Pastores Fiéis



PASTORES FIÉIS

"O Senhor Deus me deu língua de eruditos, para que eu saiba dizer boa palavra ao cansado. Ele me desperta todas as manhãs, desperta-me o ouvido para que eu ouça

como os eruditos" (Isaías 50:4)

Nas minhas mensagens e estudos bíblicos tenho abordado as questões relativas aos falsos mestres e pastores, os quais têm envergonhado o Evangelho pregado por Jesus Cristo e em conseqüência, atingido as Igrejas de uma forma geral.

Por muitas vezes já ouvi comentários de pessoas estranhas ao meu convívio e me surpreendo quando aquelas tecem opiniões acerca das nossas Igrejas, referindo-se aos adeptos como "loucos" e aos pastores como "usurpadores".

Certamente que estas afirmações não são verídicas porquanto existem as exceções e uma vasta obra de Deus por meio do trabalho de homens escolhidos e selecionados pelo Criador.

As raízes do Evangelho são desde os Atos dos Apóstolos, tendo Paulo nos transmitido uma nova realidade daquilo que Deus requer de cada um dos seus escolhidos. A disposição de um Pastor ou de um Missionário tem que ser espontânea e baseada no amor ao próximo, não podendo, jamais, este chamado se pautar em contribuição pecuniária ou outro pagamento, vez que cabe a Deus nos prover de tudo aquilo que necessitamos.

Todavia, faz-se necessário o bom senso dos pastores em discernir os tempos modernos, e saber que o dízimo não se destina a ele. O que deve ser observado e levado em conta por todos os dirigentes de Igrejas é que o número de pessoas na terra é gigantesco, assim como o número de convertidos, e muito diferente da época em que viveram os apóstolos. Também deve ser observado o grau de miséria em que se encontram a maioria das pessoas e a falta de emprego. O dízimo bíblico a que se refere à palavra de Deus se destina a manutenção do Templo - conforme descrito pelo profeta Malaquias no Velho Testamento – e não para uso-fruto de despesas particulares dos Pastores, os altos salários pagos a estes e seus familiares, além dos desvios de finalidade na destinação dos dízimos e ofertas.

Esse parâmetro de avaliação entre o Velho e Novo Testamento, agregada às condições de trabalho no mundo moderno, o aumento da população e o desnível salarial existente, tudo isso, suscita uma mudança de comportamento por parte dos dirigentes de Igrejas Evangélicas, sob pena de ficarem desacreditadas, vez que os dízimos e as ofertas levados à casa de Deus são mal utilizados e desviados para o luxo de uma classe privilegiada e vergonha para os verdadeiros pastores e cristãos.

Esta realidade crítica, infelizmente, está se tornando "mais nua" diante dos fiéis e também das pessoas não convertidas, que quase sempre, ventilam esta postura, ao recusar um convite que se faz para aceitar a Jesus como Senhor e Salvador.

Jesus nos deixou vários ensinamentos acerca daqueles que o segue. E ao se referir a ele próprio, disse: "Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas; pelo contrário, terá a luz da vida" (João 8:12). Portanto, aquele que o segue é guiado pelo Espírito Santo, discernindo todas as coisas (I João 2:27).

Não é difícil se identificar o Pastor ou servo do Senhor em meio à multidão. Estes se apresentam tal qual uma luz, pois os seus olhos trazem a mansidão e dos seus lábios fluem rios de água viva, ou seja, a palavra de Deus, sem rodeios nem floreios. A sua voz é mansa, o sermão é feito com amor e suas palavras demonstram sabedoria.

O coração do verdadeiro servo é como o campo verde que acomoda desde os arbustos às pequenas e grandes árvores. Ele não distingue no seu rebanho as ovelhas, se bem posicionadas na sociedade, na profissão ou se pobres e desgarradas. Esta posição vem de encontro às palavras de João ao afirmar:

"Ora, a mensagem que, da parte dele, temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma. Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Se, porém, andamos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu filho, nos purifica de todo o pecado. Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos e a verdade não está em nós" (I João 1:5 a 8).

O Evangelho não mudou e Deus é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Toda interpretação distorcida da palavra de Deus será cobrada pelo Senhor dos Pastores e dirigentes de Igrejas. Mas, sem nenhuma dúvida, a questão mais polêmica dentro de nossas Igrejas é o dízimo e os shows, que vão pouco a pouco, desvirtuando o verdadeiro sentido de se buscar um lugar para oração, cura e libertação, pelo estudo da palavra (Efésios 5:1 ao 7).

