Filosofia Univérsica



Um dos ramos mais debatidos da filosofia hoje é que se refere a questão de mundo, o universo em geral fascina a espécie humana desde os tempos mais remotos. A astronomia invadiu com tamanha autoridade os debates de todos os tempos. Tornou-se um campo vastíssimo de cultura e de conhecimento. Nos tempos modernos ainda é crível e racional fala de astronomia, as mais aguçadas academias possuem no seu rol um debate sobre esta fascinante ciência.
Ao largo dos tempos tem se discutido sobre a criação do universo, muitos são os relatos referente a criação do espaço em si. A hipótese mais aceita entre os cientistas é que o universo tenha se originado da grande explosão ou Big Bang. Esta teoria nasceu nos anos 30 do século XX e ainda continua prevalecendo entre os eruditos do assunto.
Por muito tempo acreditava que o universo era infinito, pela razão de que muitas galáxias estarem viajando a uma velocidade terrivelmente esperada, ou pelo grande número de sóis que estão espalhados pelo universo. A estrela de Aldebarã corresponde quase que 290 vezes maior que o sol e existe outras centenas destas. Hoje, nos tempos modernos sabe-se que o universo é finito, com uma idade de mais ou menos 13,7 bilhões de anos luz.
A outra razão também que entra neste aglomerado de teorias é que o universo está em expansão, considerando que muitos confirmam que o espaço em si está acomodado ao efeito que denominam de efeito sanfona. Em uma determinada época o espaço voltará a ser um molécula primitiva que resultará em uma nova explosão.
O universo é composto de centenas de galáxias e bilhões e bilhões de estrelas. A galáxia em que estamos é a Via Láctea ou Caminho de leite para os antigos gregos. Este nome se deu pelo fato dos gregos espectarem o céu límpido e deduzirem que quando mais límpida estava a dimensão celeste via-se um rastro esbranquiçado na imensidão escura. Na verdade, esta faixa que se enxerga quando o céu se encontra desprovido de nuvens é uma parte da Via Láctea.
Um fator importante no universo que causa maior fascínio é a questão da luz. A luz viaja a uma velocidade de 300.000 quilômetros por segundo, é a única força que viaja a esta velocidade até hoje encontrada, acredita-se que há galáxias que viajam a uma velocidade de 250,000 quilômetros por segundo, pois a idéia mais aceita é que estas galáxias há um grande número de fótons que permite a viajem acelerada, pois há talvez alguma forma desconhecida que seja igual aos fótons de luz( grifo meu).
Para se ter uma idéia de como o universo é imensamente grande e por muito tempo se acreditou que fosse infinito é pela causa de que a luz demoraria de 3 a 5 milhões de anos luz para chegar na galáxia de Andrômeda que a mais próxima de nós.
Retomando nosso discurso, primeiro temos que explanar a questão sobre tempo e espaço. Essas questões foram desenvolvidas pelo filosofo Kant. Kant fez eclodir esta questão dentro do mundo da filosofia, pois tempo e espaço são categorias subjetivas do nosso sentido e, não realidades objetivas do mundo externo.Ora, temos que levar em que a realidade em si é totalmente simultânea independente de tempo que é a sucessividade duracional. Essas simultaneidades induracicional denominam Eterno, que é a ausência de tempo, e a simultaneidade indimensinal se chama Infinito que é a ausência de espaço.
Uma pergunta que se encontra na obra de Humberto Rohden em Einstein, o Enigma do Universo, por que razão o homem é uma permanente vítima da ilusão do tempo e espaço?
Esta questão está relacionada mediante a existência pessoal e, sobretudo a existência sobre o mundo. Se o homem sofresse o impacto da Realidade, da Luz integral do Ser, seria aniquilado. O tempo e espaço são na verdade luzes mais branda para que o indivíduo possa suportá-las idene.

