Tem um problema? Entre em AÇÃO!



Você já deve ter ouvido falar que o enunciado de um problema é meio caminho para sua solução.

Mas o que é exatamente um problema?

Um problema é (1) uma situação indesejável (2) que você pode mudar para melhor fazendo alguma coisa.

Sol no Rio de Janeiro em frente ao Museu de Arte Moderna - foto por Alexis Kauffmann - Todos os direitos reservados

A solução do problema está justamente em descobrir o que é essa alguma coisa.

Repare que a definição tem duas partes. A primeira parte diz que a situação deve ser indesejável: situações agradáveis e felizes dificilmente são chamadas de problemáticas.

A segunda parte é a mais importante. É a segunda parte que contém o truque para você enfrentar todos os seus problemas e vencê-los, um por um. Por isso, é bom repetir e deixar em destaque para você se lembrar:

Um problema só existe se você pode FAZER alguma coisa para resolvê-lo

Se você não pode FAZER nada no momento, então você não tem um problema.

Ou melhor: nesse caso, o seu problema passa a ser outro. Quando você está numa situação indesejável mas não pode FAZER nada para mudá-la, seu problema passa a ser o que fazer para conviver da melhor forma possível com a situação indesejável.

Por exemplo, se o dia está quente, você não pode esfriar a atmosfera, mas pode se abanar, tomar vários banhos, ligar o ventilador, o ar condicionado, beber muita água&

Há muitas coisas agradáveis que se pode FAZER em um dia quente para reduzir o excesso de calor.

O mesmo vale para os dias frios, sempre bons pretextos para um delicioso chocolate quente.

Repare na mudança no foco mental. Em vez de ficar se queixando de que o dia está quente ou frio, você encarrega sua mente de procurar coisas agradáveis para FAZER aproveitando-se da temperatura do dia.

Em vez de queixar-se, procure algo agradável para FAZER.

Não é isso o que a faz a maioria das pessoas! Se você procurar no Twitter, por exemplo, você sempre vai encontrar alguém se queixando da temperatura do dia, esteja frio ou calor, na estação de chuvas ou em época de seca.

Isso é triste. Porque a queixa não é capaz de resolver o mal estar pelo excesso de calor ou excesso de frio. Aliás uma queixa, por si só, normalmente é incapaz de resolver coisa alguma.

Só a AÇÃO é capaz de solucionar um problema.

Por isso, em sua jornada rumo à autoconfiança, você deve começar a treinar-se para jamais perder tempo e energia queixando-se. Todas as forças que você tiver devem se voltar exclusivamente para a solução da situação indesejável. Em outras palavras, pergunta cuja resposta você deve perseguir incessantemente é o que eu posso FAZER para melhorar esta situação?

Se você não conseguir encontrar uma resposta após um prazo razoável, você provavelmente está focalizando o problema errado. Voltando ao exemplo anterior, se o dia está quente, seu problema não é como esfriar o dia mas como se refrescar ou quais são as coisas agradáveis que posso FAZER neste dia quente.

Se você não estiver conseguindo resolver um problema, experimente mudar o enunciado

Repare que chegamos a um processo  um método!  para resolver problemas muito mais eficiente do que encher os ouvidos dos seus amigos e parentes com queixas e lamentações.

O primeiro passo é perguntar-se se você pode FAZER alguma coisa para mudar a situação indesejável. Em caso positivo, o segundo passo é entrar em ação. Em caso negativo, você deve perguntar-se o que pode fazer para tornar mais fácil a convivência com a situação indesejável até que seja possível resolvê-la definitivamente.

O que você precisa fixar em sua mente é a idéia de que apenas ações podem resolver situações indesejáveis. O pensamento pode apenas formular uma solução, pode ser usado para imaginar uma ação, mas não resolve nada sozinho. O sentimento pode dotar suas ações do entusiasmo e da paixão necessárias para obter sucesso mas, sozinho, também não é capaz de resolver problema algum.

Há um momento em que você precisa deixar de lado as maquinações e as ruminações para começar a agir, para começar a efetivamente FAZER coisas capazes de produzir situações agradáveis em sua vida.

Experimente começar agora mesmo a FAZER pelo menos as coisas mais simples para sentir-se bem. como sinal de seu compromisso de melhorar sua autoconfiança e sua vida em geral.

E que 2010 seja um ano com muitas AÇÕES positivas em sua vida!

Abraços confiantes,

Alexis Kauffmann


Autor: Alexis Kauffmann


Artigos Relacionados


Tudo Acaba

Um Dia Sem Você

Nunca Estive Só

Inexplicável

Declaração

Desilusão

Gostaria De Ser Um Bardo !