Comece a reduzir os gastos em sua empresa!
Sempre que questiono a qualidade das informações sobre apuração e avaliação de custos eu sinto falta de confiança em mais de 80% dos empresários de micro e pequenas empresas.
Eles não têm certeza dos métodos nem sequer dos dados obtidos!
Neste caso, como tomar decisões se não há boas informações?
Comece formalizando apontamentos sobre gastos e consumos a fim de ponderar melhor sobre estes desembolsos.
Caso você queira começar mesmo sem muitas informações, sugiro alguns pontos iniciais para considerar:
1. Avalie o custo de seus estoques frente ás vendas dos últimos meses. Pode ser reduzido sem comprometer a operação?
2. Avalie os juros pagos a agentes financeiros e as despesas financeiras cobradas para financiar vendas. É possível negociar melhor estes valores? E os prazos de pagamento e recebimento?
3. Como está o valor de salários e comissões frente aos resultados de vendas? É adequado á empresa?
4. Reclamações, devoluções e desperdícios de materiais (tudo que custa fazer mal feito) são contabilizados no processo?
5. Como andam os custos com mão de obra adicional? Podem ser reduzidos, eliminados ou trocados por outras contratações?
6. As pessoas em sua empresa são treinadas e estimuladas a melhorarem a produtividade?
7. Prazos de entrega estão sendo respeitados? Como são tratados os atrasos?
Para a maior parte das empresas de pequeno porte estas perguntas sugerem boas pistas para ações de melhorias financeiras do negócio.
Cada empresa é um ser de personalidade jurídica própria. Assim, uma receita padrão para reduzir gastos que se aplica a uma pode ser inviável a outra.
Freqüentemente ajustes voltados a adequação de mix de produto e custo de aquisição de mercadorias viabilizam ações no comercio de varejo.
Negociações envolvendo prazo de pagamento em empresas de comercio por atacado, por sua vez podem ser fundamentais para reduzir despesas financeiras.
Já na indústria, processos de fabricação mais eficientes, redução de tempos e melhoria de qualidade viabilizam ações de competitividade e redução de custos.
Em se tratando do segmento de serviços, a questão de competências e resultados percebidos pelo cliente é fundamental. Uma equipe ágil e bem treinada pode ate custar mais, entretanto oferecerá melhores resultados.
O importante é analisar sempre as oportunidades de redução com foco na qualidade e produtividade.
Os japoneses são categóricos em seguir conceitos baseados no Sistema Toyota que podem ser úteis referências quando se pensa em reduzir gastos:
Planeje o estoque e tenha somente o imprescindível
Reduza ao mínimo o tempo de espera entre operações
Minimize sempre distâncias e gastos dos transportes
Revise seus procedimentos e faça apenas o necessário
Produza qualidade, pois é mais barato que produzir defeito.
Autor: Reinaldo Miguel Messias
Autor: Reinaldo Miguel Messias
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