Como viver com as diferenças



“Saber dizer não. Saber dizer sim. Discordar e também concordar. Tudo ao seu tempo. Só assim o breve vira eterno, o velho se renova e o mundo se transforma”

Em um mundo cada vez mais globalizado e sem fronteiras, tornam-se cada vez mais reconhecível e complexa as diversidades existentes no planeta. Diferentes culturas, etnias, raças e tantas outras diversidades, são fatores que constitui um universo cada vez mais colorido, mais cheio de brilho, mas encantador... e lamentavelmente, cada vez menos harmônico.
As diferenças são claras, podem ser percebidas no teatro e no cinema, podem ser interpretadas nas novelas da TV, mostrada nos telejornais, assistidas em uma partida de futebol, observadas nos "big brothers" da vida ou até mesmo em casa ou no trabalho, coladinho com quem se convive tanto tempo da vida.
Tão claras quanto as percepções, são as dificuldades em conviver com tantas diferenças. Mesmo com tantas riquezas de diversidades, o homem trava consigo uma busca incansável pela satisfação pessoal, aflora o seu egoísmo e acaba excluindo tudo aquilo que julga não lhe ser conveniente.
Essas concepções colocadas em prática, dificulta o entendimento e o relacionamento humano, fere os direitos dos outros e agride a identidade de diferentes culturas.
É certo que o desafio de conviver com as diferenças é uma tarefa árdua, mas precisa ser encarada como uma necessidade humana, pois ao respeitar o próximo, certamente abriremos espaços para que as nossas diferenças também sejam respeitadas.
Bom seria se as pessoas aprendessem a respeitar os seus semelhantes como eles realmente são, independentemente de cor, raça, sexo... Todos os homens são iguais. É só pensando desta forma que certamente construiremos um mundo sem preconceitos, fraterno e cada vez mais encantador.
As diferenças estão em todo lugar, o que a torna, ao mesmo tempo, inexistente. Mas não é hora para questões metafísicas. Cabe a cada um de nós saber tolerar as individualidades e mais ainda, abrir os olhos para o mundo ao nosso redor.
Autor: Laura Nunes


Artigos Relacionados


Como Conviver Com As Diferenças

Convivendo Com As Diferenças

Onde Começa O Respeito

Um Minuto Para Pensar

E As DiferenÇas? Afinal, NÃo Somos Todos Iguais

Aceitar O Humano Mesmo Que O Seu Comportamento Seja O Diferente

Universo Do GenÊro