O termo Universo


O Mundo ou o Cosmos é um sistema bipolar, que é composto de UNO e VERSO. O Uno quer dizer causa e verso são os efeitos. O termo verso é proveniente do latim, que quer dizer derramado, sendo, pois o particípio passado do verbo "vertere", que é efundir, derramar.
O Universo consiste no conjunto de tudo quanto existe, tomando como um todo; o cosmo, o macrocosmo, ao qual abrange a Terra, os astros e as galáxias. Portanto no Universo existem todos os elementos químicos que se encontra na crosta terrestre, pois assim os elementos representam o Verso, ao passo que a luz é o grande Uno, alma deste Universo. A luz é causa única, os elementos são os efeitos múltiplos.
O Cosmo é de fato, o que os gregos insinuavam com a palavra grega Kosmos, cujo sigmificado corresponde ao que é belo, beleza. A beleza e a pureza são atributos fundamentais dos cosmos, porque o Universo é total harmonia.
Mas a única fonte do Uno se efunde pelos canais múltiplos do Verso. O Uno é o mundo da Causa Infinita, o Verso é o mundo dos efeitos finitos.
È necessário lembrar que o Uno do Universo é absoluto e eterno silêncio, e tanto mais favorável é a invasão do Uno no Verso quanto mais silencioso for este. O Verso é ao contrário do Uno, é dotado de ruídos __ ruído material, ruído mental e ruído emocional.
Esse silêncio que se assoma ao Uno não é a ausência e a vacuidade, mas é presença e plenitude. Ora, o mais intenso sil~encio do Uno é mais absoluta presença e a mais total plenitude. O silêncio do Verso (ego) creado pelo Uno (Eu) e cem por cento consciência e zero por cento pensamento.
Aqui temos que admitir várias correntes de pensamento a respeito do Universo, as mais famosas correspondem ao Universo de Einstein, que consiste em afirmar sendo um modelo de Universo estático com constante cosmológica positiva, cujo raio de curvatura é constante e independente do tempo. Já a teroria do Universo em expansão acredita ser o fato de a distância média que separa os objetos no Universo estar, pelo menos aparentemente, aumentando, que é também conhecido como o movimento sanfona, ao qual veremos mais adiante.

O átomo

“Daí-me um ponto fixo no Universo __e eu deslocarei o mundo dos seus eixos!”
Arquimedes de Siracusa

A concepção do átomo em cosmologia é um fator muito importante,m o estudo sobre o átomo é um dos fatores que sustentam as teorias mais aceitas no mundo contemporâneo.
O conceito de átomo sob os olhares da Química moderna se resume da seguinte forma: corresponde ao sistema energeticamente estável, formado por um núcleo positivo que contém nêutrons e prótons, e cercado de elétrons; a menor quantidade de uma substância elementar que tem as propriedades químicas de um elemento. Todas as substâncias existentes no universo são constituídas de átomos, propriedade constituinte e fundamental de toda a matéria, derivado da língua grega a-tomós, a vogal a em grego corresponde a negação e tomos significa indivisível __não indivisível.
A ciência atômica moderna somente conseguiu as mais altas conquistas em base as avançadas intuições filosóficas dos antigos pensadores gregos, sendo os mais importantes Demócrito de Ábdera, Aristóteles, Arquimedes e Heráclito.
Para Demócrito, que é considerado o autor da primeira teoria atômica do mundo, afirmava que o átomo não é quantidade, mas pura qualidade, identificando-o com o Infinito.
Já Aristóteles escreveu que Deus é “ato puro”, ou seja dotado de máxima atividade. Pois para ser pura atividade é somente o Infinito, o Absoluto e o Uno, sendo portanto que o Verso é dotado de passividade.
Arquimedes fez numerosas descobertas de utilidade pública, inclusive a lei da flutuação dois corpos na água.
Heráclito já não admitia uma realidade estática, mas uma realidade dinâmica ativa. O Agir para o filosofo não representa movimento, mas energia, ou seja, atividade interna.
Autor: Guilherme


Artigos Relacionados


Big Bang: Uma ExplicaÇÃo À Origem Do Universo (trecho Do Livro Em Andamento)

Big Bang De Paixão

Big Bang

O Tempo, O Mistério E O Homem

Evolução Do Pensamento De Demócrito Ao Mundo Moderno.

A Concepção Inicial Para A Reformulação Das Teorias Da Regência Universal

Que Sejas Meu Universo