Administração Enfermagem Hospital Grajaú



Nome Fantasia: Hospital Geral do Grajaú. Rua: Francisco Octávio Pacca, nº 180 Parque das Nações CEP- 04822-320. São Paulo-SP Pediatria Clínica 4º andar ADIMINISTRADA PELA ASSOCIAÇÃO CONGREGAÇÃO SANTA CATARINA. I - Ambiente assistencial: Armários: 22 Banheiros: 12, um em cada quarto para os pacientes, dois para os acompanhantes e dois para os funcionários. Extintor de Incêndio: 2 Apresentação da equipe Multidisciplinar: 4 enfermeiros; 28 auxiliares de enfermagem; 4 médicos e 3 residente; 1 nutricionista; 2 fisioterapeutica; 1 supervisora de enfermagem e 1 assistente social. II - Passagem de Plantão: Horário: 6:50hrs., 12:50hrs., 18:50. Turnos: manhã, tarde, noite A, noite B. Horas extras: o auxiliar pede para o enfermeiro assistencial, e o mesmo entra em contato com a coordenadora de enfermagem. Ausência: Registrado no cartão eletrônico de ponto e anotado pelo enfermeiro assistencial. Atrasos: Registrado pelo cartão de ponto e autorizado pela coordenadora de enfermagem para compensar em um dia determinado. Solicitação de folgas: solicitado à coordenadora de enfermagem. Troca de folgas: solicitado para a coordenadora de enfermagem. Férias: é feita uma escala no final do mês de dezembro, valido para o ano seguinte. III - Uso de materiais e equipamentos: Os materiais são pedidos de acordo com a necessidade da Unidade e do paciente, são armazenados em gavetas no armário localizado no posto de enfermagem. IV - Prevenção de Acidentes: Na prevenção de acidente o hospital está implantando a NR32, e executa as normas de segurança da NR306, palestra de prevenção de acidente realizada pela educação continuada e manual da SCIH que fica no setor. V - Uso dos uniformes: Todos os funcionários são obrigados a usar uniforme de acordo com sua função, enfermeiros e auxiliar de enfermagem usam uniformes diferenciados, roupa branca e colete azul para o enfermeiro; calça branca, blusa azul e colete branco pra os auxiliares de enfermagem. VI - Local para marcação do ponto: Cartão de ponto é um sistema eletrônico que se localiza na Unidade de trabalho. VII -Organograma do hospital: VIII - Sistema de chamada do posto e de emergência: Na unidade pediatria clínica não existe nenhum tipo de sistema para chamada de emergência, alegam que pelos pacientes ter acompanhante 24 horas por dia não é necessária, qualquer chamada no posto de enfermagem é realizada pelos acompanhantes. IX - Uso do cofre: Não é utilizado, o pertence dos pacientes é de responsabilidade dos acompanhantes. X - SAU-queixas e sugestões: O SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário) é um serviço de apoio para os usuários que ficam disponíveis das 8 horas até as 18 horas, recebendo sugestões e reclamações dos usuários e comunicação interna. XI - Sistema de Comunicação: Lista de ramais: localizada no balcão do posto de enfermagem ao lado do telefone, próximo a escriturária. Localização de médicos e demais profissionais: Os médicos deixam seus telefones anotados ou anunciados pelo sistema de auto falante. Chamada de laboratório, banco de sangue: conforme o número do ramal.. Copa: conforme o número do ramal. XII - Apoio administrativo: Fluxo de entrada e saída de paciente da Pediatria Cínica: XIII - Aviso de alta e transferência: A transferência é realizada quando tem vaga no outro setor necessário para o paciente, ele vai para o outro setor com leito determinado e com o prontuário completo com as informações do paciente. O aviso da Alta é realizado pelo médico e informada para o enfermeiro responsável do setor e para escriturária, a escriturária organiza os documentos necessários para a assinatura do médico, o enfermeiro da as orientações do pós-alta. Após a alta hospitalar é feito o terminal no leito, estando apto para receber outro paciente. XIV - Orientar sobre a liberação do quarto em tempo adequado: Após a alta é pedida a liberação do leito fazendo