Previdência Complementar ( privada).



INTRODUÇÃO
Essa pesquisa foi desenvolvida junto ao site da Caixa Econômica Federal, para poder informar, divulgar e esclarecer melhor aos leitores deste, mais uma forma de investimentos e reservas para médio e longo prazo, a fim de colocar você leitor, mais próximo de seu capital.

O QUE É PREVIDÊNCIA
Previdência é um instrumento que permite ao trabalhador acumular recursos para garantir a sua tranqüilidade no futuro, seja para manter o padrão de vida na aposentadoria, para realizar um projeto de vida ou até mesmo para garantir o custeio da educação dos filhos. A previdência é a solução para a questão de como viver com tranqüilidade no futuro, além de ser uma ótima alternativa para garantir a proteção da família.
Existem dois sistemas:
PREVIDÊNCIA SOCIAL
A Previdência Social é uma instituição pública, no Brasil representada pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Sua função é oferecer aos trabalhadores o direito à aposentadoria, seja por tempo de contribuição, idade ou invalidez. A manutenção da Previdência Social está cada vez mais delicada em virtude do crescimento dos aposentados nesse sistema e em função da redução dos que contribuem para o INSS, além do aumento da expectativa de vida dos brasileiros. Outro fator é o limite de valor para o pagamento de aposentadoria pela Previdência Social, que vem diminuindo historicamente.
PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR
A previdência complementar surgiu como a melhor alternativa de médio e longo prazo para garantir uma estabilidade financeira pois permite o planejamento do futuro de forma flexível e de acordo com as necessidades de cada um. É a opção ideal para os trabalhadores que querem ter uma aposentadoria tranqüila, querem realizar um projeto de vida, ou ainda para quem planeja custear a educação de uma criança.

PORQUE INVESTIR NUMA PRIVIDÊNCIA COMPLEMENTAR
. Para formar uma reserva financeira de médio e longo prazo, para garantir uma aposentadoria tranqüila, financiar a educação dos filhos ou realizar um projeto de vida;
. Pela total flexibilidade para escolher o valor e tempo de contribuição, prazo de acumulação, tipo de investimento, entre outros;
. Permite contratar coberturas de proteção para proteger a família em caso de eventualidade;
. Garante a manutenção do padrão de vida no futuro por meio de complementação dos benefícios da Previdência Social;
. Possibilita utilizar o benefício fiscal do Governo Federal;
. O fundo acumulado não entra em inventário e não há limite para depósito. Em caso de falecimento do titular, a reserva é totalmente revertida aos beneficiários escolhidos pelo participante do Plano.
QUEM PODE CONTRATAR?
Qualquer pessoa pode contratar um plano de previdência complementar, independente da sua idade.
QUANDO COMEÇA A CONTRIBUIR?
Não existe idade certa para começar a contribuir para um plano de previdência complementar. Mas o ideal é que este planejamento comece o mais cedo possível.
Por ser um investimento de médio e longo prazo, quanto mais cedo iniciar os pagamentos, menor será a contribuição necessária para acumular a reserva desejada. Além disso, quanto maior o prazo de acumulação, maior será a reserva no final do período. Veja os gráficos abaixo.
Idade de entrada x contribuição mensal.
O gráfico abaixo simula a reserva acumulada com uma contribuição mensal de R$ 200. Confira que, quanto mais cedo o início da contribuição, maior será a reserva.


Contribuição mensal x idade de entrada
Por esse gráfico, veja quanto é necessário contribuir por mês, de acordo com a idade de entrada no plano, para acumular uma reserva de R$ 1.000.000,00 até os 60 anos.


QUANTO CONTRIBUIR PARA TER TRÂNQUILIDADE?
Essa é uma das principais dúvidas de quem está buscando um plano de previdência complementar.
Faça esse cálculo agora com o simulador, lembrando de levar em consideração alguns pontos: a sua renda atual e o orçamento familiar. Também é importante ficar atento caso haja um aumento na renda, pois caso isso aconteça é preciso rever o valor investido na sua previdência complementar.
Outro fator que influencia no valor a ser pago é o tempo disponível para acumular os recursos, ou seja, quanto mais cedo começar a contribuir melhor, pois menor será o valor a ser pago para constituir uma reserva desejada no final do plano.





O QUE É PRECISO SABER NA HORA DE ESCOLHER O PLANO?

Modalidade –
Opção que o cliente faz no momento da contratação conforme o seu perfil fiscal, pode ser PGBL e VGBL.
Fundos de Investimento –
Ao contratar um plano de previdência, o cliente tem à sua disposição, vários tipos de fundos de investimento onde seus depósitos serão aplicados de acordo com a sua escolha e perfil de investidor, seja ele tradicional, moderado ou arrojado.
Taxa de carregamento –
É um percentual cobrado pelas entidades de previdência complementar sobre as contribuições pagas, para atender as despesas administrativas do plano. Algumas entidades definem a taxa em função do valor que o cliente tem em sua reserva acumulada ou do valor da própria contribuição.
Taxa de administração do fundo -
É um percentual cobrado, pro rata die, pelas entidades de previdência sobre a reserva acumulada no plano, utilizada para custear as despesas administrativas do fundo.
Coberturas de Acumulação –
Para garantir a sua tranqüilidade, os planos de previdência complementar oferecem coberturas de acumulação, que são uma forma programada de acumular recursos a médio e longo prazos, para garantir seu futuro.
Coberturas de Proteção –
Durante o período de acumulação, você pode proteger a si e a sua família por meio das coberturas de proteção, no caso de alguma eventualidade.
Modelos de Tributação –
No momento da contração é preciso escolher o modelo de tributação que vigorará para o plano. Existem dois modelos: Tributação Definitiva com Alíquotas Regressivas e Retenção de 15% na Fonte com Ajuste na Declaração de IR.
Período de Diferimento ou Período de Acumulação –
Período entre a data de adesão e a data de saída do plano. É nesta fase que o cliente realiza os depósitos e tem total flexibilidade para realizar alterações no plano.











BIBLIOGRAFIA
http://www.caixavidaeprevidencia.com.br/portal/site/CaixaVidaPrevidencia/menuitem.ece689abfbd07d6fb5a0de9230e001ca/?vgnextoid=9b9d8371ce1e2110VgnVCM100000790110acRCRD
Autor: Arivany Tôrres


Artigos Relacionados


Fator PrevidenciÁrio Em RelaÇÃo Ao ServiÇo Social

Reversão Do Ato Jurídico Da Aposentadoria.

A Previdência é Deficitária?

Portal Nacional Dos Corretores De Seguros

A Previdência Social Tem Que Ser Administrada Com Responsabilidade

Por Que A Previdência Social é Deficitária?

A Aposentadoria Tem Que Ser Preparada Com AntecedÊncia