Jesus nos deixou dito que muitos seriam chamados, poucos seriam escolhidos. E esta é a realidade vivenciada neste tempo, vez que a pregação por parte da maioria dos pastores é direcionada para aquisição de bens materiais, estando longe do coração o dever de dividir com o seu próximo. Tal atitude fere as normas divinas, a exemplo do que fala Isaias 58:6-7, Mateus 6: 2 e 24. A concepção dos que amam a Jesus é guardar os seus mandamentos.

Muitos estão seguindo os falsos pastores e mestres, advertência esta feita por Jesuse lavrada nas Escrituras Sagradas. Pedro nos falou em sua Primeira Epístola:

"Pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer: nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho".

Hoje, há uma generalização de conceitos e das normas divinas, interpretadas ao bel prazer de cada um. A começar pelos falsos pastores, que ameaçam o rebanho e expulsam ovelhas, se estas se declararem contrárias as suas doutrinas. Muitas vezes, estes pastores se justificam ao argüir o verso Bíblico: "ai daquele que tocar o ungido do Senhor".

Este tipo de argumentação já demonstra dois aspectos importantes para nossa análise, pois o verdadeiro pastor responde a sua Igreja ou as ovelhas com mansidão, pois se diferente for a sua conduta, por si só se condena, vez que este não tem parte com Jesus, que era manso e humilde de coração. Segundo, a ovelha que aceita qualquer resposta de um dirigente, esta não está se alimentando da palavra de Deus, nem sendo assistida pelo Espírito Santo, o qual discerne em nós todas as cousas (I João 2:27).

Vejam o que Pedro nos ensina na sua Primeira Epistola:

"Cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça. Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele em tempo oportuno vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios e vigilantes. O diabo vosso adversário anda ao derredor, como leão que ruge, procurando alguém para devorar. Resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo" ( I Pedro 5:5 ao 9).

Creio que todo aquele que é temente a Deus enfrenta muitos desafios. Jesus e seus apóstolos nos deram esta certeza quando se lançaram a pregar o Evangelho. Os Pastores "sadios", ou seja, aqueles que não se deixam levar por falsas doutrinas, são, geralmente, colocados em escanteios nas Igrejas, porque aqueles que se dizem sábios e escolhidos estão á frente de grandes movimentos pentecostais, que nada mais são senão um "slougan" de avivamento. O verdadeiro avivamento se manifesta em atitudes e bondade, em gestos de compreensão e carinho para com o semelhante.

João nos deixou escrito: "Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo a fora. Nisto conheceis o Espírito de Deus: todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio de carne e sangue é de Deus; e todo o espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus; pelo contrário, este é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que vem e, presentemente, já está no mundo".

Amados, existem Pastores Fiéis ! Homens de Deus, ungidos e preparados para o arado. Estes homens são sofredores e passam pela injustiça, perseguição, humilhação. Mas não caem porque o que neles está é o poder de Deus.

Todos nós conhecemos a história de Elias, um homem próximo de Deus, que destruiu os falsos profetas de Baal. Deus o ouvia sempre e lhe assistiu nas horas de maior depressão quando este enfrentou o medo de ser morto por Jezabel. E, quando ele pensava estar sozinho, o Senhor lhe anunciava haver mais 7 mil profetas que não haviam se dobrado aos ídolos.

Por este Testemunho que temos de Elias, você, Pastor fiel, que ama a Jesus e a justiça, lute com fé, ponha em prática a palavra de Deus, sem aderir às novas doutrinas. Elas representam um laço para que alguns caiam e pereçam. Cuide bem das ovelhas escolhidas por Jesus, para que não venhas a ser réu de morte. Deus é justiça e nos é afirmado que Ele irá requerer mais daqueles mais instruídos, que manuseiam e conhecem à sua palavra ( Ezequiel 34:1 ao 10). Seja um servo humilde, que se compraz com a dor do próximo. O medo e o sofrimento poderão surgir na sua vida, mas Deus liberta ao que clama e deseja asas de águia. Nós somos muitos e você não está sozinho. Tenha o Salmo 1 no seu coração e não se junte aqueles que estão do outro lado, dos que amam as riquezas.

