VENCENDO O MAIS PERIGOSO INIMIGO



VENCENDO O MAIS PERIGOSO INIMIGO

“Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.” Mt 6.24.
Muitas pessoas pensam que o dinheiro não seja algo muito espiritual. Todavia, a Bíblia nos fala muito a respeito de dinheiro.
Há uma estatística muito interessante que comprova este fato.
Na Bíblia, há 215 versículos que falam a respeito de fé.
Há 218 versículos que falam de salvação.
Mas existem 2084 versículos falando a respeito de finanças e dinheiro.
Em outras palavras, a Bíblia fala dez vezes mais de dinheiro do que de salvação.
As pessoas concordam que a salvação seja um tópico muito importante, mas 16 parábolas de Jesus – das 28 – falam sobre dinheiro.
Por que Jesus falou tanto a respeito de dinheiro? Será que Jesus estava atrás de dinheiro? Será que Ele veio a esta terra à procura de dinheiro? É claro que a resposta é não. Jesus não está interessado em dinheiro.
Ele está interessado em nossos corações. Se Ele está interessado em nossos corações, então por que motivo falar tanto sobre dinheiro? Simplesmente porque as pessoas possuem muitos tesouros e riquezas. E Jesus disse que onde estiver o nosso tesouro, ali também estará o nosso coração. Lc 12.34.
O coração sempre vai atrás do tesouro. Se há algo que valorizamos e que seja importante para nós, não importa o que seja, o nosso coração irá atrás dele.
A questão do “ofertar” não está em absoluto ligada apenas à prosperidade e à bênção, mas, acima de tudo, é uma questão de quem governa a nossa vida, quem é dono do nosso coração.
Jesus nos disse claramente que não podemos servir a Deus e a Mamom: “Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e ás riquezas.” Mt 6.24.
A palavra usada no aramaico traduzida como riqueza nesse texto é “Mamom”.
Ela não significa literalmente riqueza ou dinheiro. Jesus, nesse texto, está falando sobre duas coisas opostas: de um lado, Deus, do outro lado, Mamom. Desta forma, se você serve a Deus, não pode servir a Mamom e se você serve a Mamom, não poderá servir a Deus. São dois pólos antagônicos, opostos entre si.
Assim, se Mamom significasse dinheiro, não poderíamos servir a Deus e ter dinheiro.
Ter dinheiro ou uma conta no banco seria algo pecaminoso. Jesus nunca nos proibiu de ter dinheiro, por isso não penso que Mamom signifique dinheiro.
Nos dias de Jesus existia o povo filisteu. Sabemos que todos os povos que viviam em Canaã adoravam muitos deuses falsos e os filisteus eram um deles. Os moabitas adoravam a Moloque, outros a Dagon e ainda outros a Baal e a Astarote, mas os filisteus adoravam a Mamom. Era o deus a quem eles oravam buscando prosperidade.
Atrás de todos aqueles deuses havia espíritos demoníacos. Esses espíritos trabalhavam por detrás daqueles ídolos para desviarem as pessoas para longe de Deus. Esses espíritos queriam a lealdade do coração das pessoas. É por isso que Jesus disse:
“Você não pode servir a Deus e a Mamom”.
1. Mamom é um deus
Mamom é mais do que as nossas riquezas. Mamom se torna a nossa provisão, ou seja, Mamom representa as nossas fontes.
Autor: Pr. André Aragão


Artigos Relacionados


Dinheiro

Ter A Riqueza Como Prioridade, Muitos TÊm Este Objetivo, Mas Ele É Correto Diante De Deus?

Amor Ao Dinheiro: O Grande VilÃo Da CorrupÇÃo (parte 2)

E Toda Carne Verá A Salvação De Deus.

O Amor Ao Dinheiro – Teologia Da Prosperidade Bíblica

Servir á Deus

A Carteira E A Bíblia