Quem é JESUS?



 

QUEM É JESUS?                      JAN/2010

Ø  ORIGEM: O SER HUMANO FOI SEPARADO DE DEUS QUANDO PECOU

 

Romanos 5:12 Portanto, assim como por um só homem (Adão) entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram.

O homem precisa entender que, por seu próprio livre arbítrio, ou seja, por sua escolha, ele foi separado de Deus, desde que pecou desobedecendo a Deus, comendo da árvore do conhecimento do bem e do mal no jardim do Éden, não podendo mais comer da árvore da vida, que garantia a imortalidade, o amor incondicional, e um relacionamento íntimo e pleno com Deus.

Ø  AFINAL, O QUE É O PECADO?

 

Basicamente, pecado é toda ação que contraria o principal mandamento de Jesus: Lucas 10:27 A isto ele respondeu: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento; e: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

 

Ø  POR QUE JESUS VEIO A ESTE MUNDO?

 

1.       Ele veio para restabelecer a relação do ser humano com Deus. No antigo testamento o único povo eleito por Deus era o judeu. As pessoas no antigo testamento entregavam um animal perfeito ao sacerdote (cordeiro, pomba, etc) e ele o sacrificava a Deus em uma cerimônia. Com isso, os pecados do dono do animal e de sua família eram perdoados. A pessoa não podia ir direto a Deus. A vinda de Jesus permitiu o contato irrestrito de qualquer ser humano diretamente com Deus, independente da sua nacionalidade ou origem, e deixou de ser necessário um sacerdote ou qualquer pessoa para essa intermediação para perdão dos pecados. Quem intermédia é Jesus, já que Ele foi o sacrifício eterno e perfeito, pois não tinha pecado.

 

2.       Ele veio para morrer em nosso lugar, já que todos somos pecadores, garantindo assim a vida eterna para nossa alma. Jesus se sacrificou por toda a humanidade, morrendo e ressuscitando por nós. Esta é a tão falada Aceitar Jesus como seu salvador, muito comum na linguagem crentes. Todo aquele que crê no sacrifício de Jesus nunca morrerá, e terá a vida eterna.

 

3.       Ele veio para nos livrar da lei do pecado. Somos escravos do pecado até o momento em que aceitamos Jesus, e passamos a nos submeter à lei do Espírito da Vida, que sobrepõe a lei do pecado. O cristão passará a experimentar a santificação, para ser cada dia mais parecido com Jesus, mas isso será gradativo e não imediato e mágico (veja mais no artigo - Qual é o Projeto de Deus para seus filhos?).

 

4.       Ele veio para nos fazer filhos de Deus. É comum ouvir que todos somos filhos de Deus, mas somente aqueles que crêem no sacrifício de Jesus têm este privilégio. E Deus, cuida de seus filhos de forma especial aqui na Terra, prosperando em tudo o que fazem, protegendo do mal e das tentações. Mas corrigindo sempre que preciso, como um pai que ama deve fazer.

 

Ø  QUEM É JESUS?

 

1.       Ele é o próprio Deus. A trindade, ou seja, Deus, Jesus e o Espírito Santo são um único Ser

2.       Ele é a prova de que Deus nos ama demais e enviou Jesus para nosso resgate

3.       Ele é quem restabelece nossa relação com Deus

4.       Ele nos traz paz e alegria ao coração e alma, pois alivia o peso de nossas alições

5.       Ele é quem nos dá cura física e emocional

6.       Ele é quem nos salva da morte eterna. O corpo morre, mas a alma jamais

7.       Ele é quem nos liberta do poder da Lei do Pecado

8.       Ele é quem nos protege das ciladas do maligno

9.       Ele é quem nos dá a certeza de vitória nessa vida, e certeza de continuidade dela noutro mundo, muito melhor, sem dores, sofrimentos ou ansiedade. Não há reencarnação, mas sim ressurreição.

10.    Ele é quem nos ensina as lições de Deus, pelo agir do Espírito Santo em nós

11.    Ele é quem nos guia, como um pastor ao seu rebanho

12.    Ele é quem cuida de nossa família, já que não podemos proteger a quem amamos o tempo todo

13.    Ele é quem voltará e reinará para sempre. E seus filhos reinarão com ele

14.    Ele nos honra, não nos deixando envergonhados ou desamparados

15.    Ele nos consola quando perdemos algo ou principalmente alguém que amamos.

16.    Ele nos conforta em meio às frustrações, e nos estimula a recomeçar

E principalmente:

17.   Ele é quem morreu por nós, se submeteu à cruz em nosso lugar, quando nós é que devíamos morrer

 

em função dos nossos pecados. Assim, nos oferece a vida eterna sem pagarmos nada, porque quando ele morre, nós morremos, mas quando ele ressuscita, nós também ressuscitamos. Está escrito:

 

João 11:25-26 Declarou-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo aquele que vive, e crê em mim, jamais morrerá.

