Só para homens



Entrevista com o autor do livro Casamento , Missão Impossível - Só para homens

1 - Quem é Roberto Caputo ?

Eu sei que para este tipo de pergunta, a resposta que muitos esperam ver é uma lista de títulos auferidos por anos de estudos em diversas universidades e cursos especializados.
Mas, por outro lado, penso que isto não é o mais importante, pois todo o saber humano acumulado para nada adianta se não houver sobre ele o ingrediente principal, que é a unção de Deus.

O saber ensoberbece, mas o amor edifica.
I Co 8.1b

E a unção que vós recebestes dele, permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é falsa, assim como ela vos ensinou, assim nele permanecei.
I Jo 2.27

Portanto, respondendo de forma bem simples e sem nenhuma demagogia, Roberto Caputo é apenas mais um homem que disse ao Senhor: “Eis-me aqui, envia-me a mim”, consequentemente, o que hoje faço no Reino de Deus, acredito, é apenas o fruto das minhas tentativas em obedecê-Lo.
Roberto Caputo é um homem simples, que não concluiu o seu nível superior por motivos extremamente fortes, motivos esses que o levaram ao fundo do poço, do qual o Senhor o tirou por Sua infinita misericórdia e o tem conduzido segundo o beneplácito da Sua boa vontade em Cristo Jesus. O restante está nas abas do livro, dá uma olhadinha lá ok?


2 - Como e por que começou a escrever?

Na verdade, jamais pensei que um dia pudesse tornar-me um escritor.
Após viver inúmeras experiências nos atendimentos que fiz como pastor, por sugestão de minha esposa, decidi registrá-las na forma escrita. Sendo assim, despretensiosamente, comecei a escrever.
Depois de alguns anos, percebi que estes registros poderiam transformar-se em livro. Comecei então a caminhar nesta direção. Fiz alguns ajustes aqui, outros ali e assim surgiu o primeiro livro; CASAMENTO MISSÃO IMPOSSÍVEL.
Acontece que no decorrer do tempo notei que em muitos dos gabinetes que fiz, as queixas das esposas sobre os maridos se davam principalmente em razão dos mesmos desconhecerem alguns princípios bíblicos ou interpretá-los de forma equivocada. Por isso este primeiro livro foi direcionado para o público masculino. O que me levou a acrescentar um sub título no livro: “Só para homens”
E pensar que quando eu estava no ensino médio, uma das coisas que eu mais detestava fazer era justamente a bendita redação. Mas fazer o quê? Deus é Deus e é Ele quem está no controle de tudo. Portanto, só posso dizer uma coisa... Glória a Deus!!!

3 - Você acaba de lançar o livro Casamento , Missão Impossível - Só para homens , o que espera com esse trabalho ?

Essa é outra pergunta que a resposta poderia ser bastante demagógica, mas vou ser bem sincero.
A expectativa que tenho é que este livro venda muito. Por vários motivos. O homem é, por natureza, um ser extremamente fechado em si mesmo, e ao contrário das mulheres não tem o costume de se abrir e compartilhar as suas fraquezas com os outras pessoas.
Penso que este livro pode de alguma forma, ajudar alguns homens a se encontrarem consigo mesmos, a reconhecerem atitudes erradas que estão tendo em seus relacionamentos sem, no entanto, sentirem-se acusados ou culpados, pois não é este o objetivo do livro.
Acredito que seja uma possibilidade para muitos, em sua reclusão pessoal, fazerem uma auto-avaliação e repensarem seus valores.
Sinceramente, eu espero tomar conhecimento da transformação para melhor, de muitos casamentos. Espero receber emails de homens que tenham sido abençoados pela leitura deste livro.
Espero ouvir testemunhos de mulheres que perceberam a mudança na conduta de seus maridos.
Enfim, sinceramente, eu espero que este livro, entre outros, seja uma grande bênção na vida de muitas pessoas.
Agora, seria hipocrisia de minha parte dizer que não estou interessado no retorno financeiro que o livro possa me proporcionar. Claro que também estou, até porque um de meus objetivos atualmente é que o Senhor possibilite que eu viva apenas para a Sua obra e se possível, como o apóstolo Paulo, sem ser pesado a ninguém. Talvez os livros possam me proporcionar isso. Como respondeu Ezequiel a Deus, em sua visão diante do vale dos ossos secos, “Senhor, Tu o sabes”.

4 - O livro Casamento , Missão Impossível foi lançado no Brasil pela editora Oxigênio Books , como surgiu essa parceria ?

Eu diria que de forma sobrenatural. Em dezembro de 2009 redigi um texto e o enviei a várias editoras evangélicas apresentando o meu livro.
Aconteceu que no dia seguinte a Oxigênio, na pessoa do seu editor, Kades, enviou-me uma resposta, solicitando o envio do material para análise.
Bom... Aí é que entra o sobrenatural de Deus. Ele enviou a resposta, só que não para o meu email e sim para o email do ministério de mulheres de minha igreja.
Eu enviei o email no dia 26 de dezembro. No dia 27 ele respondeu, porém eu só tomei conhecimento deste email no dia 8 de janeiro, quando minha enteada abriu o email do ministério das mulheres, ao qual só ela e a líder do ministério têm acesso.
Já perguntei ao Léo porque ele enviou o email para aquele email e ele mesmo não sabe responder. Como disse, só sabe que respondeu. O grande mistério é que no campo de emails enviados do email do ministério das mulheres, não consta o email que eu enviei para as editoras. Como dizem os meus amados irmãos da Assembléia de Deus... mistério!!!
Só sei que esta parceria foi um movimento de Deus, pois se não fosse a Oxigênio Books esta obra não estaria sendo publicada e divulgada em todo o país. Sou muito grato a Deus por ter me colocado em contato com a Oxigênio e com o Kades, bênçãos na minha vida e ministério.


