Recursos Humanos – Uma Visão Multidisciplinar



Possuir uma especialização profissional é fundamental para quem pretende trabalhar e desenvolver uma carreira. Só que para a realidade do mercado atual, só isso já não é suficiente. Pois, as grandes mudanças nas organizações exigem dos profissionais de hoje – e do futuro – algo além das suas qualidades e habilidades específicas. E, para que ocorra uma participação mais efetiva dentro da organização é necessário que o profissional desenvolva uma visão multidisciplinar.
A idéia da visão multidisciplinar surge quase em contraposição ao modelo fragmentado que até então as organizações adotavam, onde o papel do especialista era fundamental para que determinados setores funcionassem com eficiência. Os especialistas – por força da sua condição – desenvolveram um olhar verticalizado, o que, de certa forma, os impedia de enxergar para os lados, de compreender situações que não pertencessem exclusivamente ao seu mundo.
Nesse sentido, sua idéia de negócios e sua visão do processo se tornaram parciais. Hoje, em função da alta competitividade do mercado, das transformações no plano social, já não é suficiente – para os moldes modernos – o conhecimento parcial da empresa. O nível de envolvimento com a idéia do negócio pressupõe a compreensão do todo, o entendimento completo do processo e do conceito que a organização tem de si mesma.
A especialização continua sendo necessária e fundamenta; no entanto, é importante diferenciar a formação da visão: a postura construída através da experiência. Trocando em miúdos, podemos dizer que a formação profissional especializada deve se agregar ao contexto multidisciplinar das organizações. Mas, ao mesmo tempo, o profissional deve ter consciência do papel que desempenha na organização, para que não ocorra uma prática generalista e, consequentemente, a perda da identidade ocupacional.
Quem pretende ter essa postura deve permanecer atento, desenvolver uma autocrítica que permita avaliar o reflexo de suas atividades no contexto de trabalho; trocar idéias com profissionais de outras áreas, explorar o ambiente de trabalho e ter uma comunicação eficiente e adequada; deve também procurar aprender, sempre com a prática do dia-a-dia, que é importante para se encontrar o próprio eixo e delimitar seu papel dentro da empresa.
Portanto, a visão multidisciplinar está vinculada à compreensão do todo e a um conjunto de atitudes. A base para o desenvolvimento dessa característica é o conhecimento de si próprio, da organização, da política, de assuntos gerais e da capacidade de saber utilizar e relacionar os elementos desse repertório. Para isso, algumas “dicas” podem facilitar esse entrosamento:
• Conhecer bem a organização em que se está atuando; ou seja sua história, sua cultura, filosofia e objetivos.
• Direcionar a curiosidade: Ter interesse por conhecer a prática profissional dos colegas, trocar idéias, estabelecer um relacionamento saudável.
• Saber escolher as fontes certas para obter informações.
• Desenvolver a comunicação: procurar o aprimoramento dessa capacidade, tanto para transmitir quanto receber informações.
• Desmistificar as fórmulas prontas, pois elas embolam a criatividade. Trabalhar livremente o “processo de pensamento”. E, nesse ponto, é melhor darmos uma paradinha: é preciso buscar abertura para reflexão, repensar atitudes e desenvolver uma melhor percepção de si mesmo e do mundo. A leitura é ainda uma das formas mais eficientes de ativar esse “processo”.
Autor: Julio Cesar S. Santos


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