Saúde e Sabedoria



             Adoro as comemorações de início de ano, sobretudo, o momento da virada. As pessoas relembram momentos de alegria e também de dificuldades. Mais ainda, prometem que tudo será diferente no ano que se apresenta. Por poucos instantes, perdoam, deixam de ofender, abraçam seus pares, ligam para amigos dizendo que irão visitá-los o mais breve que puderem. É fantástica essa época.

            Seria maravilhoso se persistissem todo o ano com o mesmo empenho, garra, dedicação, determinação, ousadia. Possivelmente, se agissem com o mesmo esmero por todo o ano, não se lamentariam tanto, e realizariam, pelo menos, grande parte dos sonhos que hospedam em suas mentes.

            A grande maioria pede dinheiro, paz, alegrias, muitas felicidades para si mesmos e para quem amam. Pedem para que os políticos façam um bom trabalho, que a corrupção seja lembrada como uma mancha do passado. Entram o ano pedindo emprego ou melhores empregos. Sonham com a tão prometida promoção na empresa. Fazem pedidos para reformar a casa, comprar o tão sonhado carro, ou a quase delirante casa própria. São momentos de grandes pensamentos. Dificilmente, mesmo os pessimistas, não se sentem mais otimistas com o ano que chega.

            Realmente, a virada e o início do ano são para isso. Precisamos sonhar. Um ser humano que não sonha não vive, apenas passa pela vida sem deixar suas marcas, sem cumprir sua missão. Os sonhos são a poesia da alma e financiam verdadeiras revoluções pessoais e profissionais.

            Contudo, se não empreendermos no sentido de nos prepararmos para a realização dos nossos sonhos, viveremos eternamente sonhando. No início do ano devemos sim sonhar e, além disso, traçar as metas para realizá-los. Porém, se durante o resto do período não tivermos a atitude suficiente para agir, chafurdaremos no lamaçal das reclamações.

            Ao pedir um novo emprego, na verdade, o indivíduo está assumindo uma grande responsabilidade, tendo em vista que muitas oportunidades poderão se apresentar a ele, porém, como pediu trabalho, mas não está capacitado para várias atividades, poderá enxergá-las como problemas. Por exemplo: um atendente desempregado, no início do ano pede aos céus um novo emprego. Logo no mês de fevereiro ele passa em frente à empresa que tem um banco de empregos e encontra-se a seguinte mensagem: há vagas para atendentes. Prontamente ele adentra e se oferece à função. No entanto, sai decepcionado pelo fato de que para ocupar a vaga, o candidato deve ter cursado, pelo menos, o ensino médio. Erradamente, em vez de buscar a qualificação necessária, o indivíduo se atreve a dizer: não sei por que ter o ensino médio para atender as pessoas.

            Assim se seguem as reclamações. As pessoas não compreendem que a maneira mais rápida de chegarem ao fundo do poço é quando se colocam como vitimas do mundo, ou quando não aceitam que não é que seja necessário, por exemplo, ter ensino médio para atuar como gari. O fato de tal exigência é para demonstrar o valor da educação e perceber a atitude, força de vontade e o desejo de evolução do ser humano. Chegará o momento em que o ensino médio será exigido para toda espécie de função.

            Certamente não é o fato de ter cursado até o ensino médio ou estar cursando uma universidade que avaliza para exercer uma profissão, mas já demonstra um grau de interesse maior e uma maneira positiva de ver a vida. Isso tem feito uma grande diferença no mercado de trabalho.

            Por isso, tenho orientado, sobretudo no meu mais recente livro O CÓDIGO PENSSAARR, que já está à venda no portal www.jurua.com.br, para que as pessoas sonhem, mas treinem para realizar os seus sonhos, senão, frustrar-se-ão com o mundo que as cerca e não saberão aproveitar o lindo universo que cada ser humano tem dentro de si.

            Peço para que você sonhe, e mais, peço para que se prepare para a vida pessoal e profissional, pois elas estão intimamente ligadas. Peço que continue a pedir oportunidades, mas peço também para que procure resolver problemas alheios, pois ali estão as grandes oportunidades, só que disfarçadas.

            Se há algo que eu quero pedir para você, neste novo ano, é que ele seja o melhor ano da sua vida até agora. Que você não espere as coisas acontecerem, mas que as faça acontecer. Que seja o protagonista da sua História e que não permita a invasão de outros escritores do livro, que deve ser escrito principalmente por você: o livro da sua vida.

            Diante disso, não faço o pedido para que você tenha dinheiro, emprego, riquezas, mas, peço para que o Criador lhe presenteie com saúde e sabedoria. Saúde para poder aplicar sua sabedoria, criando suas próprias riquezas, seus empregos e conquistando muitos bens, sem que suas conquistas lhe dispam do manto da humildade, das vestes da solidariedade e do altruísmo.

            Um forte abraço. Saúde e sabedoria em 2010 e sempre!

            Atenciosamente,

            Professor Paulo Sérgio Buhrer

            www.professorpaulosergio.com.br


Autor: Paulo Sergio Buhrer


Artigos Relacionados


O Quê Você Espera De 2010?

Perguntas Criativas Na Hora De Contratar

Peço-te

Só Depende De Você!

O Site Da Empresa Aquitemvaga.com.br Foi Lançado Esta Semana, Com Preços Surpreendentes Para Cadastro De Currículos.

Significado Dos Sonhos Com Morte, Acidente E Sangue

Jovens Têm Mais Chances De Emprego Em Bancos