De Que Forma você Luta: A Favor ou Contra?



               Desde cedo, aprendemos, meio que por osmose, a lutar. Lutar para crescer, para vencer, para ter notas boas na escola, para passar de ano, para ter um bom emprego. Depois, lutamos para ser promovido; para ter um bom relacionamento, para ter uma boa família, para dar uma boa educação aos filhos, enfim, lutar, lutar e lutar.... Faz parte da vida e é necessário, inclusive.

               O que me chama a atenção, é a força que as pessoas investem, para LUTAR por algo que nunca será vencido, adquiro, revertido ou conquistado.

               Não quero aqui, tirar a esperança das pessoas, pelo contrário, quero instigá-las a lutarem mas, de um jeito diferente!

               Algumas vezes, temos que lutar contra uma doença, temos que lutar para nos recuperarmos de um grande tombo emocional.

               Esta sim é a luta saudável, quando o que se deseja está ao nosso alcance e, lutamos à favor de algo e não contra. Existe uma grande diferença, se você parar para analisar!

               O que me intriga, é a luta contra o tempo, que vai passar, cronologicamente, mesmo que você não queira ou, lute contra ele. A luta contra o trânsito, contra o congestionamento que você sabe que vai ter que pegar e, não há fuga, não adianta lutar contra ele. Ele está lá e pronto!

               Destas lutas que temos que abrir mão, nos conscientizando de que, temos um limite, pois não é tudo aquilo que desejamos, que iremos alcançar!

               Deixe de lutar contra o trânsito, contra o tempo que passa, contra algo da sua família que já existe há tantas gerações, e, acredite, ainda irá se perpetuar por outras mais, deixe de lutar por aquilo que você não vai mudar!

               Lute por algo que seja bom, que seja possível de ser modificado!

               Ao invés de lutar por aquilo que é impossível, alie-se à ele e, aceite: há coisas que nunca irão mudar! Um dos maiores equívocos do ser humano é justamente esta questão: desejar o que nunca será possível. Lutar contra o que nunca desejamos que aconteça.

               Por mais que você deteste o trânsito, ele está lá e, NÂO VAI MUDAR! Por mais que tenha medo da morte, de perder alguém querido, acredite, ISTO NÂO VAI MUDAR!

Aceite que há coisas inevitáveis na vida, das quais temos que aceitar. A morte é uma delas, o trânsito, pode ser outra, ouvir em um noticiário algo que não lhe agrade, também, assim como, discordar da forma em que o seu país está sendo governado, ou ainda, o jeito de ser de sua família!

               Portanto, neste ano de 2010, se dê uma chance de fazer diferente, jogando fora suas lutas do passado para travar novas batalhas. Então, ao invés de LUTAR CONTRA,  LUTE A FAVOR, a favor da vida e não contra a morte, lute a favor da saúde e não contra doença, lute a favor da calma e não contra o stress do trânsito, a favor do bem-estar e não contra a raiva,  a favor das amizades e não contra a pêrda de amigos, assim, você estará lutando por um mundo melhor, a favor de seu crescimento, de sua maturidade, a favor da compreensão e da compaixão!

 

Ssmaia Abdul, pessoa e psicóloga que aprendeu, ao longo da vida, a repensar suas lutas! CRP 06/60674

   [email protected] 


Autor: Ssmaia Abdul


Artigos Relacionados


Lute Campeão

Lutar

Eu Jurei Te Esquecer

O Amor é Azul

Defeitos Do Homem

Palavras De Encantamento

Ser Jovem