desconfiado do novo”, explica o presidente.

A Anated realizará ainda este ano o levantamento estatístico do perfil sócio-profissional do tutor, que servirá para elaborar as diretrizes da Associação para os próximos anos, inclusive, “podendo servir de subsídios para elaboração de políticas a serem praticadas pelas instituições, desde que os gestores estejam sensíveis à necessidade do mercado, para colher em curto prazo melhores resultados”, finaliza Luis Gomes.
Autor: Luis Gomes


Artigos Relacionados


O Que O Desenho Instrucional Representa Para A Educação A Distância?

Ensino A Distância: Aliado Ou Inimigo?

EducaÇÃo À DistÂncia - A EducaÇÃo Que EstÁ Crescendo Com O AvanÇo Da Tecnologia

EducaÇÃo À DistÂncia - A EducaÇÃo Que EstÁ Crescendo Com O AvanÇo Da Tecnologia

Os Papéis Dos Atores Educacionais Na Avaliação Da Aprendizagem

Componentes Da Educação à Distância

Investigando O Papel Do Tutor Em Cursos De Educação à Distância.