Conservação de Forragens no Cariri Paraibano



ARTIGO

Sivaldo Ramos dos Santos¹

Conservação de Forragens no Cariri Paraibano.

O Cariri paraibano está situado na região semi-árida do Nordeste Brasileiro, caracterizada principalmente por apresentar precipitações médias anuais iguais ou inferiores a 800 mm, insolação média de 2.800 h/ano, médias anuais de temperatura 23 a 27° C, regime irregular das chuvas (espaço/tempo), domínio do ecossistema Caatinga.

As condições climáticas do semi-árido condicionam as atividades econômicas, se voltarem para a agropecuária. Mas as lavouras alimentares geralmente apresentam produtividades baixas, devido principalmente à irregularidade das chuvas e os sistemas produtivos utilizados. Mediante estes fatos, a pecuária prevalece contribuindo substancialmente na estabilidade econômica dos agricultores do semi-árido. Entretanto, um dos maiores entraves tecnológicos para o êxito desta atividade é a produção de forragens para os rebanhos, em especial no período de estiagem. O principal objetivo desse artigo é relatar a aplicação de técnicas de conservação de forragem adotada\ realizada por produtores rurais do Cariri paraibano.

Com a orientação da Emater  PB, através do escritório local do município de Santo André  PB, os produtores rurais desse município, está adotando a técnica de Ensilagem a fim de viabilizar a exploração pecuária. A Ensilagem é uma técnica que consiste em preservar forragens por meio de fermentação anaeróbica, após o seu corte, picagem, compactação e vedação em silos.

O silo utilizado pelos produtores é do tipo superfície, onde a forragem é picada sobre uma camada de palha (para drenar a umidade da silagem e impedir o contato do solo com a forragem). A cada camada de 20 cm de material colocado, o mesmo é compactado, sobrepondo- se as camadas até atingir uma altura média de 1,2 m na parte central e nas bordas deixam-se uma altura menor, dando então um formato abaulado ao silo.

Após a última camada de forragem, é colocada uma lona preta impermeável cujas beiradas foram presas em valetas ao lado do silo. Sobre a lona foi colocado uma camada fina de areia, para ajudar na compactação, expulsão do ar da superfície e proteção da lona contra os raios solares. As principais forragens usadas pelos produtores são: Sorgo Forrageiro, Milho, Maniçoba e Capim Elefante.

A Ensilagem é um método de conservação que oferece uma menor dependência das condições climáticas da região, e que garante o fornecimento de alimento volumoso de qualidade e na quantidade adequada para os animais nos períodos de escassez de forragens, (período seco), contribuindo assim de forma fundamental na estabilização da atividade e, consequentemente na maximização dos índices da produção pecuária no município.

[1] Extensionista Rural da EMATER - PB. 


Autor: Sivaldo Ramos Dos Santos


Artigos Relacionados


Adubação Verde

Agricultura Familiar No Brasil

Dormentes

Identificação E Sistematização Da Tecnologia Social Para Armazenamento De Túberas De Inhame Na Comunidade Da Sapucaia Em Cruz Das Almas - Ba

Tecendo ReflexÕes Sobre A Pequena ProduÇÃo Do Semi-Árido Brasileiro

Sistematização Da Tecnologia Social

Comparativo Entre O Leite Produzido A Base De Pasto E O Leite Produzido Na Tecnologia Convencional Nos Municipios De SÃo LourenÇo Do Oeste E Novo Horizonte.