Acabe com o Cabelo Espigado



Provavelmente tem o cabelo espigado. Provavelmente até o cortou há pouco tempo, na altura ficou brilhante e bonito, mas agora já está espigado outra vez… Mas afinal qual será o motivo para ter o cabelo espigado? O estado de saúde de uma pessoa, bem como a sua higiene e equilibrio alimentar, reflecte-se também no no cabelo, além de em outras partes do corpo, como a pele.
A primeira solução para um cabelo espigado é um bom corte revitalizante. Contudo, se pouco tempo após o corte ele continuar espigado, é natural que esconda outros factores por trás. Um cabelo espigado é um cabelo que tem as células da cuticula alteradas e danificadas. A falta de hidratação das cutículas vão assim causar o pouco brilho e a fragilidade dos cabelos. O fio de cabelo tem a ponta dividida em dois, originando este problema das pontas espigadas. Um cabelo assim, dá a sensação de quase não crescer, pois o seu densenvolvimento é apenas na raiz.
Um centímetro por mês, é a média de crescimento do cabelo. Para crescer assim, o cabelo terá que que se apresentar sadio. Para um cabelo bonito e vistoso, e para uma renovação capilar, aconselha-se um corte com intervalos de 2 meses.
Outra ajuda, além do corte, para acabar com o cabelo espigado, é a utilização de produtos especializados. Os melhores e mais eficazes são os que contêm, na sua base, óleo de amêndoas, algas marinhas, jojoba, ceramida ou silicone. A alimentação também ajuda a um cabelo saudável. Ingredientes como fruta, cereais, ovos, peixe e carne, como até gelatina, contribuem para um cabelo mais saudável. Já se tem hábitos menos saudáveis para a sua saúde, estes também se vão reflectir num cabelo menos sadio. Os maus hábitos, como fumar, ingerir gorduras, açúcar ou álcool também agravará este problema.
O clima com pontos extremos, também contribui para um mal estar. O cabelo deve ser protegido dos elementos, como fumo, chuva, vento, sol e frio. Com esta agressão diária, é importante que se tenha bons produtos, para lavar e proteger o cabelo.
Uma incorrecta secagem, ou lavagem também irão ser agressões para o cabelo. Deve-se massajar o couro cabeludo e não esfregar, aquando da lavagem ou secagem. No caso da secagem, o aconselhável é sempre deixá-lo secar naturalmente ao ar, sem atá-lo enquanto ainda tiver humidade. Na eventualidade de necessitar mesmo de o secar rapidamente, o secador de cabelo deve estar a uma distância mínima de 15 cm. Aqui a escolha de um bom secador, também pode ajudar a que a secagem seja menos agressiva. Normalmente um secador de cabelo profissional, terá características que ajudam a um cabelo mais saudável.
O uso excessivo de pinturas, permanentes e ondulações também são agressões que podem contribuir para um cabelo espigado e pouco sadio.
Tal como qualquer outra parte do nosso corpo, o cabelo merece cuidados especiais, que se forem esquecidos se reflectirão num cabelo feio…
Autor: Ana Sec


Artigos Relacionados


O Cabelo E O Sol

Melhor Prancha De Cabelo Para Cabelos Danificados

Dalila NÃo Cortou Os Cabelos De SansÃo

Cabelo No Prato

Cabelo Perfeito Com Probelle

Dicas Para Usar O Seu Alisador De Cabelo Em Segurança

Cabelo - Poesia