Projeto de Vida: Esperança e Plano de Ação



 

         Recentemente encontrei um artigo sobre Erick Ericsson, psiquiatra alemão, nascido em 1902 e falecido aos 92anos de idade. O artigo aborda a experiência dos primeiros afastamentos do bebê de sua mãe. Segundo o autor, é neste período do vai e vem da separação mãe e filho que a criança elabora o sentimento de esperança. Ainda, nesse texto, é mencionado que, numa fase posterior do desenvolvimento infantil, as crianças ao serem perguntadas sobre o que querem ser quando crescerem iniciam o exercício da projeção das futuras escolhas e respondem de diversas maneiras o que serão profissionalmente quando forem adultas, conforme o contexto em que vivem,

 

Gostei muito deste achado que imediatamente associei ao processo de elaboração do Projeto de Vida. Um instrumento para quem quer construir a esperança, por meio de uma atividade de desenvolvimento. É deste processo que desejo falar. Sempre que tenho oportunidade comento com as pessoas à minha volta sobre o poder que existe no ato de escrever um plano de ação, instrumento que aprendi a utilizar tanto na prática do coaching, quanto em minha vida, como ainda na orientação de outras pessoas... Vale testemunhar sobre a importância do desenrolar deste caminho que nos leva ao futuro por meio de reflexões, feedback, troca de informações e experiências afetas às escolhas e mudanças a serem realizadas.

 

        Considero o Projeto de Vida uma declaração de amor! Por meio dele podemos pensar, avaliar, projetar as várias dimensões da vida, além de resgatar sonhos e principalmente nos encontrar com quem somos. O projeto propicia amplitude ao olhar, o que permite a quem se coloca em movimento fazer o que está declarado no plano de ação, de maneira lúdica, enriquecida e com ar de celebração em cada pequeno passo conquistado. Seus objetivos claros, possíveis de serem alcançados por meio das ações desenhadas, com data e hora marcadas, acompanhados da sábia providência da listagem dos obstáculos, facilita desta maneira atitudes e comportamentos favoráveis à descoberta de brechas, oportunidades e novas trilhas para a superação destes obstáculos.

 

         Neste caminho, vale a busca do suporte de um Coach. Com ele vislumbra-se a fonte de inspiração, treino e reestruturação, que são os três pilares que podem permear a mudança para realizações, e o melhor de tudo: propiciar uma vida interessante.


Autor: Maria Eugênia Souza De Athayde Nunes


Artigos Relacionados


A PrÁtica Do Projeto PolÍtico PedagÓgico No Cotidiano Da Escola

Coaching: Em Busca De Desenvolvimento

Ensinando A Aprender: O Que é Coaching?

Coaching Cognitivo

Ensinando A Aprender: O Que é Coaching?

Em Ipatinga, Crianças Da Lbv Aprendem Sobre Alimentação Saudável

Projeto De Vida.