FUTLAMA NO AMAPÁ



O Brasil por ser um País de dimensões continentais torna-se um seio de culturas e costumes diferentes, possuímos uma enorme ramificação em termos étnicos e sociais. O futebol é um esporte essencialmente brasileiro apesar de não ser inventado em terras tupiniquins hoje permeia por todas as esferas sociais do povo brasileiro, sabe-se também que o futebol ao longo do tempo foi praticado de formas diferentes, surgiu o futebol de salão (hoje nomenclaturado de futsal) futebol de areia, os dois reconhecidos pela FIFA, há também o futevôlei e o futebol society que foi adaptado em gramados sintéticos onde é mais praticado pela elite e em cidades onde o espaço urbano de lazer é espaço.
O Amapá é um estado novo perante aos outros da republica federativa do Brasil, surgiu em 1989, e onde existem muitos espaços para o lazer, entretanto, a prática esportiva é um direito garantido constitucionalmente a todos, mais nem sempre foi assim, antigamente o Amapá era considerada área de intervenção estatal onde os governos (federais e locais) na época, um território federal controlado e dominado e com isso os amapaenses não tinham a oportunidade de decidirem sobre o seu próprio destino, e o povo amapaense tornou-se mais independente depois da constituição que proclamou o Estado do Amapá.
No final da década de 90 sua criatividade e necessidade de jogar e exercer o lazer os munícipes adaptaram o futebol nas margens do rio amazonas, quando há a “vazante” os munícipes praticam todo final da tarde no caso o futlama na baixa do rio amazonas, o esporte surgiu através dos moradores do bairro Santa Inês localizado no município de Macapá que viam na baixa do rio uma forma de praticar o esporte mais caracterizado culturalmente em nosso país que no caso o futebol.
Hoje a uma participação maior do futlama que até faz parte de eventos da coordenadoria de esporte e lazer do município (COMEL) e se difundiu por outros bairros no caso o perpétuo socorro, nos dias atuais o futlama já está fazendo parte da cultura do macapaense e como professores de educação física temos que ficar atento a essa nova forma de não separar esporte de jogo popular mais adaptar e formular novas formas de se praticar esse jogo naturalmente amazonida. .
O Lazer é uma forma da sociedade de expressar sua liberdade, sabemos que há diferentes formas de se praticar o mesmo, alguns vão ao cinema outros ao estádio e outros optam por uma prática esportiva, o lazer pode ser visto como um dos direitos do cidadão pode ser considerado um tema de sentido diversificado, tanto no eixo teórico quanto no prático, cuja origem se entrelaça em raízes de ordem antropológica e sociológica.
Sabemos que cada cidade tem sua identidade sua cultura e seu cotidiano, Macapá possui atualmente um número estimado de aproximadamente 400.000 mil habitantes e por isso ainda não possui uma característica de metrópole , no município amapaense encontram-se muitos espaços para o lazer através do esporte. No Amapá o futlama por lei LEI N. 0042/09 foi instituída a federação amapaense de futlama sancionada pelo poder público no dia 26 de maio de 2009, uma prática de lazer puro agora se torna um esporte genuinamente amapaense e praticado diariamente na orla da cidade, hoje essa prática do nosso cotidiano é praticada pelos munícipes de Macapá sendo até temas de reportagens feitas por veículos de mídia nacional e internacional, cabe a sociedade brasileira conhecer essa nova prática esportiva praticada nas margens do maior rio de água doce do mundo.
Autor: Paulo Giovane Palheta Baia


Artigos Relacionados


Copa Do Mundo

O Universo De Possibilidades Do Esporte Adaptado

Entre Estádios E Hospitais

O Uso De Tecnologia No Futebol

Iniciação Precoce Ao Esporte

Jogos De Esporte Para Video Games

O Mais Querido Do Ms