5 - Nesse livro você aborda o tema do Casamento de forma bastante extrovertida, como é tratar de um assunto tão importante transmitindo ao mesmo tempo carisma e segurança?

Eu não creio que devamos colocar tanto peso em alguns temas que abordamos em nossos púlpitos. Claro que o assunto é sério porque tudo o que envolve vidas é da mais alta seriedade. Porém eu acredito que podemos tratar de alguns pontos de uma forma mais leve sem, contudo perdemos a profundidade e o respeito pela pessoa envolvida.
A maioria dos capítulos do livro, realmente, é provida de uma informalidade singular, pois o meu objetivo é que o leitor se sinta à vontade como se estivéssemos conversando na varanda da sua casa (se é que a casa dele tem uma, ops... já estou eu brincando de novo, desculpe), voltando... Como se estivéssemos batendo um papo bem gostoso e onde ele se sentisse à vontade para contar os seus segredos mais íntimos.
Tenho como um dos objetivos, conseguir quebrar o gelo de muitos corações que resistem em tratar de assuntos tão sérios.
Já recebi por parte de alguns leitores a aprovação a esse estilo de escrita.
Sei que os mais eruditos talvez não concordem, mas não tenho nenhum problema com isso. Se todos só gostassem do azul que seria do amarelo não é mesmo?


6 - Teremos um volume de Casamento, Missão Impossível só para mulheres?

Já está no forno. Muitos homens me pediram: “Pastor, o senhor tem que escrever um livro para as mulheres, para mostrar a elas o que nós pensamos também!!!”
Portanto, atendendo aos inúmeros apelos masculinos, o livro, CASAMENTO MISSÃO IMPOSSÍVEL, SÓ PARA MULHERES, já está quase pronto. As mulheres que me aguardem!!! Provavelmente no meio do ano, ou um pouco antes já deverá estar nas livrarias, se o Senhor permitir.
Ali eu trato de alguns assuntos bem interessantes. Para exemplo, quero deixar apenas o título de dois capítulos que, creio, irão aguçar a curiosidade feminina.

o “Meu marido? Maravilhoso!!! Minha sogra? Sem comentários!!!”

o “Não acredito que ele viu todo aquele lixo e não jogou fora!!!”


Bom meninas... O resto vocês saberão quando o livro sair, então, até lá.




7 - Quais são seus planos para o futuro?

Certamente o que mais importa não são os meus planos, mas sim os que Deus tem para mim. Se eu tenho que responder a esta pergunta, então eu digo que (ainda que alguns achem a resposta “piegas”) o meu plano é fazer a vontade de Deus.
Creio firmemente que foi Ele quem me colocou neste ministério.
Então se olho para mim mesmo hoje o que vejo? Vejo um homem que já teve algumas conquistas e muitas perdas e sofrimentos.
Vejo um homem que aos dezessete anos teve dois coágulos no cérebro, mais tarde um câncer, perdeu todos os bens, teve seu casamento destruído e chegou a sentar-se no banco dos réus de um tribunal federal. Enfim, vejo um homem que literalmente chegou ao fundo do poço.
Mas, vejo também um homem que foi alcançado pela misericórdia do Senhor e que teve a sua vida restaurada, em família, na sociedade e principalmente no ministério para o qual o Senhor lhe chamou.
O que recebi de Deus até aqui foi um chamado para o louvor e adoração, para a pregação da Palavra, para cuidar de vidas e por último, escrever.
Os meus planos para o futuro? É permitir que Deus use essas ferramentas que Ele me confiou, para o Seu louvor e para a Sua glória. Amém!!!


8 - Deixe um recado para os seus leitores.

Preciso lhe advertir que isso é um risco!!! Pedir a um pastor para dar uma palavra (ou escrever, é a mesma coisa) é um grande risco de que o mesmo ocupe todo o tempo ou espaço restante, para fazê-lo.
Mas como na sua solicitação eu encontro a palavra “recado”, então entendo que não posso me delongar. Ok! Serei breve.

Ler um livro não é buscar em um só conteúdo por todas as respostas. Ao lermos um livro, não devemos jogar sobre ele toda a nossa esperança de vida. Na verdade, o autor também é alguém que precisa de muitas respostas para a sua própria vida.
Penso que quando começamos a ler um livro, começamos a caminhar em uma estrada que não conhecemos. Como qualquer estrada, o livro pode nos trazer lindas paisagens para a alma, aromas deliciosos ao espírito, mas pode também, trazer em seu conteúdo armadilhas perigosas.
Portanto é importante que o seu coração esteja esperançoso em receber ao começar a ler um livro, mas também é importante que o seu espírito esteja atento enquanto caminha, para não ser pego de surpresa e nem enredado por palavras que foram construídas malignamente.
Deus tem muito a falar aos homens, a começar por Sua palavra, que é o Livro dos livros, e por Sua graça escolheu alguns homens e mulheres para escrevem alguma coisa também, que certamente foi inspirada por Seu Santo Espírito.
Portanto, saiba que o Senhor está falando todo o tempo.
A pergunta que fica é:

Você está pronto para ouvi-Lo?

Deus o abençoe.

Pr. Roberto Caputo
Autor: Oxigenio Records


Artigos Relacionados


Dançando Com Propósitos - Entrevista Com Eder Vieira

O Lado Oculto Da Favela

Entrevista Com Rosane Cavalcanti , Autora Do Livro Um Código De Guerra No Livro De Ester

171 Religioso

O Respeito Devido Ao Texto BÍblico

Entrevista Com JoÃo Batista Menezes , Autor Livro A HistÓria Do Inicio Da AssemblÉia De Deus No Brasil - Literatura Cordel

Levantando O Exercito Para A Batalha Final