a limpeza terminal e a troca da roupa de cama agilizando a vaga para outro paciente. XV - Apresentação do prontuário do paciente: Impresso de enfermagem: Evolução, prescrição e anotações de enfermagem. Checagem de prescrição: prescrição de enfermagem checada pelo auxiliar de enfermagem, prescrição médica os horários dos medicamentos são colocados pelo enfermeiro, checado pelo auxiliar de enfermagem e supervisionado pelo enfermeiro. Anotação de enfermagem: realizada pelo auxiliar de enfermagem. Montagem do prontuário: realizado pelo escriturário. Manutenção do prontuário em dia: realizado pelo escriturário. Pendência no SAME: resolvida pelo escriturário. Fluxo de recebimento de impressos (gráfica/xerox): pelo escriturário. XVI - Papel do assistente administrativo(escriturária): É responsável pela organização dos documentos no prontuário, fechamento dos prontuários e preenchimento dos documentos necessários para a alta hospitalar, transferência de paciente, admissão do paciente na unidade realizado pelo sistema, realiza pedido para a farmácia e almoxarifado. XVII - Apresentação do carro de emergência: Materiais: Carrinho de parada, lacre do carrinho, caixa de intubação e caderno de anotação da conferencia. Procedimento: realizar a conferencia na primeira semana de cada mês verificando as datas de vencimentos dos materiais e medicamentos ou quando aberto para alguma emergência e reposto os materiais que estiver faltando. Esse procedimento é realizado pelo enfermeiro da unidade. O carrinho contém cinco gavetas com medicamentos e materiais de utilização em caso de emergência. Após a conferencia o carrinho é lacrado, o número do lacre é anotado no caderno e assinado e carimbado pelo enfermeiro. XVIII - Recebimento e conferência de medicação: O material é recebido e conferido no setor por qualquer funcionário da enfermagem. Devolução: separar o material com o nome do paciente e o leito e registrar no sistema e devolver no almoxarifado ou na farmácia. Gaveta de psico: é conferido no começo de cada plantão pelo enfermeiro. No setor pediatria clínica tem armazenado 8 tipos de psicotrópicos que são: Belacodid, Depakene, Fernobital, Hidrato de Cloral, Levozine, Rivortril, Tegredol e Epelin. Na falta de algum medicamento o médico precisara fazer uma receita, para que possa ser pego na farmácia. Rotina de controle e passagem da chave de plantão: a chave é entregue para o enfermeiro do outro plantão informando os medicamentos utilizados. XIX - Solicitação de exames: É solicitado pelo médico e informado para o enfermeiro agilizar os procedimentos necessários. Emissão de resultados: é entregue pelo funcionário do laboratório. Posição dos leitos: definido e organizado pelo enfermeiro. Solicitação de manutenção: solicitado pelo enfermeiro para o setor de manutenção. XX - Realização de pedido reabastecimento e armazenamento de material: Os pedidos do almoxarifado são realizado numa quantidade suficiente para o dia inteiro ou a necessidade de cada paciente. Os pedidos são realizados por enfermeiro, auxiliar de enfermagem e escriturária. É armazenado em gavetas no armário do posto de enfermagem. XXI - Rotinas de óbitos e cuidados pós-morte: Após o óbito constatado pela equipe médica, é realizado ECG pelo enfermeiro o corpo é limpo, identificado, tamponado (se for diretamente para o velório), acondicionado no saco de óbito e enviado para o necrotério. Documento necessário: RG Atenção às tradições religiosas: respeitar a religião do paciente. XXII - Organização da unidade; Locais de guarda de materiais e equipamentos em geral e manutenção da ordem na unidade: Expurgo: é organizado pelo Auxiliar de enfermagem designado pelo enfermeiro. Posto: é organizado por toda a equipe de enfermagem. Sala de utilidades e armários de roupas: é organizado pela equipe de enfermagem. Controle da geladeira: é feito no começo de cada plantão pelo enfermeiro assistencial, verificando o