A luta pelo direito



A sociedade brasileira, passa por momentos de crise moral em todos os setores. Nos noticiários a guerra do tráfico, a corrupção política, as desigualdades sociais, a violência extrema, são questões que já se tornaram cotidianas.
Atualmente a banalização do mal afeta toda a nação,e já são consideradas habituais. Se um politico desvia milhões, se há um tiroteio entre policiais e traficantes, se há pessoas em estado de miséria, nada mais é assustador.
Todos já se sentem a vontade com o que ocorre na sociedade, e se questionados sobre a inércia de atitudes, se posicionam sobre a impossibilidade de uma solução.
Cruzar os braços e sentir como se tais acontecimentos não atingessem a todos, é o mesmo que dizer que a humanidade está condenada a eterna degeneração moral.
A maioria acredita na ideologia de que se calar e não revolucionar é o meio para se manter a paz, porém em um livro publicado por Ihering A luta pelo Direito, o mesmo se posiciona da seguinte forma:
"A paz é o fim que o direito tem em vista, a luta é o meio de que serve para conseguir."
Se o direito é violado, não é uma escolha aceitar e se manter calado para que a "paz" não seja perturbada, considerando que não há paz sem que se lute por ela, reivindicar os direitos pessoais e coletivos é um dever que todos deveriam exercer.
Ainda citando Ihering o mesmo afirma que:
" A luta pelo direito é um dever do interessado para consigo próprio; A luta pela existência se retrata não só pela luta pela vida, mas também pela existência moral, defendida pelo direito. A defesa do direito é um dever da própria conservação moral"
Não há dignidade na passividade que a sociedade brasileira enfrenta, a ponto de a situação nacional tornar-se alvo de piadas em cenário internacional. E ainda que não seja cogitada há sim uma solução, e essa se encontra na luta dos brasileiros pelo respeito a seus direitos, não se calar perante as injustiças sociais, não banalizar a corrupção, exigir do poder público melhores condições de vida e por fim, considerando o momento eleitoral, não se vender por favores ou por dinheiro. Pois só deve merecer a liberdade e a vida,quem para as conservar luta constantemente

Autores: Alline Gomes Ferreira e Marli Paião de Andrade

OBS: Artigo Produzido no Projeto de Extensão Vexata Quaestio- Questão debatida
Autor: MARLI PAIÃO DE ANDRADE


Artigos Relacionados


Resumo Da Obra A Luta Pelo Direito

O Direito E A Justiça

A Falta De ética Na Políticas

O Indivíduo Frente A ética Nacional

O Sistema PenitenciÁrio Brasileiro

O Dever Contitucional Do Estado Frente Aos Direitos Sociais E A QuestÃo Social Brasileira

A Luta Pelo Direito