TECNÓLOGA SIM, E COM MUITO ORGULHO!



Resolvi escrever esse artigo, como um desabafo, pela “desvalorização do profissional Tecnólogo” acreditando que seja por puro desconhecimento. Apesar de ter cursado até a metade do terceiro ano de Ciências Contábeis, percebi a minha paixão pela área de Recursos Humanos em meu primeiro emprego, onde trabalhei em um departamento de pessoal. Porém, só mais tarde quando resolvi voltar a estudar, e escolhi o curso de formação tecnológica em Gestão de Recursos Humanos foi que conheci realmente a amplitude da área perdendo a visão sintetizada que associava o RH somente ao DP.
Como Tecnóloga em Gestão de Recursos Humanos, estou apta a planejar e executar instrumentos de gestão organizacional, tais como planos, programas e projetos necessários à execução das políticas de gestão de pessoas. Desenhar e operar sistemas e processos que viabilizem ações de mudança organizacional e ações que propiciem a gestão estratégica do conhecimento organizacional com foco nos objetivos corporativos. Administrar as rotinas de pessoal da empresa, promovendo atividades voltadas ao recrutamento, à seleção, admissão, treinamento, capacitação, remuneração, saúde ocupacional, bem como ao clima organizacional. Gerenciar equipes de trabalho, liderando e direcionando esforços para a consecução dos objetivos organizacionais, sem desconsiderar as necessidades das pessoas envolvidas. Estimular e promover habilidades que visem ao aproveitamento do espírito empreendedor das pessoas, entendidas como agentes de mudanças necessários ao contexto empresarial e à sociedade.
O Tecnólogo se forma em menor espaço de tempo, porém tem uma formação focada para atender campos específicos do mercado de trabalho, no meu caso Recursos Humanos e esse tipo de curso proporciona aos alunos conhecimentos teóricos e práticos- o saber (logo) e o fazer (tecno). Sendo um profissional de nível superior, podendo inclusive dar continuidade aos seus estudos cursando a pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) e Lato Sensu (Especialização).
Só para deixar claro que podemos, inclusive, participar de concursos públicos de nível superior quando no edital não restringe somente ao bacharelado e pede: ”graduação em qualquer área”, daí a importância do profissional tecnólogo, procurar meios de valorização, como por exemplo, registrar-se no CRA- Conselho regional de Administração de sua cidade, que na minha concepção é uma vitória para nós tecnólogos, foi a primeira providência que tomei logo que me formei.
Faça sua parte Tecnólogo, valorize-se e mãos a obra!
Autor: Renata Teixeira


Artigos Relacionados


Recursos Humanos ? Conceitos, Definições E Planejamento

Gestão De Pessoas: Arte Ou Ciência

Ferramenta Estratégica Para A Gestão Do Capital Humano

A Implementação De Planos De Gestão Administrativa E O Envolvimento Das Pessoas: O Caso Da Universidade Estadual De Feira De Santana.

A ContribuiÇÃo Do Pedagogo Empresarial Para O Desenvolvimento Do Capital Humano Nas OrganizaÇÕes.

Evolução Histórica Da Administração De Recursos Humanos

O Que Fazer ApÓs A GraduaÇÃo?