armazenamento dos medicamentos e a temperatura, e anotado no caderno de controle de temperatura. Guarda de medicamentos e exames: nos armários, gavetas e na geladeira. XXIII - Passagem de plantão: Horários: 6:50hrs; 12:50hrs; 18:50hrs. Limites de atuação: conforme o protocolo estabelecido pelo Hospital. Segurança do paciente entre as trocas de turnos (continuidade da assistência, consistência das informações): passagem de plantão é realizada no posto de enfermagem 10min antes do final de cada plantão, são passada os procedimentos realizados nos pacientes e as intercorrências e pendência do plantão. Realiza anotações de enfermagem dos cuidados prestados: realizados pelos auxiliar de enfermagem. XXIV - Discussão com enfermeiro sobre os cuidados básicos de enfermagem: Os cuidados de enfermagem são discutidos na passagem de plantão e na divisão das tarefas para os auxiliares de enfermagem. XXV - Realização de admissão e alta do paciente: Admissão é realizada pelo enfermeiro com a ajuda do escriturário. Orientação sobre os exames: são orientados pelo enfermeiro. Domínio clínico do paciente (prescrição médica):realizada pelo médico responsável pelo paciente, prescrevendo os medicamentos. XXVI - Discutir terapia transfusional: Quando é necessária uma transfusão a responsabilidade dos procedimentos é do banco de sangue. XXVII-Conhecer rotinas de preparo e encaminhamento de paciente para reabilitação: O encaminhamento é feito pelo médico e realizado pelos fisioterapeutas. Exames: os pacientes são preparados de acordo com o exame e com a prescrição médica. Cirurgia: o preparo é adequado para cada tipo de cirurgia e encaminhado pelo enfermeiro para o centro cirúrgico. XXVIII - Realizar procedimentos e cuidados de enfermagem e técnicas especificas: O enfermeiro da tarde realiza a maioria dos procedimentos administrativos, por exemplo, evolução de enfermagem, exame físico, prescrição de enfermagem, passar visitas, fazer pedidos para a farmácia e almoxarifado e organizar o setor, orientação de alta e punção venosa quando o auxiliar não consegue puncionar e entre outros. XXIX - Acompanhamento de infusão de hemocomponentes: Não acompanhei nenhum tipo de infusão de hemocomponentes. XXX - Distribuição da escala de funcionário mensal e diária: Os pacientes são dividos em números iguais para cada auxiliar de enfermagem, cada auxiliar fica geralmente com sete paciente, um número elevado par falto de funcionário. XXXI-Supervisão da equipe, administração de conflito, liderança, iniciativa, delegação de atividades, estabelecimento de prioridade e coordenação da complexidade da unidade de trabalho (ferramentas). A enfermeira supervisiona a equipe de enfermagem, administra os conflitos da melhor forma possível sempre defendendo os seus funcionários, sendo muito respeitada pela equipe, mostra iniciativa para realizar as tarefas não espera para outro fazer, a prioridade do setor é o bem estar dos pacientes é uma líder e referencia para a equipe. XXXII - SAE: A SAE é realizado nos três períodos divido: 12 SAE para turma da manhã, 12 SAE para à tarde e 15 para o noturno. XXXIII - Problemas da Unidade: Falta de capacitação dos auxiliares de enfermagem; Defasagem de funcionário prejudicando os cuidados prestados; Atraso na administração de medicamentos; Falta de prescrição médica, causando atraso na administração dos medicamentos prescrito; Não fornecimento de alimentos para acompanhantes que amamentam; A passagem do plantão é feito no posto de enfermagem, não no quarto dos pacientes, podendo deixar de passar alguma informação importante; Não passar o plantão por causa de atraso do enfermeiro, abandonar o setor sem a presença de outro enfermeiro; Não ter sistema de emergência para chamar os funcionários no posto de enfermagem; Falta de organização dos prontuários e prescrições médicas.
Autor: Leandro Divino Espirito Santo


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