A TVJustiça e a Justiça dos homens (meta e resultados) e de Deus (evolução, progresso)



A TV Justiça e a Justiça na TV com Leda e Noêmia, duas Excelentíssimas Doutoras

( A TVJustiça e a Justiça dos homens (meta e resultados) e de Deus (evolução, progresso) )

 *

            Será que precisará um terremoto para que os humanos possam conviver melhor?...

            A Catastro-Fé no Haiti pode ter infelicitado famílias, causado mortes, e principalmente a lamentável morte de Zilda Arns, organizadora da Pastoral da Criança e da Pessoa Idosa, com os sentimentos do Ministro José Pimentel, porém, ali e por esse meio pode estar a mão dos céus para uma real e grande transformação das gentes daquele país e das suas estruturas físicas e sócio-político-econômicas a serem com o brilhantismo das ações internacionais de solidariedade erguidas, construída a melhor futuro.

            A força da Natureza os abalou, trouxe tristeza... Aprenderam?... Será que lá ainda nascerão e terão força um Magloire que tentou se perpetuar no poder com o apoio do exército; ou um François Duvalier, o Papa Doc (papai médico...) que a partir de 1957 utilizou a repressão militar perseguindo opositores e torturando-os e assassinando. Morreu em 1971 e deixou o filho Claude Duvalier, o Baby Doc, continuando o regime de terror, medo e mortes. Golpe militar o tirou em 1986 e em 1990 é eleito pelo povo Jean-Bertrand Aristide, os Estados Unidos o ajuda a se manter presidente, persiste a corrupção, violência, miséria..., sob pressão da ala rebelde foge para a África em 2004 e a intervenção da ONU se faz com o Brasil atuando... E lá estava Zilda Arns..., seu trabalho lá... continuará?... Sua alma invisível talvez trará a Fé no esforço conjunto possível...

 *

            Liguei a TV, ainda era madrugada, final da madrugada, sintonizei a parabólica na TV Justiça e duas entendíssimas e mui bem falantes doutoras debatiam um assunto de interesse à servidoria pública: o assédio moral e o abuso de poder, o peso do poder sobre frágeis e encurralados subordinados na administração pública e setor privado, e na hierarquia militar. Eram a Meritíssima Juíza do Trabalho Noêmia Porto e a Pedagoga, Mestre em Educação e Doutora em Psicologia a fazer pesquisa no assunto e professora do programa de Mestrado em Psicologia da Universidade Católica de Brasília senhora Leda Gonçalves de Freitas. No progrma 'Forum' (http://www.congpsicossocialjuridico.com.br/pub_view.asp?cod=29) "explicam o que caracteriza o assédio moral, falam das consequências para as vítimas e dos instrumentos jurídicos disponíveis para buscar uma reparação". "Leda Gonçalves de Freitas conta que na maioria das vezes, o trabalhador  não percebe que está sendo vítima de assédio moral e muitos deles acreditam que aquele que assedia tem razão. Quando percebem, já estão em processo de depressão, fobias, medo, explica. Noêmia Porto destaca que a própria Constituição tem todos os princípios normativos para tratar juridicamente do assédio moral. E diz que tem dúvidas sobre se seriam necessárias mais leis para melhorar essa situação. A juíza defende  políticas de prevenção por parte do Estado". " Durante o programa da TV Justiça, a juíza afirma ainda que, por mais paradoxal que possa parecer, as estatísticas indicam que o assédio moral no trabalho é mais constante na administração pública. E cita a estabilidade do servidor público como um dos fatores determinantes para isso. O trabalhador se sente amparado para que possa exercer seus excessos de poder, diz. A professora da UCB discorda e afirma que o assédio moral é tão frequente na administração pública, como na iniciativa privada. Mas os estudiosos do assunto têm mais dificuldade de acesso às informações no setor privado. O programa "Fórum" tem um canal direto com você. Participe! Encaminhe um e-mail para [email protected]"

            Dona Florinda e seu Madruga no infantil Chaves... Há casos que viram comédia..., ou distração...

 


Autor: Sergio Carneiro De Andrade


Artigos Relacionados


Assédio Moral No Trabalho

Assédio Moral Nas Empresas

AssÉdio Moral No Ambiente De Trabalho

A Urgência Que Se Deve Dar No Julgamento Do Assédio Moral

A Urgência Que Se Deve Dar No Julgamento Do Assédio Moral

Dano Moral E Assédio Moral Na Justiça Do Trabalho São A Mesma “coisa”?

Assédio Moral No Brasil