Direto de Vitória do Santo Antão



O médico Stevam de Melo Rios lida dia a dia com a saúde feminina e, há mais de 20 anos, é um dos ginecologistas mais dedicados e gabaritados de Pernambuco.

Ele já participou de vários cursos e congressos de Medicina. Está sempre a par das inovações e pesquisas de Ginecologia. Como tocoginecologista, começou na cidadezinha de Altinho, depois foi transferido para o antigo PAM-Vitória até que engatou os estudos no ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia de Vitória de Santo Antão.

Tendo seu trabalho reconhecido, recebeu o convite da então secretária da Saúde, Cristina Setti, para tocar, a partir de janeiro de 2002, o ambulatório de gravidez de alto risco do município. No mesmo semestre, destacou-se em todo o Brasil por ter realizado o pré-natal e o parto das raras quadrigêmeas univitelinas, as quatro Marias.

Antes disso, em 1994, tinha participado de projetos de destaque no Estado, como a inauguração do ambulatório de patologia do trato genital inferior da APAMI1. Em julho daquele ano, assumiu também o departamento de Obstetrícia do CISAM2, mas, em 2007, já estava coordenando a enfermaria de gravidez de alto risco, a convite da mesma diretoria.

Orgulha-se da carta-denúncia que apresentou ao Fórum de Mulheres do Cabo sobre o alto índice de complicações em abortos na população, que levou o CREMEPE3 a autorizar as unidades hospitalares do Estado a comprar a droga misoprostol. Além de ter representado a Universidade de Pernambuco no Comitê de Estudos da Mortalidade Materna do Recife, em 1998 a 2000.

Criou ainda, em 1998, com apoio do CISAM, o projeto Educação para uma Vida Melhor, um ciclo de palestras filantrópicas sobre saúde da mulher para educadores, alunos, famílias e interessados de escolas, igrejas e ginásios não só da cidade, mas também dos seus arredores.



1 APAMI: Associação de Proteção e Amparo à Maternidade e à Infância;
2 CISAM: Centro Integrado de Saúde Amauri de Medeiros;
3 CREMEPE: Conselho Regional de Medicina de Pernambuco.

Stevam de Melo Rios
81. 3523-2874 / 3523-6996
www.pontofest.com/ceclin
sbmrios@uol.com.br
Autor: Luís Martins


Artigos Relacionados


Abel Huyapuam De SÁ Almeida

Gisele Bündchen E O Parto Natural

Enfermagem E A DoenÇa Hipertensiva EspecÍfica Da GestaÇÃo

A ImportÂncia Do PrÉ-natal Na GestaÇÃo De Alto Risco

Saúde Publica: Gravidez Na Adolescência Uma Problemática Social

Prevalência De Infecção Do Trato Urinário Em Gestantes Atendidas Em Uma Maternidade De Referência No Agreste Pernambucano

Avaliação Da Assistência De Enfermagem Na Percepção De Gestantes Usuárias Da Maternidade Dr. Deodato Cartaxo