Não se prenda as coisas erradas, mesmo que estas aconteçam na sua Igreja. Lembre-se do que falou o Senhor ao Profeta Jeremias : "Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do Senhor" (Jeremias 17:5)

Lembre-se sempre do que fala João no Livro de Apocalipse 2:26, in verbis: "Ao vencedor, que guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações". Daniel não obedeceu às ordens contrárias as do Senhor. Isto é fidelidade para com Deus.

Se uns prosperam e você não, lembre-se do que Davi nos disse: "o justo não mendigará o pão". Quem já viveu uma experiência com Deus sabe de sua fidelidade nas mínimas coisas. O Rei Salomão nos admoesta a conhecer mais de Deus. Vejam o que escreveu: "Porque é coisa agradável guardares o conhecimento no teu coração e os aplicares todos aos teus lábios. Para que a tua confiança esteja no Senhor, quero dar-te hoje a instrução, a ti mesmo. Porventura, não te escrevi excelentes coisas acerca de conselhos e conhecimentos, para mostrar-te a certeza das palavras da verdade, afim de que possas responder claramente aos que te enviarem ?" (Provérbios 22:18-12).

Você que é um Pastor Fiel e se encontra triste com os desmandos das Igrejas e com as distorções da palavra de Deus, lembre-se das palavras do Rei Salomão:

  • O que segue a justiça e a bondade achará a vida, a justiça e a honra;
  • O galardão e o temor do Senhor são riquezas, e honra e vida;
  • O que ama a pureza do coração e é grácil no falar terá por amigo o rei;
  • Não te associes com iracundo, nem andes com homem colérico, para que não aprendas as suas veredas e, assim, enlaces a tua alma;
  • Com medidas de prudência farás a guerra; na multidão de conselheiros está a vitória;
  • Não ames o sono para que não empobreças; abre os olhos e te fartarás do teu próprio pão;
  • O coração alegre aformoseia o rosto, mas com a tristeza de coração o espírito se abate;
  • Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor, mas os que obram fielmente são o seu prazer;
  • Deixai os insensatos e vivei; andai pelo caminho do entendimento;
  • Desvia de ti a falsidade da boca e afasta de te a perversidade dos lábios.

Deus sente-se feliz ao ver um Pastor fiel que não mente. A mentira faz com que a mente de uma pessoa se cauterize, não tendo assim nenhum remédio capaz de recuperar os estragos causados. Aquele que usa de sinceridade certamente conhece a Deus. Não há agravante maior a um servo que mentir em nome de Deus.

Vejam o que fala o Senhor: "Agora, pois, filhos, ouvi-me, porque felizes serão os que guardarem os meus caminhos. Ouvi o ensino, sede sábios e não rejeiteis. Feliz o homem que me dá ouvidos, velando dia a dia às ombreiras da minha entrada. Porque o que me acha, acha a vida e alcança o favor do Senhor. Mas o que peca contra mim violenta a própria alma. Todos os que me aborrecem amam a morte." (Provérbios 8:32 ao 36).

Pastor, os seus sonhos são os de Deus. Ele trabalha para os filhos, dia após dia. Veja as promessas que estão escritas para os fiéis ao Senhor, no Livro de Isaias58:7 ao 14: "Se repartires o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres e desabrigados, e, se vires o nu o cubras, e não te escondas do seu semelhante. Então, romperá a sua luz como a alva, a tua cura brotará sem detença, a sua justiça irá adiante de ti, e a glória do Senhor será a tua retaguarda; então, clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás por socorro, e ele dirá: eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o dedo que ameaça, o falar injurioso; se abrires a tua alma ao faminto e fartares a tua alma aflita, então, a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio dia. O Senhor te guiará continuamente, fartará a tua alma até em lugares áridos e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas jamais faltam. Os teus filhos edificarão as antigas ruínas; levantarás os fundamentos de muitas gerações e serás chamado reparador de brechas e restaurador de veredas para que o país se torne habitável.... então, te deleitarás no Senhor. Eu te farei cavalgar sobre os altos da terra e te sustentarei com a herança de Jacó, teu pai, porque a boca do Senhor o disse".

