Eventos Que Constroem



Atualmente estou lendo, pela terceira vez, o livro Vivendo, Amando e Aprendendo, de Leo Buscaglia. Leo (prefiro chamá-lo assim) era professor e escritor ítalo-americano e ministrava aulas na University of  Southern Califórnia, EUA e autor de diversos artigos no Ney York Times, sobre o Amor e o ser humano. Nasceu em 1.924 e veio a falecer, com 74 anos, em 1.998. (www.wikipédia.org).

No entanto, Leo deixou uma magnífica herança para a humanidade, através de seus livros fabulosos!

O meu interesse maior é que, por várias vezes, Leo fala dos eventos distanciadores que a sociedade acabou criando. Isso tem me chamado muita atenção!

Ele se refere à comportamentos e falas que estamos acostumados a ter de forma viciante, que nos levam a ficarmos cada vez mais distantes uns dos outros. Sem dúvida, esta é uma das piores coisas que poderia acontecer conosco!

Pois desta forma estamos, pouco a pouco, deixando de trocar...

Esta reflexão de Leo me levou à ter outra, que considero tão importante quanto:

Estamos, também, vivendo uma era de eventos destruidores. Refiro-me a comportamentos do homem, desde as guerras até eventos considerados mais banais.

Creio que o homem aprendeu a destruir a si próprio e a destruir o outro também!

Sabe quando você está feliz por algo que fez, que comprou, que ganhou, que alcançou, qualquer coisa que te enobrece como pessoa e você não vê a hora de compartilhar isso com alguém? E acaba recebendo um verdadeiro balde de água fria?

Pois bem, esse é um dos piores eventos destruidores!

Quando o outro não reconhece você, suas conquistas, suas alegrias, sua felicidade vem, logo de cara, realizando um comentário negativo, destrutivo ou destruidor mesmo!

Que pena, penso eu! Porque se não sou capaz de reconhecer o lado bom, positivo, construtivo do outro, não sou capaz de me reconstruir!

Para onde caminhamos através destes eventos?

Será que não somos capazes de refletirmos e nos treinarmos para olhares diferentes? Chega de destruir, de co-destruír!!!!

É hora de construirmos, re-construír, de validar o outro e a si também. É hora de re-conhecimentos!!!

Não me refiro à uma negação daquilo que é ruim ou daquilo que pode não parecer tão bom.

Refiro-me à um olhar duplo, em que podemos ver o que não é tão bom, enquanto conseguimos ver o que há de melhor.

Ao assumirmos esta postura, estamos aceitando que tudo pode ter vários lados, vários significados, que não precisamos restringir nosso olhar. É preciso ampliá-lo!

Ampliar meu olhar, a compreensão, o entendimento, os significados, os caminhos.

Ampliar nossas vidas, nossas histórias, ampliar o ser humano!

Espero, em breve, poder ler em algum outro livro, algo sobre os chamados eventos que constroem. Enquanto isso não acontece, me comprometo à encontrá-los diariamente, nos outros, em mim, e à enobrece-los!

Você poderia colaborar com este compromisso, se desejar! Comece pensando em quais são os eventos que constroem que você tem encontrado, treine seu olhar, depois, amplie isso para sua família, seu rol de amigos, colegas. Em breve, muitos serão os arquitetos de eventos construtivos!!!!

 

Ssmaia Abdul, pessoa e psicóloga que está sempre construindo e re-construindo! CRP 06/60674


Autor: Ssmaia Abdul


Artigos Relacionados


Quem São Os Capitães Do Barco?

Software Para Controle De Tarefas E Eventos

A História Viva

Verdadeiros Pais

O Nosso Relacionamento Com A Vida!

SerÁ

Feiras Culturais: O Que Ver E Fazer