Época de Natal e as Empresas



v\:* {behavior:url(#default#VML);} o\:* {behavior:url(#default#VML);} w\:* {behavior:url(#default#VML);} .shape {behavior:url(#default#VML);} Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-theme-font:minor-fareast; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi;}

Tempo de confraternização, festas, presentes, luz... Mas o que esta data representa para as empresas, qual o verdadeiro sentido desta época do ano.

No final do ano as empresas sempre fazem uma festa de final de ano, esta é muito importante porque os colaboradores se confraternizam pessoas que se falam apenas por telefone ficam se conhecendo, o que facilita a comunicação do o dia a dia parecendo que quando as pessoas se conhecem elas se tornam mais gentis e o quadro de colaboradores se torna mais unido. O único cuidado que se deve ter é não transformar a festa apenas em uma data para se comer e beber.

Mas qual deve ser o sentido desta época? A empresa deve aproveitar esta data em que as pessoas estão mais sensíveis e aproveitar para promover a integração e união entre pessoas e departamentos que por ventura tenham tido desentendimentos, se estes acontecerem, todos faziam o melhor para que os objetivos da empresa fossem cumpridos e se garantisse um futuro promissor para a organização,  o ideal é escolher antes da festa do final do ano uma semana em que os diversos departamentos ou unidades de negócios possam realizar uma reflexão estratégica e possam responder perguntas como O que fizemos de excelente neste ano? , O que podemos melhorar? O que esta ruim? Deve-se olhar positivamente para o futuro e dar chance para que se possa agradecer pelo o ano bom que tivemos, mesmo que tenhamos problemas. Devemos rever nossos pontos fortes e pontos frágeis.

O tempo de natal também representa renascimento conforme definição é o ato ou efeito de renascer; renascença; nova vida, nova existência; qualquer movimento caracterizado pela idéia de renovação, de restauração... Sendo assim o que devemos fazer de novo para que a empresa renascer para clientes, colaboradores, fornecedores e sociedade.

 A empresa deve também estimular o perdão entre os colaboradores, certa vez uma empresa criou o perdão anônimo onde em um grande quadro as pessoas deixavam recados de desculpas por atitudes tomadas durante o ano. O efeito dessa ação foi surpreendente, pois ao ver o quadro cheio de mensagens as pessoas criaram coragem e se identificaram umas para as outras criando assim uma ambiente livre de  ressentimentos  o que propiciou um começar de ano melhor.

É tempo de escutar o que o cliente, colaborador e fornecedor têm a dizer, muitas vezes o continuo da empresa pode nos falar com a empresa é vista pelos fornecedores ou bancos, a moça da limpeza pode nos dar pistas de com vai a relação entre as diversas áreas da empresa, pois ela escuta varias pessoas, onde existe desperdício de papel e material de expediente, um almoxarife pode nos dizer que quando nossos fornecedores vêm fazer entregas não há sanitários ou água de beber para eles, ou que a parada de ônibus perto da empresa esta ruim, não oferece conforto, certa vez uma empresa adotou uma parada de ônibus a mantendo limpa e segura com essa atitude alem de se preocupar com os colaboradores trouxe beneficio também para a comunidade.

Aproveite esta época do ano para reunir as pessoas que fazem parte do seu time, pois elas têm expectativas sobre a empresa para o ano seguinte e é importante que todos os anos elas renasçam para um ano com confiança na organização, confiança que haja o que houver sempre existe a capacidade de renovação.  Vamos pensar nisso!


Autor: Pedro Paulo Galindo Morales


Artigos Relacionados


Gente

Jorge Amado

Perto E Longe

O Fado Do Eleitor

Sem Par

Radiopoesia

Liberdade