 

Ø  CERCA DE 700 ANOS ANTES DE JESUS, O PROFETA ISAÍAS ESCREVEU AS SEGUINTES PALAVRAS A RESPEITO DA MORTE E RESSURREIÇÃO DO MESSIAS. VEJAMOS COMO TUDO SE CUMPRIU.

 

Isaías 53:7-12 Ele foi maltratado, mas agüentou tudo humildemente e não disse uma só palavra. Ficou calado como um cordeiro que vai ser morto, como uma ovelha quando cortam a sua lã.     

Foi preso, condenado e levado para ser morto, e ninguém se importou com o que ia acontecer com ele. Ele foi expulso do mundo dos vivos, foi morto por causa dos pecados do nosso povo.     

Foi enterrado ao lado de criminosos, foi sepultado com os ricos, embora nunca tivesse cometido crime nenhum, nem tivesse dito uma só mentira.    

O SENHOR Deus diz: Eu quis maltratá-lo, quis fazê-lo sofrer. Ele ofereceu a sua vida como sacrifício para tirar pecados e por isso terá uma vida longa e verá os seus descendentes. Ele fará com que o meu plano dê certo. 

Depois de tanto sofrimento, ele será feliz; por causa da sua dedicação, ele ficará completamente satisfeito. O meu servo não tem pecado, mas ele sofrerá o castigo que muitos merecem, e assim os pecados deles serão perdoados.     

Por isso, eu lhe darei um lugar de honra; ele receberá a sua recompensa junto com os grandes e os poderosos. Pois ele deu a sua própria vida e foi tratado como se fosse um criminoso. Ele levou a culpa dos pecados de muitos e orou pedindo que eles fossem perdoados.     

 

Ø  QUAL O CONVITE DE JESUS?

 

1.       Convida-nos a entregar nosso amor sincero.

2.       Convida-nos a entregar nossa confiança e vida.

Ø  AMANDO, CONFIANDO E ENTREGANDO O QUE ACONTECERÁ?

 

1.       Amaremos uns aos outros como Ele nos amou

2.       Amaremos estar na casa de Deus

3.       Amaremos ouvir e ler a Palavra de Deus

4.       Obedeceremos a seus ensinamentos

5.       Seremos fiéis somente a Ele

6.       Buscaremos um relacionamento íntimo, sendo seus amigos e buscando Sua presença

7.       Aprenderemos sobre Jesus, seu estilo de vida, e o imitaremos

8.       Buscaremos santidade, para fugirmos do pecado

9.       Ceiaremos em memória Dele (comeremos o pão e beberemos o vinho)

10.    Entregaremos nossa vida a Ele e receberemos em troca paz e esperança

11.    Elegeremos Jesus como nosso único intercessor junto a Deus

12.    Nos batizaremos nas águas, após nosso sincero arrependimento dos nossos pecados

13.    Nos uniremos como membros do corpo de Cristo (igreja) e aguardaremos sua volta

14.    Pregaremos à toda criatura a boa nova, que quer dizer evangelho, mostrando que o caminho até Deus foi restabelecido pelo sacrifício de Jesus. Passaremos a servir a Deus e sua obra de todo o coração.

15.    Orientaremos pessoas a não crerem em falsos profetas, fábulas, crendices ou religiões criativas

 

Importante: Estas coisas acontecerão não por nosso próprio esforço, e sim porque Jesus colocará em nosso coração o desejo e o prazer em fazê-las. Nosso único esforço será o de buscar sua presença e pedirmos nossa santificação. O mais, Ele fará. Enquanto não alcançamos, não deixemos que a culpa nos consuma. Quem nos culpa é Satanás, ou nossa própria exigência humana, mas não Deus.

 

Ø  MAS E SE NÃO ACEITAMOS O CONVITE?

 

1.       Mateus 13:49-50 Assim será no fim do mundo: sairão os anjos, e separarão os maus dentre os justos, e lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá choro e ranger de dentes.

 

2.       Ezequiel 11:21 Mas, quanto àqueles cujo coração andar após as suas coisas detestáveis, e das suas abominações, eu farei recair nas suas cabeças o seu caminho, diz o Senhor Deus.


Autor: Robson


Artigos Relacionados


Quatro Leis Espirituais

Quem Nos Separará Do Amor De Cristo

Morte

Nem Tudo Está Perdido, Ainda Há Esperança!

Todas As Bênçãos Que Você Precisa, Jesus Já Te Deu.

O Senhor é O Meu Pastor...

Deus Nos Chamou Para Grandes RealizaÇÕes