Outro aspecto importante a um Pastor fiel é a humildade. Jesus é o modelo de um Pastor, segundo a vontade de Deus. Ele não nasceu em palácio, não freqüentou a Corte dos Nobres, nem conviveu com ricos e abastados de riquezas. Ele trabalhava com o seu pai José para a manutenção da família. Ele não aprovou o comércio na casa de Deus. Ele se compadecia com os fracos e doentes e saia curando as multidões. Ele não nos ensinou rituais nos cultos nem tão pouco deixou isso escrito. Antes, repreendia os seus apóstolos quando tentavam impedir alguém de se chegar a Ele.

Hoje, dificilmente encontramos um pastor numa obra nos hospitais ou num asilo de velhos. A ação social fica a cargo de algumas irmãs, que não recebem qualquer tipo de ajuda financeira do Pastor para a compra de alimentos e vestimentas. Antes, cobra o Pastor das ovelhas à doação de cestas de alimentos para mais tarde, fazer a divulgação como "sendo a obra feita pela Igreja", como se esta, em nome dele, tivesse despendido algum recurso.A meu ver isso é um absurdo ! E o que estão fazendo os pastores auxiliares que concordam com todos esses absurdos ? Será que estes não responderão a Deus pela omissão ? É hora de meditar, para não perderem a coroa da vida (2 Pedro 2:3).

CONCLUSÃO

Eu não preconizo o fim do mundo mas advirto para que estejamos atentos aos acontecimentos no mundo. Vivemos e convivemos com falsas doutrinas, falsos pastores e mestres, com amantes das riquezas e com pessoas falsas e mentirosas.

Fico estarrecida com alguns irmãos que se dizem fiéis a certos pastores e cometem as maiores injustiças para com os irmãos, que não aceitam os desmandos dentro da Igreja. Isso contempla os meus olhos e por esta razão devemos estar atentos para aqueles que vivem fora daquilo que é recomendado pelo Senhor a um pretenso candidato à vida eterna, pois os eleitos estão descritos nas Escrituras Sagradas ( Salmos 15:1 ao 5), assim como os que não serão aceitos (Apc. 22:15)

Jesus acolherá os pastores fiéis e estes estarão assentados em seu trono, porque fizeram tudo aquilo que lhes fora pedido pelo Espírito Santo.

Vejamos o que fala o Livro de Hebreus, cap. 10: 30ao 39:"Ora, nós conhecemos aquele que disse: A mim pertence a vingança; eu retribuirei. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo. Lembrai-vos, porém, dos dias anteriores, em que depois de iluminados, sustentastes grande luta e sofrimentos; ora expostos como em espetáculos, tanto de apróbrio quanto de tribulações, ora tornando-vos co-participantes com aqueles que desse modo foram tratados. Porque não somente vos compadecestes dos encarcerados, como também aceitastes com alegria o espólio dos vossos bens, tendo ciência de possuirdes vós mesmos patrimônio superior e durável. Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão. Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. Porque ainda dentre em pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará; todavia, o meu justo viverá por fé, e, se retroceder, nele não se compraz a minha alma. Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma.

Novamente, encorajo os Pastores Fiéis a se manterem apegados as palavras de Deus, a exemplo daquilo que foi dito a Elias: "Também conservei em Israel sete mil, todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que o não beijou" (I Reis 19:18).

Ainda existem corações humildes, pessoas tementes a Deus, que não se vendem nem se deixam corromper por este mundo. Estes não estão na política ou nos primeiros lugares do poder. Estes estão perplexos, tristes e desolados com as injustiças praticadas, atépor pessoas que se dizem salvas, que um dia conheceram a Jesus, mas que se desviaram e se apegaram a avareza, fechando os seus corações para a misericórdia.

Nesta mensagem, deixo a semente de Deus no seu coração, o ânimo de continuar firme na prática do evangelho. Nunca esmoreça pensando que Deus se esqueceu de você. Continue firme, você que é pastor e/ou uma simples ovelha que um dia foi perseguido e injustiçado. Ao Senhor pertence à Graça, que a cada um retribui segundo as suas obras.

Paz seja com todos !

Zenaide Alcântara de Sousa


Autor: Zenaide Alcantara de Souza


Artigos Relacionados


Eu Jamais Entenderei

À Sobra Das Tuas Asas!

Apelo Para O Senhor

Fé Inteligente

Deus De Promessas

O Que Um Corpo Senão O Invólucro Da Alma?

Nossa Literatura